Como é conduzir um Opel Ampera? Análise após 10.000km

Publicado a por Eduardo

O ano passando vendi o Citroën C6 e passei para um Opel Ampera, o qual fui buscar à Holanda. Não é o total oposto, mas quase. É o meu primeiro carro E-REV, plug-in, híbrido ou como o queiram chamar.

Começou com uma viagem da Holanda para Portugal, já fiz várias viagens em território nacional e após 10.000km de uso tenho informação suficiente para partilhar com quem pretende aventurar-se no mundo dos carros plug-in.

Opel Ampera após 10.000km

Antes de mais devo dizer que sou e continuo a ser um petrolhead. Os motores atmosféricos a gasolina continuam-me a fascinar por terem uma utilização agradável, serem silenciosos e com poucas vibrações. A única razão para ter o C6 a gasóleo foi que queria mesmo um C6 e não encontrei nenhum nacional a gasolina. É claro que por outro lado também estou sempre à procura do máximo silencio e conforto dentro de um carro, para mim o ideal era um Wraith ou Ghost para a semana e um GranTurismo para o fim-de-semana.

Mas se queremos silêncio e ausência de vibrações um motor eléctrico é imbatível, e como não tenho ainda dinheiro para a manutenção de um Maserati decidi-me pelo Ampera que é parecido...

O modo de funcionamento do Ampera

O Ampera é um E-REV, ou seja, um carro eléctrico com um extensor de autonomia. A diferença para os restantes híbridos plug-in ou eléctricos com extensor de autonomia é que enquanto existe bateria o motor não liga, circule-se à velocidade máxima ou com o ar condicionado no máximo.

O motor eléctrico tem 150cv, mas acabando a bateria a performance continua igual. Isto é possível porque apesar do motor a gasolina ter apenas 85cv existe sempre uma reserva da bateria que é usada e reposta pelo motor quando são necessários todos os 150cv. Isto quer dizer que mesmo sem bateria a performance continua inalterada.

Esta reserva também é responsável pela durabilidade da bateria neste carro em especifico. No meu caso, modelo de 2012, a bateria tem capacidade de 16 kWh mas apenas 10.4kWh estão disponíveis, ou seja, a bateria nunca é carregada a 100% nem descarregada aos 0%. Regra geral uma bateria tem uma durabilidade superior quando a carga é efectuada entre os 20% e os 80% e o Ampera faz este tipo de gestão de forma conservadora, o que aliado ao controlo térmico da bateria (é arrefecida a água) faça com que existam carros destes com quilometragens elevadas sem terem perdido capacidade da bateria.

Motor e bateria do Ampera

Performance e condução

Não é nenhum pocket rocket nem nada que se pareça. Faz 9 segundos dos 0 aos 100 e está limitado aos 170km/h por causa da caixa de velocidades. O maior problema dos carros eléctricos é o peso, e este pesa mais de 1700kg.

Como contrapartida as baterias estão sempre no piso do carro e numa zona intermédia que permitem ter uma boa distribuição de pesos e um centro de gravidade baixo, o que torna o carro interessante de conduzir. A suspensão tem uma boa afinação em termos dinâmicos mas é bastante confortável. Nada se compara ao C6, é claro, mas para um carro com amortecedores e molas está muito bom.

Autonomia eléctrica

Leram a parte de ser um petrolhead? Bem, também continuo a gostar de conduzir e não tenho paciência para conduzir como outros condutores de carros eléctricos. Continuo a circular a velocidades normais em auto-estrada e em nacional e ando com a pressão dos pneus para conforto e o ar condicionado sempre ligado.

A autonomia depende de vários factores, o maior é o estilo de condução, mas também a temperatura ambiente e a velocidade. Se num carro a gasolina circular a 120km/h permite melhores consumos, já no Ampera em pára-arranca temos mais autonomia. E se num carro a gasolina perder 5km de autonomia por causa do frio não faz grande diferença, num carro com uma autonomia limitada já faz diferença.

No Ampera em auto-estrada a 140km/h posso fazer 45km em modo eléctrico, já em cidade facilmente se chega aos 60km porque se usa menos bateria a velocidades mais baixas e o carro vai regenerando energia que seria perdida em descidas ou a travar. A minha média anda nos 55km em utilização mista com auto-estrada, e o melhor que consegui foram perto de 70km com os últimos 10km feitos em ritmo de passeio. Mas isto sou eu.

A Opel anuncia uma autonomia entre os 40 e 80km, existe quem faça mais, mas em condições favoráveis. Também existe quem faça 3,5l/100km num Prius, mas se consultarmos o Spritmonitor vemos que a média é de 5,2l/100km. É algo a ter em conta, com este ou qualquer outro carro.

