Anulou o filtro de partículas? Prepare a carteira

Publicado a por Eduardo

Filtro de partículas em viatura pesadaCom as recentes notícias da falsificação das emissões da Volkswagen está a apertar o cerco às emissões dos carros com motores a gasóleo.

Um dos problemas actuais dos motores a gasóleo são os filtros de partículas, estes capturam as partículas emitidas eliminando-as posteriormente de uma forma que não é tão nefasta para a saúde pública e para o ambiente.

São já conhecidas as casas que fazem a remoção dos filtros a preços por vezes nada inferiores ao preço de um novo filtro. Mas com a promessa de mais potência e de ficar resolvido de vez o problema deste filtro alguns portugueses optam pela sua remoção.

Os filtros mais recentes não fazem apenas a captura de partículas mas permitem também a injecção de AdBlue, um líquido que tem por base a ureia que permite reduzir a temperatura a que as partículas são queimadas e reduzir também as emissões de NOx, que passaram a ser o novo CO2 da poluição com o escândalo da Volkswagen.

Ora o JN apresentou uma notícia que em Espanha oito proprietários de oficinas que retiram o filtro de partículas foram constituídos arguidos numa investigação que se está a arrastar a mais de 80 oficinas que praticam esta actividade.

Em Portugal também aperta o cerco e embora não tenha existido, que seja do conhecimento público, uma investigação do género, fontes do sector indicam que em 2017 ou provavelmente ainda em 2016 (graças ao escândalo da Volskwagen) as emissões de partículas e NOx devem passar a ser controladas.

Ficamos todos a ganhar com menos poluição no ar e menos doenças pulmonares causadas pela inalação destas partículas.

Se está a pensar em anular o filtro de partículas do seu carro pense duas vezes, com estas novas verificações nos centros de inspecção poderá sair mais caro do que substituir o filtro.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Novas fraudes nas emissões da Volkswagen
Novas fraudes nas emissões da Volkswagen
Mais um escândalo na Volkswagen, novos motores a gasóleo com emissões de NOx superiores e agora também motores a gasolina e gasóleo com emissões de CO2 fraudulentas.
As emissões dos carros eléctricos baixaram nos últimos 5 anos
As emissões dos carros eléctricos baixaram nos últimos 5 anos
Num ano com uma das piores secas já sentidas em toda a Europa as emissões da rede eléctrica foram mais baixas comparativamente com 2018, e por arrasto, as emissões de carregamento dos EVs também desceram.
Vamos desmistificar a poluição dos carros eléctricos
Vamos desmistificar a poluição dos carros eléctricos
Um carro eléctrico não polui mais que um carro a combustão, seja ele a gasolina ou gasóleo. Para o comprovar uso dados e faço contas a vários cenários, até com dados em países que usam maioritariamente carvão.

Comentários

Rui Lopes
Rui Lopes
04/06/2019 13:03
Passou na SIC uma reportagem sobre a remoção dos FAP e ainda não é controlado nos centros de inspecção. Alguém sabe quando vai passar a ser?
Eduardo
05/06/2019 07:33
Rui já era para o ter sido, é provável que agora finalmente passe a ser controlado uma vez que apareceu em vários jornais e TV.

Se o seu carro está sem filtro de partículas, está ilegal. O pior é mesmo o crime ambiental que é inalar as partículas que está a emitir.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar