Coisas que me chateiam: Circular na faixa do meio

Publicado a por Eduardo

Circular na faixa do meioSe há coisa que me tira do sério e que me faz pensar "se não fossem estes mentecaptos já estava no meu destino e com mais dinheiro no bolso" é a malta que circula sempre na faixa do meio.

A malta tem ideia que a faixa do meio é mais segura e que a da direita é para os pesados, e dali não saem, os outros se quiserem que passem por cima. Se dantes ainda me dava ao trabalho de fazer sinais de luzes para tentar corrigir estes maus hábitos, agora acabo por passar muitas vezes pela direita que se torna menos perigoso que atravessar 3 faixas e retornar à direita. Uns acabam por encostar à direita, outros fazem sinais de luzes e ainda existem aqueles que nem ligam e continuam na vida deles.

A foto aqui mostrada é da Ponte Vasco da Gama porque já me aconteceu mais do que uma vez fazer esta ponte totalmente de uma margem à outra pela faixa da direita passando o pessoal que circula entre a faixa do meio e a da esquerda. Eu sei que também estou em contra-ordenação, mas o código manda-me circular o mais à direita possível, se os outros não se encostam e teimam em impor o seu ritmo aos outros condutores eu acabo por passar (não ultrapassar, atenção) pela direita. Se já lá estou, não vou atravessar várias faixas para uma ultrapassagem.

Dou-vos como exemplo esta reportagem da RTP com a GNR-BT no Youtube sobre este fenómeno. Engraçado que a "menina" que conduzia o Yaris após ter sido advertida pela GNR-BT para circular pela faixa da direita diz calmamente que se distraiu e por hábito voltou a circular na faixa do meio, e ainda me diz que tinha noção que cometia uma infracção, "inconscientemente sim" disse ela. Ó senhor guarda, inconscientemente matei 5 criancinhas, bati em 3 carros e ainda fiz a auto-estrada em sentido contrário, é hábito, perdoe lá a multinha desta vez...

Alterar mentalidades dos condutores é preciso, não me venham é atirar areia para os olhos (sim, senhores da ACA-M) que o que provoca acidentes é o excesso de velocidade e as campanhas publicitárias da BMW.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

A 2ª Circular vai ser a nova Feira Popular
A 2ª Circular vai ser a nova Feira Popular
A CML que transformar o principal acesso a Lisboa, a 2ª Circular, numa avenida reduzindo o número de faixas úteis e a velocidade de circulação.
Coisas que me chateiam: Carros parados no trânsito com imenso espaço para o da frente
Coisas que me chateiam: Carros parados no trânsito com imenso espaço para o da frente
Deixar muito espaço para o carro da frente quando o trânsito está parado só complica. É o equivalente a estar mais um carro no trânsito mesmo sem estar lá.
TomTom HD Traffic no TomTom Go 750 não é grande coisa
TomTom HD Traffic no TomTom Go 750 não é grande coisa
Recentemente comprei um TomTom Go 750 para substituir o meu One XL principalmente pelo IQ Routes, pelas instruções de voz e pelas...

Comentários

Daniel Marques
08/03/2008 21:58
Esse fenómeno repete-se nas escadas rolantes.

"Ah, deixa-me estar aqui bem no meio, já que não existe mais ninguém neste planeta além de mim".
WTF
WTF
11/03/2008 00:37
Quer dizer, para corrigir um erro fazes outro?

Andar pelo meio é perigoso, mas ultrapassar pela direita também é!

Se temos à nossa frente um palerma na faixa do meio (que pelos vistos não sabe conduzir), o mais certo é ele retomar a faixa da direita quando lhe apetecer e... sem olhar! Eu por mim não arrisco em casos desses!!! Ultrapassar nas auto-estradas é SEMPRE pela esquerda!!!

Andar pelo meio é uma parvoíce, mas ultrapassar pela direita é ainda pior, e só demonstra a falta de paciência típica de quem não sabe andar na estrada.