Custos em modo eléctrico

A pergunta que mais me fazem é quanto custa carregar um carro eléctrico. O Ampera apesar de ter 10.4kWh úteis não é 100% eficiente a carregar, nenhum carro ou outro equipamento eléctrico o é. Existem sempre perdas e o valor adicional consumido pelo sistema de aquecimento / arrefecimento da bateria. Para um carregamento total da bateria normalmente consome 11.5kW, carregando no horário de vazio tenho o preço de €0.107 por kW (já com IVA), ou seja, €1,23 por carga para fazer cerca de 60km.

Isto dá um custo de aproximadamente 2 cêntimos por quilómetro, 7 cêntimos é o custo por quilómetro de um carro a gasóleo que faça 5l/100km. Para 10.000km são 500 Eur de diferença, se estivesse a pagar a electricidade. Como tratei da importação e a matrícula era do ano a que aderi ao plano de Mobilidade Eléctrica da EDP tenho 10 meses em que me é dado um crédito de 40 Eur em electricidade, adicionando a isso os carregamentos gratuitos na Mobi.e (quando funcionam) até hoje paguei zero de electricidade, só gasolina.

Nestes valores não estou a incluir o valor de aumento de potência ou aluguer do contador porque é o mesmo contador da casa com o mesmo nível de potência. Se se tratar de uma garagem sem electricidade ou num prédio onde o consumo é comum é necessário ter em conta o valor a pagar pela potência contratada.

Consumos a gasolina

Ora mais de 1700kg num 1.4 a gasolina, os consumos vão ser elevados certo? Bem, depende do pé. Na viagem da Holanda para Portugal com velocidades constantes a 140km/h e algumas brincadeiras para testar o limite do carro, aliado a temperaturas perto dos 0º e trânsito caótico para entrar e sair de Paris por causa da neve e da hora de ponta consegui uns fantásticos 7l/100km sempre a gasolina. Para mim fantásticos porque nas mesmas condições o C6 fazia 8.

Já por Portugal e conhecendo o modo de funcionamento do carro os consumos são mais simpáticos e em auto-estrada onde o motor está sempre a funcionar é fácil obter médias de 5.5 l/100km. Este valor apenas a gasolina, já que o carro faz a média em conjunto com os quilómetros em modo eléctrico, daí na primeira foto aparecer uma média de 3.6l/100km. Em cidade com a recuperação de energia e a utilização da bateria a baixas velocidades esse valor é ainda mais baixo.

Conforto e insonorização

O meu maior medo antes de comprar o Ampera era a sua insonorização. Tinha um carro que foi concebido para ser silencioso, com vidros laminados, material insonorizante e por cima ainda tinha aplicado Dynamat. Infelizmente pouca gente fala sobre isto, é certo que o carro é silencioso em termos de ruído de motor, mas ruído de rolamento e vento nada. Um vídeo do Chris Harris compara-o em cidade a ser tão silencioso como um Rolls-Royce e um teste que procurava o carro mais silencioso do mercado colocou-o num respeitável 5º lugar.

Após test-drive a um fiquei convencido, o carro é confortável e silencioso. Quase tão silencioso como o C6 que já tinha levado Dynamat, conforme pude medir, apenas o ruído de rolamento é mais presente e do vento em auto-estrada porque os vidros não ajudam. Mas existiu um grande cuidado em tornar este carro silencioso sem adicionar muito peso.

Veredicto

Como carro único o Ampera é o ideal para mim que me permite circular em modo 100% eléctrico durante a semana e em alguns fins-de-semana. Posso continuar a fazer uma utilização normal e despreocupada do carro com viagens grandes por ter o gerador a gasolina, sem estar dependente da infra-estrutura pública de carregamento.

Em cidade é fantástico, o silencio a bordo e ausência de vibrações fazem-me pensar numa expressão que era muito comum nos tempos do auge do car audio que um carro era o pior sitio para ouvir musica. Já não o é, de certeza.

A performance é aceitável e o carro é divertido de conduzir, apenas não faz barulho em aceleração de um bom motor a gasolina que às vezes sinto falta, mas ouve-se o barulho do motor eléctrico e até é agradável. É um carro sem compromissos, com um custo de utilização estupidamente baixo, melhor só um 100% eléctrico.

