Como carregar um carro eléctrico em casa
A venda de carros eléctricos ou com algum tipo de electrificação ultrapassou a venda de carros novos a gasóleo na Europa. Com os combustíveis em máximos históricos também em Portugal existe um aumento na procura de carros eléctricos.
Uma das dúvidas mais comuns é como carregar o carro em casa, se é preciso ter alguma tomada especial, comprar uma wallbox ou aumentar a potência. Aqui fica a minha experiência com dois EV's em casa sem usar tomadas especiais para carregar carros elétricos ou cabos adicionais.
Ao contrário de um carro convencional, em que é preciso ir a um posto de abastecimento e atestar, num carro eléctrico este fica ligado à tomada e carrega enquanto está estacionado. Isto torna os tempos de carregamento subjectivos para as deslocações de dia-a-dia porque o carro fica parado mais de 8 horas e a média diária que conduzimos anda pelos 25km.
Os carregadores para ligar a uma tomada convencional, que carregam a 10A, precisam de menos de 2 horas para repor a energia gasta para percorrer 25km. Para referência existe uma tabela no fim do artigo.
Posso carregar o carro com segurança sem alterar a instalação eléctrica?
Desde que tenha pelo menos 16A disponíveis, para servir de garantia que a instalação tem fio com 2.5mm2 de secção, a tomada esteja em condições e tenha ligação a terra, sim. Pode usar o carregador que vem com o carro sem problemas, é assim que carrego o Ampera desde 2017.
Pode ainda colocar o carro a carregar e após 30 minutos e após 1 hora verificar se a ficha não aquece demasiado.
Se pretender carregar a mais de 10A pode sempre optar por instalar uma ficha industrial, conhecidas como CEE 16. Alguns carregadores (BMW por exemplo) quando ligados a uma ficha destas permitem o carregamento a 16A, sendo ainda mais rápido.
Preciso aumentar a potência contratada?
Na maioria dos casos não. Ao adquirir um EV idealmente irá aderir a um plano de mobilidade eléctrica, com o preço da electricidade mais baixa durante a noite. Logo à partida irá evitar ter o consumo eléctrico em simultâneo com outros equipamentos. Alguns carregadores permitem até regular a potência de carregamento em incrementos, podendo escolher potências mais baixas como 6A ou 8A.
Se tiver aquecimento eléctrico, ar condicionado, placa eléctrica ou caldeira e os usar regularmente durante a noite será uma questão de verificar o consumo máximo desses equipamentos. Se já tiver um contador digital pode até consultar a potência máxima atingida nos últimos 30 dias e confirmar a margem que tem para o carro eléctrico.
Mas e se precisar de carregar a bateria totalmente?
Num carro eléctrico não se usa a bateria até 0%, embora alguns fabricantes gostem de indicar o tempo de carga dos 0% aos 80%. Se o seu telemóvel tiver 0% de carga vai iniciar uma chamada? Provavelmente carrega-o assim que este chegar aos 15% e avisar que tem a bateria fraca.
Um carro eléctrico normalmente é carregado dos 15% até aos 80% utilizando carregadores rápidos em viagens, e raramente é feito em casa um carregamento deste género. Equivale a aproximadamente 33kWh num carro com bateria de 50kWh, perto de 15 horas a carregar a 10A ou 9 horas se tiver um carregador de 16A.
Nestes casos, se precisar de carregar o carro rapidamente o ideal é parar num carregador rápido antes de chegar a casa, não compensa o valor superior da potência contratada e a alteração da instalação eléctrica mais uma wallbox para situações pontuais como esta.
O mais comum é carregar o carro a cada três dias ou uma vez por semana, dependendo sempre de quantos quilómetros faz diariamente.
O meu exemplo
Em casa tenho contratado 20A e tenho disponível na garagem 16A. Com o Ampera fazia perto de 40km por dia e carregava o carro diariamente a 10A e em menos de 3 horas tinha a bateria a 100%.
Entretanto com a chegada de mais um EV a casa mantive a mesma potência contratada, até porque aumentar a potência disponível na garagem implica custos elevados a trocar fios por outros de secção superior e abrir roços para permitir cabos com essa secção. Sendo o segundo carro 100% eléctrico, com uma bateria maior, não iria precisar de carregar todos os dias e um só carregador até dava para os dois, porque ainda não os carreguei em simultâneo sem ser para testar.
Com os dois carregadores reguláveis e carregando durante a noite tenho margem para carregar um dos carros a 6A, o outro a 8A e ainda sobrar potência na garagem para luzes, portão e ter margem para o consumo restante da casa. Por curiosidade o máximo consumido em simultâneo foi de 4kWh, durante o dia, com um carro a carregar a 12A e uma máquina ligada.
Para permitir os 12A (na realidade posso carregar a 16A) o carregador foi ligado directamente ao quadro elétrico da garagem com um novo disjuntor dedicado ao circuito dos carregadores.
Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico
Tendo como base um carro com um consumo médio de 15 kWh/100km (Leaf, Model 3, etc) e descontando de forma generosa perdas no carregamento e consumo do veículo para arrefecer a bateria durante o carregamento (arredondei para 17 kWh), este é o tempo que se demora para carregar o carro.
Quilómetros percorridos | 6A | 8A | 10A | 12A |
---|---|---|---|---|
25 km (4.3 kWh) | 3h00 | 2h20 | 1h50 | 1h35 |
40 km (6.8 kWh) | 4h55 | 3h45 | 3h00 | 2h30 |
50 km (8.5 kWh) | 6h10 | 4h35 | 3h45 | 3h05 |
75 km (12.8 kWh) | 9h15 | 6h55 | 5h35 | 4h40 |
100 km (17.0 kWh) | 12h20 | 9h15 | 7h25 | 6h10 |
150 km (25.5 kWh) | 18h30 | 13h55 | 11h05 | 9h15m |
200 km (34.0 kWh) | 24h40 | 18h30 | 14h50 | 12h20 |
Para quem faz no máximo 100km por dia carregar a 10A numa tomada convencional é possível. Para distâncias superiores já é aconselhável optar por uma tomada para carregar carros elétricos (CEE 16) ligada a um disjuntor de 16A.
Por exemplo, se fizer 200km por dia e carregar o carro a 16A em 9h15 terá a carga da bateria reposta, embora neste caso possa ser necessária aumentar a potência contratada, dependendo do consumo elétrico da casa.
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