Compensa mudar para um carro eléctrico ou não?
Os eléctricos parece que vieram para ficar, até o Jeremy Clarkson já conduz alguns. Já existem carros com autonomias decentes e que em alguns casos podem facilmente ser o único carro de família.
Mas será que compensa mudar para um carro eléctrico? Para não se voltarem a cometer os erros do passado com os carros a gasóleo é preciso fazer bem as contas.
Vou ter como exemplo um carro eléctrico, um híbrido e dois a gasolina. Tudo carros do mesmo segmento, com prestações semelhantes para ver se realmente compensa.
Antes de saber se compensa, tenho condições de ter um eléctrico?
Um carro eléctrico não é para toda a gente, infelizmente. Algo bastante importante antes de se optar por um eléctrico ou plug-in é saber se existe local onde o carregar. É necessário ter garagem ou local de estacionamento privado com uma tomada com pelo menos 16A. Se isto não é possível, nada feito.
Comprar um eléctrico ou plug-in à espera de o carregar na rua é um erro, existem vários pontos de carga desligados e os que estão ligados normalmente estão sempre ocupados. Mesmo os pontos de carga rápidos nas cidades estão regularmente com filas por carros ao serviço da Uber e uma carga de 30 minutos pode demorar mais de 1h30 com as filas de espera.
Depois é preciso ter em conta a autonomia e o tempo de carga. Se faz 100km por dia um plug-in provavelmente não é o ideal, a não ser que faça 50km para cada lado e possa carregar em casa e no trabalho.
Se faz viagens grandes regularmente um eléctrico pode não ser o ideal, se tiver um carro com 200km de autonomia e todos os meses fizer uma viagem de 300km vai ter que adicionar 30 minutos (ou mais) ao tempo de viagem, isto caso tenha um ponto de carga rápida pelo caminho.
Vamos a contas!
Vou supor que quero trocar de carro e o valor de retoma é igual entre todas as propostas que me foram feitas nas várias marcas. Nos custos com o combustível vou ter como base o preço da gasolina Top 95 da Prio a 1.429 Eur o litro e para o preço da electricidade o valor de 0.122 Eur por Kw em vazio e 0.228 Eur por Kw em cheias e ponta do plano de Mobilidade Eléctrica da EDP. Com o consumo anunciado pelas marcas vou calcular o custo por quilómetro com base nestes valores.
Os carros que escolhi para o comparativo são do segmento C com prestações semelhantes. O Nissan Leaf 40kWh, Opel Astra 1.4 Turbo, Volkswagen Golf 1.5 TSI DSG e o Toyota Auris 1.8 HSD.
Temos assim o seguinte cenário:
Nissan Leaf | Opel Astra | Volkswagen Golf | Toyota Auris | |
---|---|---|---|---|
Preço | 34.900 Eur | 27.300 Eur | 31.800 Eur | 27.350 Eur |
Potência | 150cv / 320 Nm | 150cv / 230 Nm | 150cv / 250 Nm | 136cv / 142 Nm |
Consumos | 15kW/100km | 5.4l/100km | 5.0l/100km | 4.3l/100km |
IUC | 0 Eur | 171.18 Eur | 171.18 Eur | 204.21 Eur |
Custo por km | €0,018 / €0,034* | €0,077 | €0,071 | €0,061 |
O preço do Nissan Leaf não tem o beneficio fiscal de 2.250 Eur atribuído pelo estado, uma vez que existe actualmente um limite de 1000 viaturas anuais para obter este beneficio. O custo por quilómetro reflete o valor de carregamento em horário de vazio (mais barato) ou em horário de cheia (mais caro). Regra geral os carros são sempre carregados de noite usando a tarifa mais baixa e é essa que será usada para os cálculos seguintes.
Analisando os dados, o Leaf é o mais caro de todos, é também o que tem mais binário e um custo por quilómetro mais baixo. O Astra é o mais barato e o Auris o que tem menos potência com 136cv e apenas 142Nm.
