Como detectar um mau condutor
Infelizmente quem anda na estrada nem sempre é um bom condutor. Seja por falta de prática, um mau ensino, não ter aptidão para conduzir ou conduzir distraído.
Com o tempo fui aprendendo a detectar maus condutores e a praticar uma condução mais cautelosa perto destes, percebendo por vezes que estes querem mudar de faixa ainda antes dos próprios saberem
Aqui ficam algumas dicas para detectar maus condutores, e se te enquadras num destes pontos então tenho más noticias!
Espelhos tortos ou recolhidos
Infelizmente é comum, principalmente entre as senhoras, circular com o espelho interior torto ou com os espelhos exteriores recolhidos. Um condutor que não liga aos espelhos é um mau condutor, não tem noção do que se passa à sua volta e apenas vê com clareza para a frente.
Se um espelho estiver recolhido como mudam de faixa com segurança? E se o espelho vai torto, será que conseguem perceber o que se passa atrás? Normalmente estes condutores não dão muito uso aos espelhos.
Mãos no sitio errado no volante
A maioria dos volantes nos carros recentes tem um sitio onde devem ficar os polegares. Se imaginarmos o volante como um relógio a posição correcta é perto das 9 e das 3, nunca mais em cima ou no topo só com uma mão.
Se for necessária uma manobra rápida ao ter as mãos no sitio errado não vamos ter uma liberdade de movimentos adequada para virar rapidamente o volante. Quem conduz desta forma tem também o braço à frente do volante e não de lado, o que em caso de embate com o airbag a disparar poderá partir ou amputar os braços.
Má postura ao volante
Esta é mais comum com os jovens condutores, mais o típico boy racer. Seja com o banco totalmente baixo e com as costas todas recolhidas ou a conduzir inclinado para a direita com a cabeça no meio do carro.
Esta última então vai dar ao mesmo efeito que não ter espelhos, com a cabeça no meio do carro não devem ver nada por lá. Em caso de acidente esta má postura ao volante também é critica, o cinto de segurança pode não fazer o seu trabalho e os airbags não abrem a meio do tablier.
Luzes apagadas ou de mínimos
As DRL e os sensores de luz vieram atenuar este problema, mas continuamos a ter condutores com luzes fundidas e ópticas totalmente apagadas e não dão por isso. Com as chuvas destes últimos dias ia tendo uma situação chata em que um condutor num carro preto e já de noite vinha sem luzes, só o vi quando já estava bem perto de mim. Quando fiz sinal para ligar as luzes ficou a olhar para mim como se eu fosse de outro planeta.
Fazer outras coisas que não conduzir
Usar o telemóvel, comer, ler o jornal, maquilhar-se ou fazer a barba. Existem pessoas que atrás de um volante fazem tudo menos conduzir e vão completamente abstraídos do que se passa à sua volta.
Estes são o pior tipo de mau condutor, pode passar um camião em chamas ao seu lado que não devem dar por isso.
E tu és um mau condutor ou conheces outros exemplos de maus condutores? Partilha nos comentários!
Adicionar comentário