Coisas que me chateiam: Luz do carro fundida ou apagada
Recentemente estive algum tempo a observar os carros que passavam por mim sem luzes acesas, já durante a noite. Em pouco mais de 1 hora passaram por mim 10 ou 11 carros com as luzes apagadas, e tinham em comum o tipo de condutor, ou eram mulheres ou idosos.
Pensei que se calhar as mulheres e os idosos tinham uma percepção inferior da luz emitida pelo seu carro, mas passaram também vários carros com luzes fundidas (médios) e aqui não existiam "grupos" específicos.
É certo que andar com as luzes do carro apagadas é uma falha grave, mas circular com as luzes do carro fundidas também não é desculpável. Eu pelo menos se tiver um médio fundido certamente que dou por isso enquanto estou a conduzir, e não sou nenhum sobre-dotado, penso que qualquer condutor atento conseguirá certamente verificar que está a circular com um médio fundido no seu carro.
É algo que me chateia bastante, e já apanhei alguns sustos a conduzir porque alguém se lembrou de circular sem luzes ou com um médio e mínimo fundidos do mesmo lado. É que a luz de um carro ajuda a ver mas também a ser visto.
E posto isto, cada vez mais acho que as DRL deviam ser adoptadas a todas as viaturas. E já agora equipar os carros com um aviso sonoro irritante, tal como nos cintos, quando uma luz está fundida. Alguns já trazem esta maravilha de série.
Adicionar comentário