Tem-se revelado bastante fiável, mas não é o carro perfeito. Sinto falta dos espelhos exteriores electrocromáticos, dos bancos eléctricos e da fantástica suspensão do C6. O carro não tem chapeleira, apenas um pano com elásticos para tapar a área de carga, mas já comprei uma chapeleira para resolver isso. E a iluminação deixa muito a desejar, não só optaram por colocar lâmpadas de halogéneo mas o próprio farol não é nada eficiente e em estradas nacionais de noite a iluminação é fraca. Isso ou fiquei mal habituado ao C6 e aos seus faróis direccionais.

Os custos então são demais, nalguns meses chego a colocar no máximo 10€ de gasolina. Tendo em conta que nestes últimos meses as subidas têm sido constantes, ajudou-me bastante a reduzir a minha factura mensal no combustível.

Sinceramente não me vejo a voltar atrás e a comprar um carro apenas a gasolina para o dia a dia, só se for mesmo algo especial. Mas lá está, como já escrevi aqui anteriormente, não é a solução para todos, e sem lugar privado para carregar é para esquecer.

Um ano e quase 25.000km percorridos

Actualizo este artigo porque faz um ano que tenho o carro, e partilho convosco estes dados mais por curiosidade.

Percorri 24.223km e gastei 636 litros de gasolina, uma média de 2.6l/100km, menos um litro do que quando coloquei o artigo, apesar de algumas viagens grandes pelo meio a gasolina.

Também bati o meu "recorde" e num dia fiz 97,5 km em modo puramente eléctrico, com uma carga pelo meio e 16 kWh usados. Como alguns pontos de carga passaram a estar operacionais tem permitido nos dias em que ando mais poupar alguma gasolina.

Um facto curioso, apesar de terem sido fabricados poucos Ampera, menos de metade da produção do C6, foram importados tantos que é comum os ir vendo a circular.

E continuo satisfeito com o carro.

Actualizado a 7 de Dezembro de 2018Adicionada informação após um ano de utilização do Ampera
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Comentários

mike
mike
16/06/2018 10:38
Bom dia, é de facto muito detalhada a sua revisão do Ampera, a minha pergunta é se é possível carregar na garagem com tomada "normal" e potencia baixa? O custo de IUC e seguro qual será para um Ampera?
obg. e continuação , cump., Mike C.
Eduardo
16/06/2018 13:55
Mike sim, eu carrego-o a maioria das vezes na garagem numa tomada normal, de 16A. O carregador que vem com o Ampera apenas permite carregar a 6A ou 10A, mas existem carregadores que pode comprar que fazem os 16A.

O próprio carro não carrega a mais de 16A.

O IUC do meu, de 2012, é de 134.98€. O seguro depende se é de terceiros ou danos próprios, o melhor é simular. Pode ver o artigo sobre importar um Ampera que tem lá mais valores indicados.
Amorim
Amorim
28/06/2018 12:00
Eduardo,

Fiquei só com uma duvida relativamente ao "custo". Considerou o aluguer do contador? Ou é o mesmo da casa?
Isto porque numa garagem de um prédio é necessário pedir um contador exclusivo para a viatura.
Obrigado.
Eduardo
30/06/2018 14:42
Amorim realmente nem me lembrei desse detalhe.

O valor que coloquei é apenas o do preço do consumo de electricidade porque no meu caso o contador é o mesmo da casa. Nem pedi aumento de potência porque já tinha 4,6 kVA / 20A que é mais que suficiente para ter uma máquina ligada e o carro a carregar a 10A.

Já actualizei o texto para adicionar essa ressalva.
Bruno
Bruno
07/07/2018 11:27
Olá,
Bom artigo este. Tenho uma questão, quanto tempo demora a carregar para se fazer esses 60 quilómetros em cidade?

Obrigado,
Bruno
Eduardo
08/07/2018 20:36
Bruno para carregar dos 0 aos 100% a 10A que é a potência máxima do carregador que vem com o carro demora aproximadamente 5h 30min.

Se tiver um carregador a 16A demora 3h 30min.
João Barbosa
João Barbosa
14/10/2018 21:00
No meu opel ampera, gastei em 10.000kms, apenas 83l de gasolina.. a minha média é de 0,8l/100.

É o carro indicado ao meu estilo de condução, em que já consegui chegar do Porto a Ponte de Lima, com uma única carga, sem tocar na gasolina.

Espero que continue os abastecimentos gratuitos na rua, pois tenho andado praticamente de graça.
Eduardo
18/10/2018 23:46
João Barbosa muito boa média. Eu vou com 23.000+ km desde que o tenho e já gastei 600 litros, média de 2.6. Está quase a fazer 1 ano.

A viagem da Holanda foi toda a gasolina, excepto os primeiros 50km em eléctrico com temperaturas perto do zero. Já por cá tenho feito algumas viagens maiores e infelizmente bato muitas vezes com o nariz na porta com carregadores fora de serviço e gasto mais gasolina. Pode ser que agora com os PCR pagos a coisa mude, que já vi alguns PCN também a serem reparados.

Ainda assim, nem a GPL tinha custos tão baixos em combustível como tenho agora.

Os carregamentos nos PCN vão continuar gratuitos ao que parece por mais 1 ano.
Vítor
Vítor
02/11/2018 15:41
Boa tarde, agradeço muito a partilha de informação já que também me foi muito útil para recentemente ter ido buscar um para mim à Holanda. O mercado lá é um pouco volátil, bons negócios tão rápido aparecem como desaparecem.
Estou muito contente com o carro mas a solução do pano para cobrir a bagageira não me entra. Pode-me indicar a solução que encontrou para colocar uma chapeleira que corresponda a esta bela máquina?
Eduardo
02/11/2018 18:40
Vitor mandei vir dos estados unidos a Volt Shelf. Ficou mais prático o acesso à bagageira, a instalação não é a mais simples porque é preciso alguns ajustes para ficar alinhada.

Pode dar uma vista de olhos em Reducing noise with the VoltShelf para ver umas fotos da chapeleira.
Tiago
Tiago
27/11/2018 09:52
Olá bom dia Eduardo
para o percurso Lisboa - Palmela (+/-40Km autoestrada) consegue estimar-me se precisaria de reverter para gasolina caso a velocidade se mantenha entre os 100 e os 120Km/h?
obrigado
Eduardo
28/11/2018 22:36
Tiago a autonomia do carro é suficiente para esses 40km.
João Milagre
João Milagre
26/12/2018 18:43
Muito obrigado pelo seu artigo e parabéns pelo blog.

Gostaria de lhe fazer duas perguntas:

Se é fácil fazer a manutenção do carro, na Opel, presumo, e se é muito cara essa mesma manutenção.
(Tenho um Prius e, para além de raramente ter problemas - na verdade, nas minhas mãos ainda não os teve -penso que a manutenção na Toyota é bastante em conta, comparada com a maioria das marcas).

Agradeço a sua atenção.
Eduardo
02/01/2019 23:14
João as revisões a meu ver são caras. Quase 300 Eur para mudar óleo e filtros e controlar níveis é um absurdo, principalmente porque estava habituado a fazer eu a revisão dos meus carros em casa a valores muito mais baixos.

A última revisão (e única que fui eu a pagar) foi superior a 300 Eur. Não mudou óleo porque tinha mudado na revisão anterior quando o comprei, mas mudou o liquido de refrigeração da bateria e a correia da bomba de água.

Em relação a peças, recebi um orçamento de mais de 1200 Eur para substituir uma transmissão, cobram pela transmissão 1054 Eur quando ela é vendida nos Estados Unidos por 150 USD. Com portes e alfândega deve ficar por aproximadamente 250 Eur. Um exagero.

Não sei se no resto é igual, foi uma anotação dada na última revisão, ainda não tive problemas ou reparações com o carro.
Sérgio B
Sérgio B
20/01/2019 21:26
Olá Eduardo, excelente artigo. Obrigado pela partilha, também tenho um a caminho! Para um dos 2 "defeitos" que acho no carro parece-me que encontrou boa solução, a dita VoltShelf parece muito bem. Pode indicar exactamente onde comprou e que preço? Obrigado! Bons Amperes!
Eduardo
20/01/2019 22:08
Sérgio mandei vir da VoltShop. O valor já não sei ao certo, mas com portes e alfândega passou os 300 Eur.
Joao M
Joao M
21/02/2019 21:45
Olá. Excelente artigo! Estou a pensar em comprar um... mas penso que vou optar por um carro local. Algumas questões:
- teve algum problema para fazer manutenção?
- verificou alguma deterioração nas baterias?
- algum cuidado ou recomendações de coisas a prestar atenção quando a verificar um para comprar?
- sem querer ser indiscreto... com tudo contabilizado, quanto pagou pelo seu?
Eduardo
21/02/2019 23:58
João M em relação à manutenção é preciso ter em conta que só existe em Lisboa e no Porto e enquanto o carro estiver na garantia é necessário ir lá fazer as revisões.

Deterioração da bateria, zero, o carro vai com 117 mil quilómetros, 28 mil feitos na minha mão. O Ampera / Volt é muito conservador no uso da bateria e tem gestão térmica.