Nos tempos do gasóleo esta tabela bastava para dizer que o Leaf era o vencedor, mas será? Ainda temos que somar o valor do IUC e das revisões anuais, mas precisamos de perceber qual o custo anual de cada um destes carros dependendo do número de quilómetros percorridos.
Vou colocar como valor base para a revisão 100 Eur para o Leaf (acima do valor real) e 250 Eur para os carros a combustão (abaixo do valor real). Assim colocamos as contas a favor dos carros a combustão para garantir que não existe erro nos resultados caso o eléctrico saia vencedor.
E não, nem o Leaf nem o Auris precisam de trocar a bateria a cada 15 dias.
Portanto por ano temos este custo em combustível, IUC e manutenção programada:
Nissan Leaf | Opel Astra | Volkswagen Golf | Toyota Auris | |
---|---|---|---|---|
10.000km ano | 280 Eur | 1.191 Eur | 1.131 Eur | 1.064 Eur |
15.000km ano | 370 Eur | 1.576 Eur | 1.486 Eur | 1.369 Eur |
20.000km ano | 460 Eur | 1.961 Eur | 1.841 Eur | 1.674 Eur |
25.000km ano | 550 Eur | 2.346 Eur | 2.196 Eur | 1.775 Eur |
Olhando para a tabela e tendo em conta o ordenado médio em Portugal percebemos que andamos a trabalhar mais de 1 mês para pagar os custos anuais de um carro mesmo que se ande apenas 10.000km por ano. E novamente o Leaf sai vencedor, mas não estamos a ter em conta aqui o valor de aquisição, e ai o Leaf é o mais caro dos quatro carros em comparação.
Para que o comparativo faça sentido é preciso perceber durante quanto tempo vamos ter o carro. Normalmente quem compra carro novo mantém o carro entre 4 a 8 anos até o trocar por outro.
Então o custo total (custo anual mais o preço de aquisição) se trocar de carro após 4 anos é este:
Nissan Leaf | Opel Astra | Volkswagen Golf | Toyota Auris | |
---|---|---|---|---|
10.000km ano | 36.020 Eur | 32.064 Eur | 36.324 Eur | 31.606 Eur |
15.000km ano | 36.380 Eur | 33.604 Eur | 37.744 Eur | 32.826 Eur |
20.000km ano | 36.740 Eur | 35.144 Eur | 39.164 Eur | 34.046 Eur |
25.000km ano | 37.100 Eur | 36.684 Eur | 40.584 Eur | 34.450 Eur |
Ao fim de 4 anos, independentemente da quilometragem anual o vencedor é o Auris. O Astra vem em segundo lugar por ser o mais barato dos quatro carros e o Leaf coloca-se em terceiro lugar pelo baixo custo por quilómetro. O Golf curiosamente, mesmo apenas com 10.000km por ano fica em último, sendo o carro que fica mais caro.
Mas vamos supor que o comprador de um Leaf não iria optar por um Auris por ter menos potência. Com o Astra de 150cv sobram quase 4 mil Eur ao fim de 4 anos de utilização se apenas fizermos 10 mil quilómetros por ano.
Portanto o Leaf sai, na teoria, a perder, mas falamos deste assunto no final.
Agora vamos fazer a mesma análise mas a 6 anos:
Nissan Leaf | Opel Astra | Volkswagen Golf | Toyota Auris | |
---|---|---|---|---|
10.000km ano | 36.580 Eur | 34.446 Eur | 38.586 Eur | 33.734 Eur |
15.000km ano | 37.120 Eur | 36.756 Eur | 40.716 Eur | 35.564 Eur |
20.000km ano | 37.660 Eur | 39.066 Eur | 42.846 Eur | 37.394 Eur |
25.000km ano | 38.200 Eur | 41.376 Eur | 44.976 Eur | 38.000 Eur |
E, surpresa surpresa, ao fim de 6 anos continua a ser o Auris o carro mais barato. Mas se fizermos 20 ou 25 mil quilómetros por ano já estamos com 120 ou 150 mil quilómetros rodados, respectivamente, e a diferença já é inferior a 250 Eur no total dos 6 anos. O valor das revisões aumenta, o que não vem reflectido nestes valores e poderá "comer" esta pequena diferença de 40 Eur por ano. Mas falamos deste assunto no final.
