Documentário sobre a Ponte Salazar
Deu hoje na RTP um excelente documentário sobre a Ponte Salazar, ponte essa que passou-se a chamar 25 de Abril após a revolução, mas que é vulgarmente conhecida como Ponte sobre o Tejo.
O documentário "A Ponte de Todos" assinala os 40 anos da ponte sobre o Tejo, ponte esta que marcou para sempre a paisagem e a vida da cidade, ligando Lisboa à "outra banda" possibilitando fazer esta travessia de carro bem longe da água. Toda construida em aço e pintada de vermelho "sangue-de-boi" a ponte é já um simbolo da cidade, parece que nasceu naquele local e que sempre ali existiu. A cidade ficava despida sem ela!
A ponte Salazar foi construida contra a vontade deste que disse que o financiamento da ponte poderia e deveria ser usado em projectos que, se executados, teriam uma rentabilidade mais rapida e contribuiriam para o aumento do produto nacional. Apesar disso seguiu o processo con toda a atenção e chegou a perguntar ao ministro das Obras Públicas se as letras no pilar junto à Avenida da Índia estavam soldadas à estrutura ou simplesmente aparafusadas e fáceis de remover. Citando palavras suas que aparecem na sua biografia escrita por Franco Nogueira, Salazar disse “O meu nome ainda há-de ser retirado e por causa do que agora se fez, os senhores vão ter problemas”.
Os trabalhos da construcção da ponte terminaram 6 meses antes do previsto e com um desvio inferior a 1% nos custos, fruto da politica de Salazar. Como teste carregaram o tabuleiro com vários camiões que totalizaram 1500 toneladas numa prova de esforço.
A 5.ª via de circulação na ponte entrava ao serviço a 23 de Julho de 1990. A 6 de Novembro de 1998 era a vez da 6.ª via também entrar em serviço. Apesar de ter sido projectada a pensar num trajecto ferroviário só em Agosto de 1999 é que esta ligação ferroviária é inaugurada, tendo sido efectuados trabalhos de reforço da ponte para suportar o peso extra. Vários trabalhos são efectuados diáriamente para verificar que tudo se encontra em bom estado, tornando esta ponte bastante segura.
O seu som caracteristico dos carros a passar no tabuleiro e a sua imagem vão estar para sempre associados a Lisboa.
Adicionar comentário