Condutores lentos criam trânsito e aumentam custos com combustíveis
Já se depararam com trânsito infernal em hora de ponta e que de repente começa a andar sem existir nenhum incidente na estrada? A culpa é dos condutores lentos que causam engarrafamentos e provocam o chamado efeito de onda. O resultado? Mais trânsito e maior consumo de combustível.
Num estudo feito em 2013 verificaram que cada lar em França tem um custo adicional de 2200 Eur anuais em combustíveis por causa do trânsito, aqui incluí também acidentes, obras, semáforos e outros incidentes. Uma das principais causas para o trânsito são os condutores lentos.
E o que é um condutor lento? É um condutor que demora mais a entrar numa rotunda ou acesso a uma auto-estrada ou que circula a uma velocidade inferior ao fluxo do trânsito. Inicia-se o efeito de onda em que o condutor de trás reduz a velocidade em 5km/h e assim sucessivamente até que chega ao ponto zero em que um condutor vai parar.
Podemos usar um simulador de trânsito para verificar estas implicações. O simulador em mtreiber.de é perfeito para isso pois permite simular entradas e saídas de uma auto-estrada, cortes de faixa e passagem alternada, ou apenas uma estrada aberta. A qualquer momento podemos criar uma situação em que um condutor circula a uma velocidade mais lenta ou hesita numa mudança de faixa.
Decidi fazer essa simulação para perceber as implicações que um condutor pode ter em termos de custos, tempo e poluição.
Num cenário de acesso a uma auto-estrada, onde circulam cerca de 2500 carros por hora e entram 720 viaturas por hora num acesso o trânsito flui normalmente com todos os carros espaçados entre si e sem qualquer demora.
Colocando 3 condutores que mudaram de faixa ou reduziram consideravelmente a velocidade sem necessidade para isso consegui gerar um efeito de onda que prejudicou o trânsito de tal forma que mesmo após vários minutos e mais tarde reduzindo o número de carros a entrar na auto-estrada para 13 por hora o trânsito continuava compacto.
Bloqueando completamente a entrada de novos carros pelo acesso à auto-estrada o efeito de onda continuava mesmo após vários minutos.
Bastaram 3 condutores com uma condução errática, ao demorarem mais tempo a entrar na auto-estrada e a reduzir a velocidade em relação ao fluxo de trânsito para gerar um engarrafamento que na vida real poderia demorar horas a normalizar.
Se olharmos para esta simulação como um dia normal numa auto-estrada em hora de ponta em que existem condutores que não têm uma condução adequada podemos facilmente perceber os custos que estes condutores acarretam na economia. Mais emissões poluentes, aumento de custos com combustíveis e com atrasos para chegar ao trabalho, quebra na produtividade.
Se pensarmos que em média cada carro tem um aumento no consumo de 1 litro e, para facilitar as contas, vamos supor que são todos a gasóleo, temos por hora um gasto adicional superior a 800 Eur em combustíveis para percorrer um curto espaço.
Nós, condutores, podemos atenuar estas situações. Ler o trânsito à nossa frente e em vez de travar tirar o pé do acelerador, facilitar as entradas e saídas nas auto-estradas e evitar mudanças desnecessárias de faixa.
Aconselho vivamente a brincarem um pouco com este simulador que ajuda a perceber o impacto de alguns comportamentos na estrada no estado do trânsito. Saímos todos a ganhar.
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