António Costa, não percebes nada disto pá!
Hoje vi uma notícia na Sic que também está no Expresso onde o presidente da Câmara de Lisboa (António Costa) quer criar uma sobretaxa sobre os combustíveis nas bombas de Lisboa. Isto para obter receitas para financiar os transportes públicos e reduzir a utilização do carro nas cidades.
Os nossos políticos nunca foram muito inteligentes no que toca a transportes, especialmente rodovias. Passadeiras em cruzamentos ou em entradas de auto-estrada (sim, sim!), passadeiras em lomba, radares de 70km/h em vias com três e quatro faixas e sem tráfego pedonal... Aquilo a que os automobilistas já estão habituados.
Agora uma sobretaxa nos combustíveis nas bombas de Lisboa? E se eu abastecer fora de Lisboa e for para lá todos os dias? E se eu morar em Lisboa e meto gasolina ao fim-de-semana para sair da cidade? É uma ideia parva e só vai fazer com que as bombas em Lisboa encerrem, mas como existe muito emprego não faz mal, o pessoal sai de uma bomba e vai logo trabalhar para outra.
O problema dos transportes públicos é outro. Porque razão levam as pessoas o carro para o trabalho? Pode ficar mais barato ou ao mesmo preço do passe, não existem horários incompatíveis, é mais cómodo, seguro e pode até ser mais rápido. E o melhor de tudo, o carro não faz greve porque vamos passar a por gasolina mais barata para combater a crise.
Os transportes dão prejuízo, mas eu vejo os autocarros durante a hora de ponta sempre cheios. Se calhar deviam pensar era como tornar a rede de transportes mais eficiente e não prejudicar quem não os utiliza.
É um pouco como termos uma escolha entre morangos e limões para sobremesa. Todos querem morangos. Vamos tornar os limões mais doces e apetitosos? Não, não, vamos aumentar o preço dos morangos e obrigar toda a gente a comer limões para sobremesa...
Adicionar comentário