Carros eléctricos em Portugal
Os carros eléctricos são um daqueles assuntos overhyped em Portugal. Está tudo em pulgas por ver carros eléctricos a circular nas nossas estradas e até já foi anunciado que a rede de carregamento de carros eléctricos arranca este ano.
Mas convém lembrar que os carros eléctricos não são novidade, e já circulam alguns em Portugal à vários anos, mas os media continuam a insistir nesta "novidade".
No Parque das Nações por exemplo é comum ver um Reva a circular, existe uma empresa na zona que vende aquele tipo de viaturas e scooters eléctricas.
Os carros eléctricos em Portugal apenas fazem sentido como segundo carro para usar nas cidades no percurso casa-trabalho. Mas se queremos remover os carros da cidade não será este um contra-senso?
Certo que passamos a ter engarrafamentos mais silenciosos e sem poluição, mas estará a cidade preparada para receber várias viaturas eléctricas e, o mais importante, garantir estacionamento e recarregamento das mesmas?
Não pensem com este texto que não gosto de carros eléctricos, se lerem o blog percebem que sou a favor de eléctricos, híbridos, hidrogénio ou GPL. Simplesmente acho que estamos com as nossas prioridades trocadas e devíamos estar a pressionar os fabricantes para que os automóveis eléctricos tenham mais autonomia e um carregamento mais rápido.
Claro que não me importava de ter um carro eléctrico para fazer o percurso casa-trabalho, até um híbrido me bastava. Mas duvido que a maioria das famílias portuguesas tenham capital suficiente para investir num carro eléctrico com um custo relativamente elevado apenas para fazer um percurso especifico. O que realmente necessitamos é de uma alternativa que permita que o carro eléctrico seja o carro para uma utilização generalista, como já acontece com o hidrogénio.
Adicionar comentário