Como descontaminar a pintura com Iron X
Descontaminar a pintura deve ser o processo mais chato de se fazer num detalhe. Horas a passar a claybar para remover os contaminantes para de seguida polir para remover as marcas que ficam para trás.
Nestes últimos anos começaram a aparecer removedores férreos que vieram ajudar nesta tarefa ingrata. O mais antigo e por enquanto ainda o melhor é o Iron X da CarPro. Não substitui a claybar mas reduz bastante o seu uso.
Se não fazem ideia do que estou aqui a falar, a pintura de um carro é contaminada com contaminantes férreos vindos de industrias, resinas de árvores, alcatrão, entre outros contaminantes. O verniz vai perdendo brilho e a pintura fica áspera. Com este processo estes contaminantes são removidos e a tinta volta ao seu estado original.
Se sabem do que estou a falar e ainda não experimentaram o Iron X ou semelhante, fica aqui o guia sobre como usar.
Lavagem inicial
Antes de se começar a descontaminação devemos lavar o carro. A lavagem do carro remove alguns contaminantes e como é óbvio retira a sujidade. Não serve de nada estar a gastar produto a remover contaminação que iria sair com uma lavagem.
Eu faço sempre uma pré-lavagem de espuma em todo o carro (pintura, vidros, jantes, frisos, etc), passo o carro por água e de seguida lavo-o normalmente. De seguida seco o carro na totalidade para não existir água a diluir o Iron X.
Equipamento essencial
Os produtos de detalhe têm, regra geral, cheiros bastante agradáveis. A embalagem do Iron X também diz que cheira a cereja, mas é mentira. Este é o produto mais mal cheiroso que já usei em detalhe, e nem é um cheiro que seja tolerável, é um cheiro nauseabundo que fica no ar durante dias.
É por isso que aconselho o uso de máscara e luvas, não só para nos proteger porque estamos a manusear um produto químico, mas porque o cheiro fica entranhado na pele.
Devem também estar num local bem arejado. Mesmo com circulação de ar o cheiro ficou na garagem durante 1 dia de forma intensa.
Aplicação do Iron X
Com o carro bem seco e devidamente equipados vamos pulverizar o Iron X em todo o carro. Pintura, vidros, jantes. O produto vai começar a actuar e vai ficar com uma cor roxa, indicando que está a dissolver os contaminantes férreos.
Esta foto não mostra o verdadeiro efeito do Iron X, primeiro porque o carro é azul escuro, segundo porque já tinha sido descontaminado recentemente pelo Miguel da Extreme Detail, que tem feito um trabalho fantástico no carro. As lavagens recorrentes e o evitar estacionar em baixo de árvores e afins também ajuda a evitar a contaminação da pintura.
O efeito é mais visível nas jantes por ser um local com mais contaminação e pela cor cinzenta da maioria. Por causa disto existe a ideia que o Iron X funciona melhor em carros de cor clara, o que não é verdade, apenas se vê mais o efeito nestas cores.
Como podem ver no chão o produto está a escorrer roxo, removendo contaminantes da pintura, mas sem se notar este efeito na pintura.
Deixamos o produto actuar durante uns 5 a 10 minutos e nas zonas com mais contaminação podemos agitar o produto com um pincel que seja suave para a pintura ou uma luva microfibras para o efeito para auxiliar na remoção dos contaminantes.
Após este período vamos passar todo o carro por água, mas água com abundância. Devemos garantir que não fica produto na pintura, frisos, vidros, etc.
Descontaminação com claybar
É verdade, o Iron X não substitui a claybar. Podemos passar a mão pela pintura e esta irá estar mais lisa, nalguns locais mesmo sem contaminação. Então se é preciso usar claybar, para quê usar um produto como o Iron X?
O Iron X remove alguns contaminantes sem existir contacto com a pintura, o que evita defeitos a corrigir no polimento. Depois basta usar a claybar em menos quantidade apenas nos locais que ainda apresentam contaminação. Isto vai reduzir as marcas na pintura e o trabalho de polimento.
No meu caso algumas partes do carro ainda apresentavam contaminação após usar o Iron X, mas nada que se compare ao estado da pintura antes deste processo.
Pintura descontaminada
Com o uso do Iron X a descontaminação é feita de forma mais rápida, com menos marcas na pintura que precisam de polimento e são removidos contaminantes férreos que por vezes as claybar deixavam passar ou obrigavam a um uso intensivo para os remover.
A pintura fica assim sem contaminantes e pronta para trabalhos de polimento, aplicação de selantes ou ceras.
Pontos positivos
- Remove contaminantes férreos e outros sem contacto com a pintura
- Relativamente fácil de aplicar
- Acção rápida
Pontos negativos
- Cheiro nauseabundo
- Não remove todos os tipos de contaminantes
Adicionar comentário