A ter em conta se tem menos de 160.000km por causa da garantia e se tem as revisões feitas na marca. Se for um carro fora do período de garantia, confirmar que o carregador é o que tem os cabos pretos e não os cabos laranjas. Quase todos os carregadores com os cabos laranjas avariam e são trocados em garantia pelo novo com os cabos pretos. Um carregador são €600 na marca, fora consegue-se por €300 a €400.

O meu ficou-me pelos 17 mil já com a viagem, legalização, seguro, IUC e tudo mais. Fui-o buscar com 89 mil quilómetros e ficou-me ao preço de um com 140 / 150 mil km já com matricula nacional.
Leonel
Leonel
16/03/2019 21:44
Boa noite Eduardo, se fosse hoje, tomaria a mesma decisão ou considerava outras hipótese? Quais?
Obrigado
Leonel
Leonel
16/03/2019 21:49
Olá esqueci-me de perguntar quais as diferenças entre a versões Cosmo Navi e Bose Edition.
Obrigado
Eduardo
19/03/2019 00:14
Leonel comprava novamente um Ampera sim. Estou bastante satisfeito com o carro, melhor só um Cadillac ELR mas esse não se vendeu na Europa.

Só conheço as versões Cosmo e Executive. A versão Cosmo é a mais equipada com o volante em pele e bancos em pele aquecidos. A versão Cosmo pode ter como extras o sistema de som Bose com navegação, alarme, sensores de estacionamento e câmara marcha atrás.
Daniel
Daniel
16/04/2019 12:35
Boa tarde Eduardo. Obrigado por todas as informações que partilha pois são extremamente interessantes e importantes para quem pretende adquirir um Opel Ampera.
Uma questão: para poder carregar o veículo a 16A é necessário adquirir um carregador diferente. Vi uns a 275€ na loja dos carregadores, com a ficha Tipo 1. Na sua opinião acha suficiente? Já agora, recomenda alguma marca ou modelo de carregador?
Além disso o carro traz o carregador para casa e um outro cabo Tipo 1 - Tipo 2, correto?
Alguma vez teve problemas a carregar o carro em casa? Eu vivo num prédio com garagem particular e contador ligado ao contador principal da casa. Acha que é exequível?
Obrigado pela atenção e continuação no óptimo trabalho aqui no site.
Eduardo
17/04/2019 07:36
Daniel eu uso o que vem com o carro e carrego a 10A, ainda só tive um dia em que tinha dado jeito carregar a 16A para não usar gasolina. O outro cabo dá para carregar a 16A nos postos públicos. O carro trás os dois.

Só tive problemas de carregamento com o carregador original (cabos laranja), foi trocado em garantia para o novo (cabos pretos). É mal comum e afecta quase todos os carregadores.

Também moro num prédio com garagem particular, ligação vem do contador de casa e tem carregado sempre sem problemas. Tenho na garagem disjuntores de 16A mas o cabo que vem de casa é de 20A. É só garantir que as tomadas estão em condições para evitar aquecimentos para não ter o quadro a disparar.
Sérgio
Sérgio
13/02/2020 11:59
O meu ampera deixou de carregar alguém sabe o que pode ser?
Eduardo
19/02/2020 00:08
Sérgio deixou de carregar como?

Não carrega com o carregador de ligar à tomada? Esse carregador fica com alguma luz vermelha acesa?

Não carrega nos postos públicos? É apresentado algum erro no ecrã do carro?

Não carrega de maneira nenhuma? É apresentada alguma mensagem no quadrante?
Rui Gomes
Rui Gomes
08/06/2020 20:22
Boas Eduardo,
Parabéns pelo detalhado e inspirador artigo !
Gostava de comprar um Ioniq de 2018, mas por menos 10.000€ talvez seja mais razoável adquirir um Ampera de 2013 / 2014 ... que seguramente não me vai provocar a famosa ansiedade da autonomia elétrica ... :-)
Com a sua boa experiência com o Ampera, se hoje estivesse comprador de um outro carro elétrico, quais seriam as suas preferências para um orçamento entre 10 e 20.000€ ?
Ouvi dizer que os carregadores rápidos podem causar danos à capacidade de recarregar as baterias dos Nissan Leaf ... Tem conhecimento do mesmo fenómeno em geral ou no caso específico do Ampera ?
E quanto à longevidade das baterias do Ampera ? Comprando um carro de 2013 ... estou no limiar da garantia de 8 Anos ... Tenho um pouco receio de ter de desembolsar uma enorme quantia para substituir a bateria híbrida do carro ... Gostava de ouvir o seu comentário e se sabe qual seria o preço de uma nova bateria . Muito Obrigado !
Eduardo
09/06/2020 00:42
Rui sinceramente para a utilização que dou ao carro ainda não era capaz de comprar um 100% eléctrico (porque não tenho dinheiro para comprar um Taycan). Já fiz mais de 50 mil quilómetros com o carro e a minha média está agora nos 2.3 l/100km. Por vezes gostava de ter um pouco mais de bateria, em algumas viagens acabo por gastar gasolina para fazer apenas 5 ou 10 quilómetros.

