De Lisboa a Faro sem paragens num eléctrico? É possível
Em Portugal, Agosto é sinónimo de férias e um dos destinos preferidos dos portugueses ainda é o Algarve. Uma das razões para descartar um carro eléctrico é o tempo de carregamento em viagens longas, sempre superior a um carro "convencional". Posto isto, num exercício teórico, será que é possível sair de Lisboa com rumo a Faro num carro eléctrico até 50.000€, em velocidades normais de auto-estrada, sem qualquer paragem para carregar?
Para este exercício usou-se o A Better Routeplanner para calcular um percurso entre o Marquês de Pombal e a Marina de Faro (275km), viagem por auto-estrada a velocidade de 120km/h. A partida feita com a bateria totalmente carregada (100%) e obrigatório chegar ao destino com, pelo menos, 5% de bateria.
Estes são, dos carros actualmente à venda em Portugal até 50.000€, os que o conseguem fazer a viagem sem paragens.
Bateria | Percentagem | Preço (a partir de) | |
---|---|---|---|
MG 4 Comfort | 64 kWh | 5% | 37.590€ |
Tesla Model 3 Standard Range | 60 kWh | 15% | 40.975€ |
Renault Megane E-Tech EV60 | 60 kWh | 7% | 42.350€ |
Hyundai Kauai Premium | 64 kWh | 17% | 43.550€ |
Cupra Born | 58 kWh | 5% | 43.840€ |
Volkswagen ID.3 Pro | 58 kWh | 5% | 44.910€ |
Kia Niro EV Tech | 64 kWh | 15% | 46.950€ |
O vencedor é o Tesla Model 3, pelo preço e percentagem de bateria à chegada, que permite uma margem de segurança superior em caso de trânsito ou um desvio inesperado, é a escolha mais equilibrada.
Os coreanos (Hyundai e Kia) têm uma eficiência semelhante ao Model 3, mas a um preço superior. Os restantes cumprem o desafio à risca.
E com partida do Porto?
Se o percurso for feito com partida na rotunda da Boavista (550km), nos mesmos moldes, todos os carros precisam de pelo menos duas paragens para carregar que podem totalizar 35 min a 1 hora, dependendo do carro.
Será necessário optar pelas versões com bateria maior para apenas uma paragem. Dos modelos anteriores, apenas 3 podem ter uma bateria maior, mantendo-se abaixo dos 50.000€.
Bateria | Tempo de paragem | Percentagem | Preço (a partir de) | |
---|---|---|---|---|
Volkswagen ID.3 Pro S | 77 kWh | 30 min | 10% | 48.133€ |
Cupra Born | 77 kWh | 30 min | 10% | 49.310€ |
Tesla Model 3 Long Range | 78 kWh | 12 min | 11% | 49.975€ |
O Model 3 permite uma carga mais rápida de 250 kW contra os 175 kW do ID.3 e Born, permitindo uma viagem mais curta, mas é o mais caro dos três. Todos chegam ao fim da viagem com praticamente a mesma percentagem de bateria, suficiente para qualquer imprevisto.
Adicionar comentário