Combustíveis Gforce estão a desaparecer de alguns postos Galp
Alguns postos da Galp estão a deixar de vender combustíveis Gforce, neste caso a gasolina 98 e o gasóleo aditivado.
Já tinha reparado nesta situação nalguns postos da Galp em que as mangueiras são colocadas fora de serviço e os preços deixam de estar afixados.
Ora, em Abril todos os postos vão ser obrigados a comercializar gasolina sem aditivos. A lei que indicava que seriam apenas os postos de abastecimento com mais de 4 ilhas de abastecimento obriga agora a que todos os postos comercializem estes combustíveis.
Tendo a maioria dos postos apenas 4 tanques para a gasolina 95, 98, gasóleo e gasóleo "especial" e com a obrigação de vender gasolina e gasóleo sem aditivos grande maioria dos postos da Galp está a optar por deixar de vender a Gforce 98 e Gforce Diesel.
Ora isto vai contra um pressuposto da lei que indica "Sem prejuízo da livre comercialização de gasolina e gasóleo rodoviários submetidos a processos de aditivação suplementar para além do mínimo necessário ao cumprimento das respetivas especificações, os postos de abastecimento devem também comercializar combustível simples".
Os fantásticos legisladores que tiveram esta ideia do combustível sem aditivos em todo o lado esqueceram-se que são precisos tanques adicionais para guardar o combustível e ninguém vai fazer obras para vender combustível low-cost porque não compensa. Esta é mais uma lei que apenas vem prejudicar o consumidor, tal como foi a ideia dos placards com os preços nas auto-estradas onde todos os postos das auto-estradas nivelaram para cima os seus preços e praticam exactamente o mesmo preço em todas as áreas de serviço, sejam elas Galp, BP, Repsol ou Cepsa.
Aposto que alguns dos leitores do blog não sabem, mas existem veículos que devem circular apenas com gasolina de 98 octanas. O Honda S2000 é o primeiro exemplo que me vem à cabeça, mas também alguns motores TSI do grupo VW, entre eles o 1.4. Os clássicos e carros antigos que viram a gasolina com chumbo acabar usavam também a gasolina 98.
E alguns motores diesel modernos funcionam melhor com gasóleo das linhas Gforce, Ultimate e afins. Esperemos que a BP, Repsol e Cepsa não vão pelo mesmo caminho e mantenham estes combustíveis à venda ou vamos ter um mais um retrocesso no mercado dos combustíveis.
Adicionar comentário