Diesel/Gasolina/GPL vs Status
Esta entrada no blog vai ser comprida. Ao ver um artigo no Guia do Automóvel dizem que o diesel já não compensa. Porquê? Porque passou a barreira psicológica do €1 por litro?
Não, o diesel na maioria dos casos nunca compensou, mas o status de ter um diesel fala mais alto e os portugueses raramente fazem as contas. O mesmo se passa com o gpl.
O diesel teoricamente compensa porque os carros a diesel têm consumos moderados e o preço de um litro de gasóleo (diesel por causa do status, gasóleo é para camionetas de carreira) é mais baixo que um litro de gasolina. Agora temos que comparar motores com performances semelhantes e fazer contas ao preço e aos quilómetros que vamos fazer para ver se realmente compensa ou não.
Vamos um exemplo de um carro de uma marca da moda:
Audi A4 2.0TFSI, 200cv, €47.000
Audi A4 3.0TDI, 204cv, €60.500
Temos aqui uma diferença de €13.500 (dá para comprar um bom carro usado a gasolina e por gpl). Tendo em conta que o diesel gasta em média 7,5 e o gasolina 8,8 (valores anunciados pela marca) a diferença é de €3,6 por cada 100 quilómetros, posto isto por outras palavras só vai compensar aos 375.000 quilómetros! Ainda usando outros números, tendo em conta que os portugueses em média andam 25.000 quilómetros por ano teriam a diferença paga ao fim de 15 anos.
Claro, vão já dizer que existe uma diferença na cilindrada, mas olhem para o imposto municipal sobre veículos (aka selo do carro), é o mesmo para um 2.0 a gasolina e um 3.0 a gasóleo (diesel, desculpem) porque, e é sabido, na maioria dos motores diesel é necessária uma cilindrada superior. Se até o nosso governo sabe isso porque não iriam os portugueses saber?
Claro que existem carros em que o preço a gasolina e gasóleo são iguais, embora as prestações continuem a ser diferentes assim como a potência, mas nesses casos (carros utilitários) pode-se dizer que comece a compensar cedo. Existem Mercedes que só compensam a partir dos 700.000 quilómetros e Renault que compensam a partir dos 40.000 quilómetros. Como diria o Eng. Guterres, é só fazer as contas.
Depois vem o GPL. Se comprarmos por exemplo um Golf com motor 1.6 e mandarmos instalar logo o kit gpl temos um desconto de 40% no IA. Neste caso o IA é de €5221, que passa a ser €3132 mais IVA, ou seja €3790, uma diferença de €2526 (com a redução do IVA também). Esta diferença dá para o kit gpl, despesas de transporte, documentação e ainda sobram cerca de €700 para ou uma extensão da garantia, ou mais equipamento (ou um desconto). Aqui o gpl começa a compensar logo a partir do momento em que sai do stand, ficando com o carro mais económico e com "dinheiro extra na mão". Se a cilindrada for superior, maior é a diferença.
Claro que a maioria das pessoas mete gpl depois dos carros sairem do stand, e sendo assim vou dar o exemplo do meu caso, em que as contas já estão feitas. O meu 406 a gasolina consome cerca de 9/10 litros aos 100, a gpl este valor passa para 11/12 litros aos 100. No meu caso que consumo BP Ultimate a diferença ainda é maior, gastando cerca de €13.58 para fazer 100 quilómetros a gasolina e €7.14 para fazer 100 quilómetros a gás. O valor do kit com a legalização fica em €1600. Tendo em conta isto ao fim de 24.800 quilómetros tenho a instalação paga e começo a poupar €6.44 a cada 100 quilómetros que fizer (o suficiente para fazer mais 90 quilómetros a gás, quase metade).
Como eu ando pouco com o carro (talvez passe a andar mais a GPL) num ano tenho a despesa paga. Em relação ao carro ter sido comprado usado, a diferença do meu usado a gasolina para um usado a diesel (a versão 2.2 HDI) a diferença ascendia aos €5000.
Cada caso é um caso, por isso façam bem as contas e não se deixem guiar pelas modas ou pelo status. Compensar "compensa", mas a partir de quanto tempo? Será que nessa altura ainda vai "compensar"?
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