Amortecedores: Óleo ou Gás?
Recentemente andei por essa internet fora à procura de informação sobre amortecedores, principalmente as diferenças entre os a óleo e a gás, uma vez que necessitava de trocar os amortecedores no 406.
Basicamente todos os amortecedores usam óleo para absorver a energia que a mola faz quando passamos por uma lomba ou buraco.
No entanto, em condições extremas (condução desportiva) o óleo pode criar bolhas afectando o desempenho do amortecedor. Ao usar gás juntamente com o óleo este fica sobre pressão diminuindo a possibilidade de o óleo começar a borbulhar, permitindo performance superior. Portanto, regra geral, um amortecedor a gás é superior em termos dinâmicos a um amortecedor a óleo.
No entanto um amortecedor pressurizado com gás torna-se mais elástico, acabando por tornar a suspensão mais rija e podendo tornar-se desconfortável em estradas com pavimento irregular, calçada ou buracos.
Para uma condução normal e máximo conforto são aconselháveis amortecedores a óleo, para uma condução a ritmos mais vivos uns amortecedores a gás são aconselháveis porque não entram em fadiga tão depressa como os a óleo.
Um setup muito usado para um bom compromisso entre comportamento dinâmico e conforto é a utilização de amortecedores a gás no eixo dianteiro e amortecedores a óleo no eixo traseiro.
Adicionar comentário