Baixar o IMV para os carros a GPL é simples
No fórum Autogas à tempos escrevi como se poderia baixar o IMV para os carros a GPL em que todos ficamos a ganhar, passando assim esse selo a identificar os automóveis a GPL, abolindo assim o distico traseiro e "obrigando" todos os carros a GPL a circularem identificados.
O IMV é pago anualmente e é afecto a todos os veículos e o mesmo é pago consoante a cilindrada e o combustível que o veículo consome (mais ou menos). Ora, se alguém instala GPL é porque vai circular diariamente a GPL portanto faz sentido que pague menos de selo.
Se o selo fosse de cor diferente logo ai identificavam os carros a GPL, e como o mesmo era mais barato (e agora com a atribuição dos selos pela internet) obrigava os seus condutores a andarem identificados. Resolviam-se vários problemas com uma simples alteração da lei, o dos utilizadores de GPL que não querem o dístico, o das autoridades que passam a identificar os carros a GPL de uma forma mais séria, os instaladores e os postos de abastecimento têm um lucro superior porque esta medida iria atrair mais "clientes" a modificar os seus automóveis e o estado ainda vai sair beneficiado em relação às emissões poluentes que são mais baixas a usar GPL.
E agora que alguém diga que vão instalar GPL só para poupar no selo...
Vamos então fazer contas para matar já as ideias macacas dos políticos. Um carro a partir de 3.501cc paga €350,07 de IMV. Vamos supor que o automóvel é transformado para GPL e passava a pagar metade, passava a pagar 175 Euros. Ora para que este automóvel continuasse a circular a gasolina e fizesse a instalação apenas para poupar no selo só passado 10 anos é que tal investimento compensava, e estamos a falar num carro com mais de 3500cc numa suposta instalação que só custa 1750 Euros, o que é impossível porque para essa cilindrada as instalações são bem mais caras!
Já dizia o outro, é só fazer as contas! Não custa adoptar medidas sérias e realistas para inovar, agora não me façam decretos de lei sobre GPL com pessoal que vem do Ministério da Cultura ou das Pescas que não percebe nada disto e está totalmente fora do assunto!
Adicionar comentário