As emissões dos carros eléctricos baixaram nos últimos 5 anos
As emissões da rede eléctrica têm vindo a reduzir, e por arrasto, também as emissões de utilização de um carro eléctrico, que são mais baixas agora do que em 2018, mesmo num ano com uma das piores secas em toda a Europa.
De acordo com os dados do Nowtricity cada kWh de electricidade em Portugal emitia 324 g CO2eq/kWh em 2018, em 2022 esse valor foi de 219 g CO2eq/kWh.
As emissões do carro eléctrico mais vendido em Portugal em 2017 passaram de 58,2 g CO2/km para 39,3 g CO2/km.
Reduzir emissões num carro já na estrada é algo que é quase impossível de alcançar com um motor de combustão interna, até porque as emissões vão aumentando com o passar da idade com o desgaste no motor e componentes anti-poluição como catalisadores e filtros de partículas.
Só mesmo com recurso a combustíveis mais limpos, mas mesmo com uma incorporação de 11% de combustíveis de fonte renovável em cada litro, continuamos com emissões de 2,1 kg CO2/l e 2,5 kg CO2/l para gasolina e gasóleo, respectivamente.
Num carro eléctrico com o mix energético a ter uma componente cada vez mais renovável e com o fim do carvão em Portugal as emissões têm vindo a descer, e foram piores em 2022 do que 2021 devido à seca extrema que se fez sentir, ainda assim com valores de emissões muito abaixo dos verificados em 2018.
Se olharmos para os três carros 100% eléctricos mais vendidos em Portugal em 2017, e com base nos seus consumos médios registados pelos utilizadores no Spritmonitor, adicionando 10% de perdas nos carregamentos temos estes valores:
Média | Média (com 10% perdas) | Emissões 2018 | Emissões 2022 | |
---|---|---|---|---|
Renault Zoe | 16.3 kWh/100km | 17.9 kWh/100km | 58.2 g CO2/km | 39.3 g CO2/km |
Nissan Leaf | 15.6 kWh/100km | 17.2 kWh/100km | 55.7 g CO2/km | 37.7 g CO2/km |
BMW i3 | 16.0 kWh/100km | 17.6 kWh/100km | 57.0 g CO2/km | 38.5 g CO2/km |
Claro que estes valores são ligeiramente superiores à realidade, grande fatia dos proprietários de EVs carregam fora do horário de pico que tem um preço (e emissões) mais baixo, outros (como eu) têm contratada energia 100% renovável com emissões reduzidas e ainda existe quem aproveite a instalação de painéis solares para carregar o carro aproveitando o excedente de produção que não é consumido em casa.
Já se escreveu muito sobre as emissões e poluição dos carros eléctricos, e já se desmistificou muitas das ideias erradas que circulam pela internet. Mas é sempre agradável ver uma redução considerável em apenas 5 anos nas emissões de carros que já foram produzidos, sem qualquer intervenção nas viaturas.
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