Por outro lado em viagens grandes é parar e atestar, o depósito é pequeno e faz cerca de 400km a gasolina e as médias têm-se mantido nos 5.5 l/100km só a gasolina.

O Ioniq deve ser dos eléctricos mais eficientes do mercado, a autonomia anda pelos 180km mas existe quem faça 250km, tudo depende da velocidade e paciência. E é um carro que carrega relativamente depressa. Este vídeo é interessante, um teste de 1000km. Se não fizer viagens grandes regularmente, é uma óptima proposta.

Em relação a desgaste da bateria, o Ampera não tem carga rápida, carrega no máximo a 16A, ou seja, cerca de 3h30m para carregar totalmente o carro. Todos os carros perdem capacidade de bateria, no caso do Ampera como tem arrefecimento da bateria e apenas usa 60% da capacidade não existem casos de degradação conhecidos. No entanto recentemente alguns proprietários que fizeram uma actualização de software indicam que perderam capacidade, outros que após alguns ciclos de carga e descarga voltaram ao normal. Este tópico no fórum Nova Energia tem alguma informação sobre isso.

Problemas até hoje tive dois resolvidos em garantia, o carregador de ligar à tomada que foi trocado praticamente assim que comprei o carro (a partir de 2013 veio outro carregador melhor) e um sensor do nível do liquido de refrigeração de bateria no final do ano passado. É um carro bastante fiável.
Márcio Girão
Márcio Girão
13/07/2020 14:44
Boa tarde, pretendo comprar um ampera com 150.000 kms , o que devo observar no automóvel , vale a pena? Cumprimentos.

E normalmente a cada quantos mil kms é preciso fazer a troca das baterias e quanto custa?
Muito obrigado !
Eduardo
26/07/2020 11:54
Márcio diria que é ver se o carregador de casa já foi trocado (cabos pretos em vez de laranjas) porque com essa quilometragem está perto de acabar a garantia. É a única coisa que é comum avariar, é trocado por outro carregador em garantia. Nos modelos mais recentes com apoio de braço atrás já vem com o carregador novo.

Trocas de bateria desconheço, não é uma peça de desgaste. Tem carros com mais de 500.000 km que não trocaram a bateria.
Luis
Luis
27/08/2020 00:59
Olá Eduardo. Em primeiro lugar queria felicitá-lo e dar-lhe os parabens pela partilha de experiência relativamente ao seu ampera.
Gostaria de saber já alguma vez efetuou alguma revisão sem ser na marca? Do ponto de vista de manutenção do motor pode ser feito por um mecânico "normal" ou tem alguma especificidade que justifique ser feita na marca? Com que regularidade devem ser feitas as revisões? Tem conhecimento de algum plano de manutenções?
Cumprimentos e mais uma vez obrigado pela partilha
Caleb
Caleb
30/08/2020 13:58
Olá Eduardo e obrigado pelo bom contributo.
Pergunta: quer vender-me o seu Ampera?
Obrigado
Eduardo
05/09/2020 00:46
Luis ainda não fiz nenhuma revisão fora da marca por causa da garantia, mas de todos os procedimentos que fizeram, tirando a troca do liquido de refrigeração da bateria que precisa do software da Opel para purgar o circuito, tudo o resto é igual a um carro normal e pode ser feito num mecânico "normal". As revisões são anuais, mas na realidade o óleo só precisa ser trocado a cada dois anos ou se o computador de bordo o pedir, existe uma troca da correia da bomba de água do motor a combustão e os filtros de ar e habitáculo.

Plano de manutenção não tenho.

Caleb lamento, não está à venda.

Bruno
Bruno
18/11/2020 09:49
Olá Eduardo. Obrigado pela partilha. Se fosse hoje voltava a comprar um Ampera? Agora que estão fora de garantia como é em caso de problema com a bateria?
Eduardo
27/11/2020 08:54
Bruno sim, voltava a comprar. Não existe nada no mercado de usados neste momento igual ou superior ao Ampera dentro do mesmo valor para a utilização que lhe dou.

Problemas de bateria não tive e estou também fora da garantia que o carro fez os 8 anos. Neste carro pelo que se vai vendo nos fóruns é muito raro um problema com a bateria, mas já começam a aparecer empresas especialistas em carros eléctricos a fazer manutenção e trocas de módulos de baterias. Não faço ideia qual o valor para a troca de um módulo da bateria na Opel ou o valor completo de uma bateria nova.
Vitor Moreno
Vitor Moreno
07/02/2021 19:20
Excelente artigo
Tenho uma dúvida , tenho um Ampera ainda não faz uma semana...A minha dúvida é, carrego e aparece uma autonomia em quilómetros.
Por favor exemplo: tem 50 quilómetros de autonomia, anda um quilómetro e baixa para 48 ou 47 isso será normal .
Obrigado
Eduardo
07/02/2021 20:21
Vitor sim é normal, na gíria até chamam ao indicador de autonomia dos carros eléctricos de guess-o-meter. É tal como nos carros a gasolina ou gasóleo, a autonomia é um cálculo aproximado do tipo de condução, temperatura exterior e acessórios ligados (rádio, ar condicionado).

A diferença é que nos carros eléctricos como a autonomia é curta e o valor actualiza em intervalos de 1 quilómetro nota-se mais os ajustes feitos à autonomia total.

Eventualmente ao fazer o mesmo percurso ou tipo de uso várias vezes seguidas o indicador de autonomia torna-se mais fiável, indicando um valor de vai de acordo com o seu tipo de condução e percursos que faz.
Gonçalo Pires
Gonçalo Pires
15/05/2021 20:02
Boas. Quantos km tem hoje o seu ampera? Compraria hoje outro ampera, com esses km ?
Cumprimentos
Eduardo
19/05/2021 12:03
Gonçalo por causa da pandemia só tem 155.000 km. Eu nunca liguei muito a quilómetros na compra de um carro, só se o mesmo ainda estiver no período de garantia do fabricante com limite de quilómetros. Aliás quando comprei o meu existiam outros com menos quilómetros mas em pior estado.

No caso dos Ampera com a garantia de 8 anos só se encontrar algum matriculado em 2014 para ainda ter 1 ano de garantia, e esses são raros.
Henrique
Henrique
30/08/2021 12:27
Desde já parabéns pelo excelente feedback. Muito esclarecedor, útil e interessante.
Se me conseguir ajudar em algumas dúvidas seria ótimo, o que desde já agradeço.

Caso o carro esteja parado mais de 1 mês, é aconselhado desligar a bateria de arranque (é uma Start & Stop 60Ah-680A?) para que esta não descarregue?
A substituição da bateria de arranque, ou o ligar após desligar, requer ir à Opel para reconfigurar a eletrónica ou reconhecimento de bateria nova?

A bateria de assistência ao motor elétrico, não a de arranque, tem problemas quando o carro está parado mais de 1 mês?
Eduardo
30/08/2021 18:33
Henrique no manual indica para manter a bateria principal com meia carga e desligar o terminal negativo da bateria de 12v. Já desliguei a minha várias vezes, já a tive desligada vários dias seguidos e troquei de bateria quando a actual ficou sem carga e nunca foi preciso nenhuma intervenção no carro. É o método mais seguro.

Outra alternativa é manter o carro ligado à corrente se for um modelo de 2013+ ou com a bateria praticamente vazia definir um intervalo de carregamento diário de apenas 30 min durante o fim-de-semana com o carregador a 6A (duas luzes) para ir carregando a bateria de 12v nos modelos anteriores a 2013.

Ainda existe outro método que é usado para transporte em que se liga o carro, depois os quatro piscas e depois é preciso ficar a carregar no pedal do travão e no botão de ligar durante 15 segundos, mas isto nunca experimentei.
Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
14/12/2021 08:43
Bom dia Eduardo,

Muito obrigado pelo artigo e comentários muito esclarecedores.

Desconhecia o Cadillac ELR. Fiquei a conhecer por causa do seu comentário acima.

Estive a pesquisar e encontrei alguns à venda na União Europeia.

O carro é, de facto, muito atrativo.

No entanto, não seria um risco comprar dado a marca não estar estabelecida na Europa e caso haver algum problema, haver falta de peças?

Sendo o sistema elétrico semelhante ao Ampera/Volt será possível carregar em qualquer posto de carregamento público?

Estando o carro fora da garantia, será um risco acrescido a compra. Recomenda alguma oficina que seja especialista neste tipo de carros REV ou PHEV?

Muito obrigado.
Eduardo
14/12/2021 10:13
Pedro o maior risco é mesmo a falta de assistência e peças especificas ao ELR que precisem de ser enviadas a partir dos Estados Unidos. Depois temos a questão da legalização, com carros que não foram cá homologados nem sei como se processa. Impossível não é, tanto que temos cá já dois Fisker Karma.

Pode carregar em qualquer posto público, tal como o Ampera usa um cabo Tipo 2 a Tipo 1. Manutenção em oficinas independentes desconheço, felizmente ainda não foi necessário.

Mas o carro tanto por fora como por dentro está uns furos acima do Ampera.
Bruno Silva
Bruno Silva
19/02/2022 12:01
Olá Eduardo.

Obrigado por esclarecer várias dúvidas aqui.

Se não tivesse garagem mas um sitio perto para carregar comprava um Ampera?

Compensa carregar na rua ou andar a gasolina? Quais os consumos?

Muito obrigado
Eduardo
19/02/2022 12:52
Bruno eu não comprava nenhum carro plug-in ou eléctrico sem ter garagem ou local próprio onde o carregar. Dito isto existe um Ampera relativamente perto de mim que carrega com uma extensão que sai da janela e no fórum Nova Energia até existe um proprietário de um Ampera que apenas carrega nos postos públicos e está satisfeito.

Se compensa carregar na rua, depende dos postos. Regra geral quase todos ficam mais baratos do que andar a gasolina, principalmente agora em período de máximos históricos e a tendência continua a ser de aumento. Mas a diferença não é tão grande quando comparado a carregar em casa. Por exemplo num posto perto de casa carregar na rua fica pelos 5.41 Eur / 100km, em casa 1,65 Eur / 100km e a gasolina no posto mais barato aqui da zona 9,89 Eur / 100km. Se só carregasse na rua ainda poupava 4,48 Eur a cada 100km, é dinheiro.

Sugiro que instale a app Miio e lá pode simular os valores de carregamento, pode até adicionar os planos de mobilidade do seu fornecedor de energia e ver qual fica mais barato.

A parte chata de carregar na rua é que o posto tem que estar disponível e tem que remover o carro no fim do carregamento, senão vai continuar a pagar por minuto a utilização do posto e aí vai ficar mais caro. É ter isso em conta, chega a casa, mete o carro a carregar e ao fim de 3 horas tem que o ir tirar e estacionar noutro local.

Consumos depende muito de onde circula. Em modo eléctrico em 2020 andei a controlar isso para médias e fiz 15.8 kWh / 100km, embora em cidade os consumos sejam mais baixos e facilmente se faça 14 kWh / 100km. A gasolina em nacionais a 90km/h consegue-se valores abaixo dos 5 litros ou perto disso. Em auto-estrada a 120 faz 6 a 6,5 dependendo da carga (passageiros e bagagem), a 130 / 140 passa dos 7 facilmente.
Rui
Rui
04/08/2022 15:23
Antes de mais, parabéns Eduardo pelo seu excelente trabalho, que ajuda realmente a perceber melhor alternativas e em especial o Ampera do qual sou fã.

Tentei procurar no site da empresa onde comprou o seu, mas nas opções não aparece a Opel. Estará a escapar-me alguma coisa?
Será vantajoso comprar um Ampera em Portugal, por exemplo a 9000€ com 250000km ou a 14000€ com 160000km? Ou, comparativamente, poderá haver melhores negócios no estrangeiro?
Parece-me que o Ampera, apesar dos anos, continua a ser uma referência. Estou certo ou os novos híbridos fazem muito mais sentido?

Gostaria de ter a sua opinião
Obrigado
Eduardo
04/08/2022 18:57
Rui naquele stand os carros eram provenientes de frotas / leasing quando terminavam os contratos, um Ampera ali já é missão impossível porque deixaram de ser comercializados em 2015.

Em relação a preços, o mercado neste momento está estranho com os usados a passaram o preço dos novos por existir falta de carros para entrega e tudo o que é eléctrico ou plug-in a ter valorizado fortemente com o aumento da procura com os preços da gasolina e gasóleo acima dos 2 Eur por litro.

A verdade é que por 14 mil não se encontra nenhum eléctrico interessante quando comparado com um Ampera. E os plug-ins continuam a ter performances e autonomias inferiores, sem falar de que um Ampera é um eléctrico até acabar a bateria, outros plug-ins ou têm performance limitada ou ligam o motor quando se pisa a fundo numa ultrapassagem ou arranque.

Agora nessas duas opções, de 9000 para 14000 Eur ainda é muita diferença para dois carros que já estão fora de garantia. A mim os quilómetros não me metem medo se o carro tiver comprovativos da manutenção e estiver em boas condições. É um carro bastante fiável (o mais fiável que tive até hoje), o meu teve este ano as maiores despesas ao passar os 160.000km com a mudança do óleo da caixa e amortecedores novos, tirando isso tem sido à prova de bala.

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