Agora sim, já é possível fazer viagens grandes de carro eléctrico
Com a abertura dos novos postos Ionity em Portugal a juntar-se a outros postos de 150kW de potência já existentes nas estações de serviço das principais auto-estradas, passa a ser possível fazer viagens grandes em Portugal de carro eléctrico sem grande diferença de tempo comparando com um carro equivalente a gasolina ou gasóleo.
Estamos na altura das férias e com isso vêm as viagens maiores. Um dos pontos contra os carros eléctricos é que o carregamento é lento e em viagens em auto-estrada os consumos são mais altos. Nalguns casos, em carregadores de 50kW (chamados de rápidos), 30 minutos de carregamento podem dar para fazer pouco mais de 150km.
No entanto os carros eléctricos têm vindo a evoluir, com baterias maiores e velocidades de carregamento superiores. Em alguns casos já é possível fazer Lisboa - Porto sem paragens para carregar se começarmos a viagem com a bateria a 100%. E com velocidades de carregamento mais rápidas, 15 minutos de carregamento podem ser suficientes para ter autonomia para 200km ou mais se usar um carregador Ionity e o carro carregar a velocidades superiores a 150kW.
Isto permite que as viagens de carro eléctrico em Portugal já sejam feitas com paridade em termos de tempo comparando com um carro convencional a gasolina ou gasóleo. E com os preços em máximos históricos a viagem sai bem mais barata de eléctrico.
Embora Portugal não esteja ao nível da Noruega em postos de carregamento, estas são boas notícias para quem já adoptou a mobilidade eléctrica ou está a pensar comprar um carro eléctrico.
Adicionar comentário