Daytime Running Lights (DRL) em toda a Europa
Acabei de ler um artigo que diz que a Comissão Europeia quer adoptar o sistema Daytime Running Lights (DRL) a todos os países membros. Se a proposta for aprovada espera-se que se reduza a sinistralidade em cerca de 25.000 vidas perdidas. Embora esta medida seja adoptada de formas diferentes em 14 estados membros (em Portugal é obrigatório circular de médios no IP4 e IP5) a medida quer obrigar a que esta medida seja permanente.
Embora a mim não me faça grande diferença, pois já circulo de médios em AE e nacionais, assim como quando o sol está mais baixo (lusco-fusco) vai em parte obrigar a ligar os médios aqueles que nem os ligam de noite ou que andam de mínimos e faróis de nevoeiro. Felizmente os carros actuais com os sensores de iluminação já começam a resolver esta situação, embora tal se possa desligar.
A meu ver é uma óptima medida, no entanto já vi num fórum a opinião de vários "velhos do restelo" que dizem que as lampadas vão-se fundir, as ópticas ficam queimadas ou que a bateria vai à vida. Infelizmente a ignorancia reina nestes casos, especialmente ao dizer que a bateria vai à vida uma vez que a energia é fornecida pelo alternador.
É sempre bom ver medidas que tentam reduzir a sinistralidade de uma forma racional, em vez de colocar radares escondidos e carros à paisana a dar lucro ao estado em multas, fazendo da velocidade um bode espiatório para todos os acidentes na estrada.
Adicionar comentário