Combustíveis simples só vieram complicar
Entrou em vigor no mês passado a nova lei que obrigou a comercialização de combustíveis simples, ou seja, combustíveis sem aditivos.
Logo em Março a Galp começou com alterações e acabou com a gama Gforce, no caso da BP, Repsol e Cepsa decidiram acabar com as gasolinas 95 e gasóleo para venderem os combustíveis sem aditivos, mantendo as suas gamas premium.
Preço desceu e voltou a subir passados 3 dias
Os preços desceram 2 cêntimos nos combustíveis simples na Sexta-Feira, dia 17 de Abril, mas logo na Segunda-Feira aumentaram 2 cêntimos na Galp e 3 cêntimos na BP. Recapitulando, a lei entrou, o preço desceu, retiraram-se os aditivos, e o preço voltou a subir para o mesmo valor que estava anteriormente.
Para os consumidores instalou-se a confusão. Dantes existiam 4 tipos de combustíveis (excluindo GPL, gasóleo agrícola, etc). Tinhamos a gasolina 95, a gasolina 98, o gasóleo e o gasóleo premium. Marcas como a Galp, BP, Repsol e Cepsa tinham combustíveis aditivados e gamas premium no caso do gasóleo e gasolina 98, tendo a Galp até comercializado a gasolina 95 com a formula Gforce, mas regra geral existiam 4 combustíveis fixos para comparação. Nos postos designados "low cost" tínhamos combustíveis sem a aditivação presente nestas marcas, existindo 3 tipos de combustíveis, a gasolina 95, a gasolina 98 e o gasóleo. Novamente era fácil a comparação.
A Prio era a única que vendia combustível simples e uma gama premium denominada Top e que já levantava várias dúvidas nos consumidores entre qual escolher, até porque o preço da gama Top é normalmente 1 cêntimo mais barata.
Com esta lei idiota agora temos a Galp com o mesmo esquema da Prio, onde existe gasolina 95 simples e aditivada e gasóleo simples e aditivado, sem gamas premium. Nalguns postos da Galp ainda existe 98 aditivada, já não é Gforce. Na BP e Cepsa manteve-se o mesmo tipo de combustíveis, mas agora sem aditivos na gasolina 95 e gasóleo normal. Na Repsol até à semana passada o esquema era o mesmo, mas agora em alguns postos começaram a comercializar também a gasolina 95 aditivada.
A Galp manteve a diferença entre os simples e os aditivados em 2 cêntimos, já a Repsol nesta nova 95 aditivada tem uma diferença de 5 cêntimos. Curiosamente esta petrolífera foi a que mais baixou os preços na sua gama premium para cativar clientes.
Continuam a prejudicar os consumidores
E com isto tudo, quem ficou a ganhar? As petrolíferas tiveram custos com estas alterações que foram imputados aos consumidores, e os consumidores ficaram com mais confusão na escolha de combustível, o mesmo preço ou superior ao que pagavam anteriormente mas sem aditivos. Reduziu-se a qualidade do combustível e o preço ficou o mesmo.
Infelizmente não aprenderam com os placards com os preços nas auto-estradas onde os preços ficaram nivelados para cima e são agora iguais.
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