Coisas que me chateiam: Circular na faixa do meio
Se há coisa que me tira do sério e que me faz pensar "se não fossem estes mentecaptos já estava no meu destino e com mais dinheiro no bolso" é a malta que circula sempre na faixa do meio.
A malta tem ideia que a faixa do meio é mais segura e que a da direita é para os pesados, e dali não saem, os outros se quiserem que passem por cima. Se dantes ainda me dava ao trabalho de fazer sinais de luzes para tentar corrigir estes maus hábitos, agora acabo por passar muitas vezes pela direita que se torna menos perigoso que atravessar 3 faixas e retornar à direita. Uns acabam por encostar à direita, outros fazem sinais de luzes e ainda existem aqueles que nem ligam e continuam na vida deles.
A foto aqui mostrada é da Ponte Vasco da Gama porque já me aconteceu mais do que uma vez fazer esta ponte totalmente de uma margem à outra pela faixa da direita passando o pessoal que circula entre a faixa do meio e a da esquerda. Eu sei que também estou em contra-ordenação, mas o código manda-me circular o mais à direita possível, se os outros não se encostam e teimam em impor o seu ritmo aos outros condutores eu acabo por passar (não ultrapassar, atenção) pela direita. Se já lá estou, não vou atravessar várias faixas para uma ultrapassagem.
Dou-vos como exemplo esta reportagem da RTP com a GNR-BT no Youtube sobre este fenómeno. Engraçado que a "menina" que conduzia o Yaris após ter sido advertida pela GNR-BT para circular pela faixa da direita diz calmamente que se distraiu e por hábito voltou a circular na faixa do meio, e ainda me diz que tinha noção que cometia uma infracção, "inconscientemente sim" disse ela. Ó senhor guarda, inconscientemente matei 5 criancinhas, bati em 3 carros e ainda fiz a auto-estrada em sentido contrário, é hábito, perdoe lá a multinha desta vez...
Alterar mentalidades dos condutores é preciso, não me venham é atirar areia para os olhos (sim, senhores da ACA-M) que o que provoca acidentes é o excesso de velocidade e as campanhas publicitárias da BMW.
Adicionar comentário