Vamos agora perceber qual o resultado ao fim de 8 anos.
Nissan Leaf | Opel Astra | Volkswagen Golf | Toyota Auris | |
---|---|---|---|---|
10.000km ano | 37.140 Eur | 36.828 Eur | 40.848 Eur | 35.862 Eur |
15.000km ano | 37.860 Eur | 39.908 Eur | 43.688 Eur | 38.302 Eur |
20.000km ano | 38.580 Eur | 42.988 Eur | 46.528 Eur | 40.742 Eur |
25.000km ano | 39.300 Eur | 46.068 Eur | 49.368 Eur | 41.550 Eur |
Ao fim de 8 anos o Leaf compensa, excepto para os que apenas andam 10 mil quilómetros por ano. Isto quer dizer que o Leaf só compensa após 120.000km e devemos todos andar de híbrido? Não necessariamente.
Análise dos resultados
Como disse no início as contas foram feitas para colocar o eléctrico no pior patamar possível. Com um preço de revisão acima do valor real quando os outros estão com um valor inferior, sem a análise de possíveis avarias que não estão cobertas pela garantia dos restantes carros, sem uma percentagem do aumento do IUC, etc.
A verdade é que para quem anda pouco um eléctrico pode não compensar. Neste comparativo em concreto se o Leaf for adquirido com o beneficio fiscal de 2.250 Eur ao fim de 7 anos compensa em relação ao Auris híbrido se fizermos apenas 10.000km por ano.
Já para quem faz 20 a 25 mil quilómetros por ano ao fim de 6 anos a diferença a favor do Auris é de apenas 40 Eur por ano, sem ter em conta o preço das revisões que aumenta neste patamar, portanto aqui o Leaf sai vencedor.
Se o carro for para levar para a cidade de Lisboa por exemplo, um carro 100% eléctrico paga apenas 12 Eur por ano para estacionar, um carro convencional pode pagar entre 70 a 100 Eur por mês, pode ser uma poupança de 1180 Eur anuais.
Também não está aqui em análise o valor de retoma destes carros, que é uma incógnita e a desvalorização pode ser semelhante entre eles.
Ainda em falta a questão da fiabilidade, embora num caso em que se façam apenas 100.000km em 8 anos seja difícil existirem problemas de maior, no Leaf a garantia é de 8 anos ou 160.000km. Nos restantes a garantia é menor e qualquer avaria será suportada pelo proprietário.
Fiquei sem perceber nada, compensa ou não?
Depende, se for para vender após 4 anos e não tivermos direito ao incentivo fiscal, não compensa, a não ser que exista uma avaria fora de garantia.
Para quem vai manter o carro após 6 anos e faz 20 mil quilómetros ou mais, compensa comprar o Leaf porque a diferença para o Auris é mínima. Agora certamente que quem tem apenas 27 mil Eur para o Auris não consegue fazer o esforço financeiro de 7500 Eur para comprar outro carro. Se olharmos apenas para o Golf e o Leaf com custos de aquisição semelhantes o Leaf compensa rapidamente, bastam 40.000km.
E se em novo não compensa, no mercado dos usados com valores mais baixos o resultado pode ser diferente.
Outra coisa a reter é que esta análise não tem em conta as emissões, apenas se foca no custo monetário de aquisição e manutenção da viatura.
E estas são as contas que se devem fazer para perceber se realmente compensa monetariamente passar para um carro eléctrico. Se não quiserem ter o trabalho de fazer as contas manualmente o Comparador de Consumos faz as contas, apenas precisa do valor do carro, IUC e revisões.
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