A polémica do GPL

Publicado a por Eduardo

Reportagem sobre GPLA legislação sobre o GPL em Portugal está desactualizada, para ser mais preciso está parada faz 18 anos. É certo que teve uma pequena revisão, mas pouco de novo trouxe.

O autocolante continua, a proibição de estacionar em subterrâneos também. Os entraves à aplicação de GPL em carros por matricular também continuam fortes. Contrariando todo o resto da Europa continuamos a tratar o GPL como um combustível perigoso, e embora associações como a ANIC-GPL tenham feito esforços para mudar esta mentalidade, pouco foi alterado em termos de legislação.

Alguns parques que se encontram ao nível do solo passaram a permitir o estacionamento de viaturas a GPL de acordo com a legislação, no entanto além fronteiras existem países onde não só é permitido o estacionamento de viaturas a GPL em subterrâneos, como alguns pagam tarifas de estacionamento mais baixas e possuem incentivos à conversão de viaturas. Veja-se o exemplo da Austrália com a sua politica pró-GPL e a redução de CO2 conseguida.

Bom, já escrevi sobre isto inúmeras vezes, mas recentemente deu uma reportagem no Jornal da Noite na SIC que foca o tema do GPL e a polémica em torno da legalização de viaturas novas a GPL entre a antiga DGV / IMTT e os importadores nacionais de automóveis. Aconteceu com a Subaru, com a Mitsubishi e voltou a acontecer com a Chevrolet. Os processos de homologação demoram mais de 1 ano, algo impensável neste mercado, e os pedidos de alterações às leis devem ter uma camada de pó considerável, afinal 1 ano e meio dá para muita coisa.

Infelizmente este desabafo não se aplica apenas ao GPL, aplica-se a tudo o que é relacionado com o automóvel em Portugal. Estamos desactualizados, o tuning continua ilegal, as películas demoraram 3 ou 4 anos a serem homologadas, o GPL continua a usar autocolante e só recentemente foi anunciado o fim da dupla tributação embora em termos de valores tenha ficado tudo igual.

Será que os esforços das associações, instaladores e particulares vão finalmente dar frutos depois de mais uma exposição nos media ou tal como das outras vezes vamos continuar na mesma?

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL
As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL
Uma lista das desculpas e afirmações falsas usadas para denegrir a imagem do GPL em Portugal.
Como fazer uma boa instalação de GPL no seu carro
Como fazer uma boa instalação de GPL no seu carro
Saiba como optar por uma boa instalação de GPL Auto no seu carro com este guia. Informação sobre o tipo de kit a escolher, os custos associados e outros artigos
Guia para iniciantes do GPL Auto
Guia para iniciantes do GPL Auto
Antes de efectuar a conversão do 406 para GPL Auto procurei muita informação na net e, infelizmente, para aquelas dúvidas mais basicas...

Comentários

Luís
Luís
08/04/2010 15:23
Faço figas para que os esforços deêm frutos. Mas algo me diz que vai tudo continuar na mesma. Portugal parou no tempo e não dá sinais de avançar.

Há que ver que o automóvel é uma das maiores, senão a maior indústria do mundo. Todos estes altos preços e demoras e complicações de legalizações, homologações, impostos automóveis, IVAs e tudo mais só provoca que entre outros, as pessoas não comprem carros novos e o parque automóvel nacional não se vá renovando. Depois é o que toda a gente sabe, um grande ciclo vicioso e antiquado. As fabricas deixam de produzir tanto, despedem, depois não há dinheiro para gastar em tudo mais... Por aí fora.

Assim não ser vai muito longe. Se nós somos o povo que "mais ordena", porque não podemos decidir as coisas? É estranho... Tem de gritar ainda mais.

Parabéns pelo blogue e pelo site do coupé, estão nos meus favoritos e faço questão de os acompanhar :-)

Cumps

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar