Agora qualquer carro é um coupé...
Quando eu era pequeno já devorava as revistas automóveis, principalmente o Guia do Automóvel que para mim tinha textos bastante interessantes.
Algo que achava piada era uma página com a tipologia possível de cada carro. Existiam assim os utilitários, os sedan, os hatchback, os monovolumes, as carrinhas e os comerciais. Com o passar do tempo apareceram também os citadinos, utilitários de menores dimensões e normalmente com apenas 2 ou 3 portas.
No entanto os departamentos de marketing das várias marcas andam empenhados em misturar tudo, principalmente dos lados da Seat. Começaram com a sigla Cupra que era usada apenas numa versão especial do Ibiza como comemoração das suas vitórias no rallye acabando por a usar também em carros a gasóleo. A sigla foi de tal forma banalizada que até a passaram a usar em comerciais e carros de baixa cilindrada com um kit estético. Depois de acabarem com ela passaram a usar a sigla FR.
A última, que está a ser adoptada por várias marcas, é chamar coupé a utilitários ou comerciais de duas portas. Hoje em dia um Astra GTC é um coupé e um Ibiza é chamado de sportcoupé. Peço desculpa mas são ambos carros utilitários, caso contrário o meu 106 XSI também é um coupé e não um utilitário.
Portanto passou-se de sport para coupé, tentando agradar ao público mais jovem, e o mundo automóvel vai ficando mais pobre com estas "invenções de marketing".
Adicionar comentário