Carros Clássicos
É impossível ser um entusiasta dos automóveis e não falar nos carros clássicos. O carro clássico é sempre aquele que nos marcou na nossa infância, e que só após 30 anos temos possibilidade de o adquirir, ou pelo menos era assim até agora.
Se dantes os clássicos eram um passatempo reservado aos mais velhos, actualmente já existem jovens que se interessam por carros clássicos, e alguns optam por um clássico como primeiro carro.
Mas afinal o que é um carro clássico? A FIVA e a CPAA consideram um carro clássico como um veículo fabricado há mais de 23 anos, preservado e mantido em correctas condições originais, a cargo duma pessoa ou organização, conservado pelo seu interesse histórico e técnico, e não sendo de utilização diária.
Então o que separa os carros clássicos dos carros velhos / antigos? Será que a colecção de carros do Jay Leno são apenas carros antigos? Afinal de contas ele próprio diz que faz modificações aos seus carros para os usar diariamente, é criticado pelos puristas dos clássicos mas não está para ter carros conforme saíram de fabrica para ficarem parados numa garagem dias a fio. E eu não podia concordar mais!
E o que será pior, um carro clássico que levou um alternador e bateria modernos para que pegue todos os dias à primeira ou um carro com um alternador e bateria ultrapassados, mas com um enorme emblema cravado no pára-choques ou na grelha?
É uma linha ténue e bastante elitista a que separa um "verdadeiro carro clássico" de um carro antigo e bem estimado.
Mas sejam carros clássicos aprovados pela FIVA ou não, é sempre interessante ver o trabalho e a dedicação que os amantes dos carros clássicos possuem para trazer de volta à vida ou manter em bom estado aquele carro de outrora. E não deve haver melhor sensação que desfrutar do seu clássico depois de muito trabalho para o colocar em bom estado.
Adicionar comentário