João, isso não resolve nada, só prejudica os revendedores que, coitados, queixam-se tanto como os consumidores.
Em Portugal quase toda a gasolina consumida (e cerca de 30% do gasóleo consumido) é refinada pela Galp Energia, e é daqui que vêm os lucros. Deixar de abastecer na Galp para abastecer noutro local é igual, a Galp (Galp Energia, grupo) lucra na mesma, quem perde são os revendedores que apesar dos aumentos continuam com as mesmas margens de lucro. Aliás, ainda não vi nenhum revendedor a andar de Ferrari desde a liberalização dos combustíveis, os carros e as casas continuam as mesmas à alguns anos.
Temos que perceber uma coisa, o preço do petróleo subiu e o preço da refinação também, existem novas limitações por causa da poluição principalmente em termos de refinação para que o combustível tenha um baixo teor de enxofre, e isso custa dinheiro.
Atenção que não estou aqui a defender ninguém, simplesmente acho anedótico todo este movimento que aparece de 2 em 2 anos com boicotes a certas marcas e "mass-mails" a dizer que estão indignados e que se sentem insultados e outras palavras da moda...
Para reduzirmos os preços do combustível podemos
abastecer onde é mais barato (ajuda a estimular a concorrência),
praticar ecodriving para reduzir os consumos e usar o carro para o mínimo indispensável.
É que a triste realidade é esta, o combustível continua a subir mas toda a gente leva o carro para a porta do café, toda a gente fica com o carro a trabalhar enquanto conversa ao telemóvel lá dentro, toda a gente faz arranques nos semáforos e conduz de forma agressiva.
Ou o combustível não está assim tão caro ou afinal os ordenados dos portugueses até andam a aumentar consideravelmente acompanhando a inflação.
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