Dacia eléctrico, gasolina ou a GPL, qual sai mais barato?
Num artigo anterior já fiz as contas sobre se compensava mudar para um carro eléctrico. Mas o que a Internet me ensinou é que os carros eléctricos são caros quando se pode comprar um Dacia por pouco mais de 10.500€, e estar num Dacia ou num Bentley na Av. da Boavista em hora de ponta é aparentemente igual, porque chegam ambos ao mesmo tempo à rotunda da Boavista. Ou pelo menos é o que a Internet pensa.
Para esta análise vou usar o Dacia Sandero nas versões a gasolina e GPL e o Dacia Spring, 100% eléctrico. Os preços são das versões base, ignorando potência ou equipamento, porque isto vai ser um carro para circular apenas entre A e B, um mero meio de transporte.
Nos custos com o combustível vou ter como base o preço da gasolina simples do Auchan praticada hoje a 1.999 Eur o litro, o GPL do Auchan a 0.845 Eur o litro.
Para o preço da electricidade o valor é de 0.124 Eur por Kw em vazio do plano de Mobilidade Eléctrica da EDP com IVA a 23%. Vou ignorar a taxa mais baixa de 13% de IVA para os primeiros 100 kWh consumidos e assumir que esse valor é utilizado para o consumo normal da casa.
Com o consumo anunciado pelas marcas vou calcular o custo por quilómetro com base nestes valores.
Começamos então com estes dados:
Sandero Gasolina | Sandero GPL | Spring Eléctrico | |
---|---|---|---|
Preço | 10.500 Eur | 12.700 Eur | 17.500 Eur |
Consumos | 5.3l/100km | 7.0l/100km | 14kW/100km |
IUC | 103.12 Eur | 103.12 Eur | 0 Eur |
Custo por km | €0,106 | €0,059 | €0,017 |
O preço do Dacia Spring não tem o beneficio fiscal que este ano é de 4.000 Eur atribuído pelo estado, uma vez que existe um limite de candidaturas e não seria uma comparação justa, mas é um valor a ter em conta. Vou assumir um custo fixo de 100 Eur para a revisão anual do carro eléctrico (acima do valor base) e de 150 Eur para os outros (abaixo do valor).
A versão a GPL custa assim mais 2.200 Eur que a versão a gasolina. A versão eléctrica custa mais 7.000 Eur que a versão a gasolina e 4.800 Eur mais que a versão a GPL.
Portanto por ano temos este custo em combustível, IUC e manutenção programada:
Sandero Gasolina | Sandero GPL | Spring Eléctrico | |
---|---|---|---|
5.000km ano | 783 Eur | 548 Eur | 185 Eur |
10.000km ano | 1313 Eur | 843 Eur | 270 Eur |
15.000km ano | 1843 Eur | 1138 Eur | 355 Eur |
20.000km ano | 2373 Eur | 1433 Eur | 440 Eur |
Ao contrário do outro comparativo, aqui reduzi a quilometragem anual porque aparentemente com o trabalho remoto e tudo mais os portugueses usam cada vez menos o carro, sendo a média anual de 9000km ou perto disso.
Se em vez de optarmos por o carro a gasolina, este é o tempo que demoramos a recuperar a diferença adicional no preço para a versão a GPL ou para o Dacia Spring.
Sandero GPL | Spring Eléctrico | |
---|---|---|
5.000km ano | 9 anos e 4 meses | 12 anos |
10.000km ano | 4 anos e meio | 6 anos e meio |
15.000km ano | 3 anos | 4 anos e meio |
20.000km ano | 2 anos e 4 meses | 3 anos e 7 meses |
GPL compensa mais cedo, eléctrico leva vantagem a longo prazo
Basta fazer 10.000km por ano, a média nacional da maioria dos condutores, e a versão a GPL compensa após 4 anos e meio e a versão eléctrica após 6 anos e meio.
Embora seja um investimento inicial superior, ao fim de 6 anos e meio quem optar pelo Spring estará a poupar perto de 1040 Eur por ano em combustível e ainda estará dentro do período de garantia de 8 anos ou 120.000km da bateria.
Este valor será certamente inferior porque uma parte dos carregamentos será feito ainda com a taxa de IVA a 13%, e se tiver painéis solares e carregar o carro numa altura de produção de energia solar, ainda mais rápido é amortecido o investimento e maior será a poupança anual.
Para quem anda muito pouco a versão a gasolina será certamente a mais apetecível, embora seja de considerar o GPL porque quem faz 5000 km por ano não irá vender um carro com apenas 50.000 km ao fim de 10 anos.
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