Parabéns, durante muito tempo fui acérrimo leitor deste blog, mas a minha subscrição fica-se por aqui.

É uma pena... até sempre.
Eduardo
11/03/2008 00:46
Ou não leu o que escrevi ou então não sei. Uma ultrapassagem compreende sair da minha faixa, passar alguém e retornar à faixa onde me encontrava a circular.

Uma passagem indica continuar na minha faixa de rodagem. O que é mais perigoso, continuar na faixa da direita (e não na do meio, senão estava a ser tão imbecil quanto os outros) ou atravessar 3 faixas de rodagem para ultrapassar alguém que circula na faixa do meio?

Passar, não ultrapassar.
Daniel Marques
11/03/2008 00:51
Ou não leu o que escreveste ou então é analfabeto.
fire4me
fire4me
12/03/2008 20:50
só não sei como é que a GNR e a PSP não aplicam mais coimas a estes condutores.

é mais fácil aplicar estas multas que as de excesso de velocidade.

não precisam de ter um carro equipado com radar, ou de ter um radar na berma da estrada, não precisam de andar escondidos para "caçar" os infractores eles estão por todo o lado...
WTF digo eu
WTF digo eu
13/03/2008 03:52
O senhor WTF parece que veio da igreja da ACA-M dar o seu sermão aos peixes.
gandamaluco
gandamaluco
14/03/2008 13:58
Cuidado! Isso de "passar" pela direita n ser ultrapassar é mentira!

Eu expliquei isso a um guarda uma vez mas nã nã... é ultrapassar na mesma (pimba fui multado).

Parece q pela direita, só se for em estradas dentro das localidades (onde cada 1 escolhe a faixa mais conveniente ao seu destino), ou quando há um carro que quer virar à esquerda e temos espaço do lado direito.

Cuidado com isso!
Eduardo
14/03/2008 14:19
Este "post" vai bater records de comentadores anónimos, só pode... Já parece quando falei mal dos TDI.
Ra
Ra
13/10/2008 00:46
Cheguei aqui porque é um tema que me perturba, para além do chamado "pisca psicológico". Em muitas viaturas é um equipamento que não veio de origem e preferiram comprar o escape.
Permitam-me uma correcção quanto ao passar pela direita: circular pela direita, até 120 km's/h, é permitido.Agora, se nessa normal circulação, acontecer passar por um cidadão/indivíduo/batráquio colado à faixa do meio, são coisas da vida. As regras de limite de velocidade estão a ser verificadas.
luis silva
luis silva
27/01/2009 11:52
codigo da estrada: "ultrapassagem: implica a mudança de faixa"

logo se circulo pela direita e citando o codigo da estrada "dependendo do transito nas vias se um veiculo passar por outro em qualquer faixa isso nao se considera ultrapassagem"

é perigoso... mas essas... pessoas... que circulam na faixa do meio é que vão mal, eu não cometo nenhuma infracção ao circular sempre pela direita, passando outros veiculos
O_NONIMO
O_NONIMO
27/01/2009 12:03
A culpa é do gnr's que só querem bagaceiras e só mandam parar as gajas para lhes espreitarem para o decote, em vez de andarem a multar esses energumes que acham que a faixa da direita é para os pesados.
Pedro
Pedro
21/07/2009 12:12
Lol Eu tambem tripo largo com estes cromos da faixa central. é o tipoco portugues! E voces não moram no Porto senão era ver isto todos os minutos!
Mário
Mário
03/09/2010 11:02
Multa por passar pela direita?? então mas passar não é o mesmo que ultrapassar! e estando a circular o mais à direita possível nem devia ser multado! essa multa seria alvo de contestação pois não me parece acertada nem justa.. mas realmente isto é tudo culpa da BT.. andam a passear na AE caçam uns excessos de velocidade e pouco se importam com o resto. E concordo que andar a fazer gincana ja AE para ultrapassar o visconde que vai no meio é mais perigoso que apenas passar pela direita, já o tenho feito.

Cumprimentos

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar