Como escolher um filtro de habitáculo para o carro
O filtro do habitáculo é a barreira entre o ar exterior e interior do nosso carro. Existem, regra geral e dependendo do carro, três tipos de filtros, e podem apenas remover pó, bloquear cheiros ou até partículas, fungos e bactérias.
Deve ser trocado todos os anos ou num intervalo inferior se circular em zonas com muita poeira. Um filtro de habitáculo por trocar pode ser a causa de maus cheiros, excesso de humidade e embaciamento dos vidros e até reduzir o caudal de ar do ar condicionado ou tornar o ar mais quente no verão.
A troca do filtro é normalmente simples, sendo acessível na zona do tablier ou firewall, e pode ser mudado em casa facilmente na maioria dos casos (a não ser que tenham um Smart).
Filtro de pólen
Este é o filtro comum, apenas bloqueia pólen, poeiras e outros elementos que possam entrar pelas condutas de ar como pequenas folhas ou insectos.
Embora seja invulgar, nem todos os carros com ar condicionado trazem filtro de habitáculo, embora seja cada vez mais raro. Se for o caso, ter apenas o filtro de pólen torna-se uma mais valia pois evita que folhas se acumulem na ventoinha levando ao seu desgaste prematuro e à causa de maus cheiros no interior do veículo.
Filtro de habitáculo de carvão activado
Têm o mesmo funcionamento que o filtro de pólen mas têm uma aparência mais escura. É normal, por possuírem carvão activado, um material poroso que é usado para filtrar gases e líquidos.
No caso dos automóveis estes filtros bloqueiam os maus odores como o cheiro dos escapes de carros a gasóleo de entrar dentro do habitáculo, sem ser necessário activar a re-circulação de ar.
Embora mais caros são ideais para quem circula bastante em ambientes com muito tráfego automóvel, como cidades ou túneis onde estes gases se acumulam e acabam por entrar no habitáculo.
Filtro de partículas do habitáculo (HEPA)
Com o mesmo funcionamento dos filtros de pólen e de carvão activado, estes além de bloquear poeiras e maus cheiros limitam a entrada de partículas mais pequenas (PM 2.5) que são prejudiciais à saúde.
São vulgarmente denominados por HEPA (High-efficiency particulate air) e dependendo da marca do filtro podem ainda ter um efeito anti-bacteriano e fungicida, óptimo para quem tem alergias e ajuda a combater odores em dias húmidos mantendo o ar fresco.
São os filtros mais caros e podem não estar disponíveis para todos os veículos.
Qual o filtro que devo escolher?
Primeiro é preciso saber qual a disponibilidade dos vários filtros de cada marca. O ideal é começar por uma marca que seja usada pelos próprios fabricantes como Bosch, Mahle, Mann Filter, Purflux ou Valeo.
Depois perceber que tipo de filtro se pretende e qual o uso dado à viatura. Se existem pessoas com alergias, se circulam regularmente em ambientes mais poluídos (podem consultar o BreezoMeter) e se é comum terem maus cheiros vindo do exterior na viatura.
Depois é tudo uma questão de preço. Para o meu carro actual com filtros Mann Filter os preços vão de €11 para o filtro de pólen, €18 para o de carvão activado e €21 para o filtro de partículas. Como circulo bastante em cidade e detesto o cheiro de gasóleo opto sempre pelos de carvão activado, e sendo a diferença de apenas €3 optei pelo filtro de particulas que bloqueia as particulas mais finas emitidas pelos escapes dos carros.
Depois existem outros casos, por exemplo no Citroën C6 o próprio sistema de ar condicionado tinha um sensor que media a poluição entre o interior e exterior do carro e automaticamente cortava a entrada de ar se o valor exterior fosse superior. Ainda assim optava pelo filtro de carvão activado porque alguns odores acabavam por entrar no habitáculo.
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