Dacia eléctrico, gasolina ou a GPL, qual sai mais barato?

Publicado a por Eduardo

Num artigo anterior já fiz as contas sobre se compensava mudar para um carro eléctrico. Mas o que a Internet me ensinou é que os carros eléctricos são caros quando se pode comprar um Dacia por pouco mais de 10.500€, e estar num Dacia ou num Bentley na Av. da Boavista em hora de ponta é aparentemente igual, porque chegam ambos ao mesmo tempo à rotunda da Boavista. Ou pelo menos é o que a Internet pensa.

Dacia Spring

Para esta análise vou usar o Dacia Sandero nas versões a gasolina e GPL e o Dacia Spring, 100% eléctrico. Os preços são das versões base, ignorando potência ou equipamento, porque isto vai ser um carro para circular apenas entre A e B, um mero meio de transporte.

Nos custos com o combustível vou ter como base o preço da gasolina simples do Auchan praticada hoje a 1.999 Eur o litro, o GPL do Auchan a 0.845 Eur o litro.

Para o preço da electricidade o valor é de 0.124 Eur por Kw em vazio do plano de Mobilidade Eléctrica da EDP com IVA a 23%. Vou ignorar a taxa mais baixa de 13% de IVA para os primeiros 100 kWh consumidos e assumir que esse valor é utilizado para o consumo normal da casa.

Com o consumo anunciado pelas marcas vou calcular o custo por quilómetro com base nestes valores.

Começamos então com estes dados:

Sandero GasolinaSandero GPLSpring Eléctrico
Preço10.500 Eur12.700 Eur17.500 Eur
Consumos5.3l/100km7.0l/100km14kW/100km
IUC103.12 Eur103.12 Eur0 Eur
Custo por km€0,106€0,059€0,017

O preço do Dacia Spring não tem o beneficio fiscal que este ano é de 4.000 Eur atribuído pelo estado, uma vez que existe um limite de candidaturas e não seria uma comparação justa, mas é um valor a ter em conta. Vou assumir um custo fixo de 100 Eur para a revisão anual do carro eléctrico (acima do valor base) e de 150 Eur para os outros (abaixo do valor).

A versão a GPL custa assim mais 2.200 Eur que a versão a gasolina. A versão eléctrica custa mais 7.000 Eur que a versão a gasolina e 4.800 Eur mais que a versão a GPL.

Portanto por ano temos este custo em combustível, IUC e manutenção programada:

Sandero GasolinaSandero GPLSpring Eléctrico
5.000km ano783 Eur548 Eur185 Eur
10.000km ano1313 Eur843 Eur270 Eur
15.000km ano1843 Eur1138 Eur355 Eur
20.000km ano2373 Eur1433 Eur440 Eur

Ao contrário do outro comparativo, aqui reduzi a quilometragem anual porque aparentemente com o trabalho remoto e tudo mais os portugueses usam cada vez menos o carro, sendo a média anual de 9000km ou perto disso.

Se em vez de optarmos por o carro a gasolina, este é o tempo que demoramos a recuperar a diferença adicional no preço para a versão a GPL ou para o Dacia Spring.

Sandero GPLSpring Eléctrico
5.000km ano9 anos e 4 meses12 anos
10.000km ano4 anos e meio6 anos e meio
15.000km ano3 anos4 anos e meio
20.000km ano2 anos e 4 meses3 anos e 7 meses

GPL compensa mais cedo, eléctrico leva vantagem a longo prazo

Basta fazer 10.000km por ano, a média nacional da maioria dos condutores, e a versão a GPL compensa após 4 anos e meio e a versão eléctrica após 6 anos e meio.

Embora seja um investimento inicial superior, ao fim de 6 anos e meio quem optar pelo Spring estará a poupar perto de 1040 Eur por ano em combustível e ainda estará dentro do período de garantia de 8 anos ou 120.000km da bateria.

Este valor será certamente inferior porque uma parte dos carregamentos será feito ainda com a taxa de IVA a 13%, e se tiver painéis solares e carregar o carro numa altura de produção de energia solar, ainda mais rápido é amortecido o investimento e maior será a poupança anual.

Para quem anda muito pouco a versão a gasolina será certamente a mais apetecível, embora seja de considerar o GPL porque quem faz 5000 km por ano não irá vender um carro com apenas 50.000 km ao fim de 10 anos.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Carros eléctricos e o preços dos combustíveis
Carros eléctricos e o preços dos combustíveis
Apesar do aumento dos preços dos combustíveis a venda de carros eléctricos está estagnada. A Mitsubishi e a GM suspenderam a produção de novos carros eléctricos
Os vários tipos de carros híbridos e eléctricos
Os vários tipos de carros híbridos e eléctricos
Híbrido, plug-in, eléctrico? O mercado automóvel está a mudar e existem novos tipos de carros com diferentes modos de funcionamento. Descubra as diferenças entre eles.
As emissões dos carros eléctricos baixaram nos últimos 5 anos
As emissões dos carros eléctricos baixaram nos últimos 5 anos
Num ano com uma das piores secas já sentidas em toda a Europa as emissões da rede eléctrica foram mais baixas comparativamente com 2018, e por arrasto, as emissões de carregamento dos EVs também desceram.

Comentários

Não existem comentários a este artigo.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar