DRL na Europa apenas em 2011

Publicado a por Eduardo

DRL num Volvo S60Já tinha falado aqui no blog sobre as Daytime Running Lights (DRL) e a sua possível aplicação a todos os estados membros da União Europeia.

A primeira data apontada era 2009, mas para permitir que os fabricantes utilizassem sistemas de baixo consumo com LEDs nos seus modelos a data apontada passou para 7 de Fevereiro de 2011, obrigando todas as viaturas ligeiras de passageiros e comerciais a incluir um sistema de iluminação diurna. Os pesados seguem o mesmo caminho, mas a partir de Agosto de 2012.

Resta saber se esta lei se irá aplicar aos automóveis actuais e se vai ser possível utilizar kits com LEDs como os da Hella ou se devem ser usados os médios originais da viatura, tal como já acontece em vários países europeus.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Daytime Running Lights (DRL) em toda a Europa
Daytime Running Lights (DRL) em toda a Europa
Acabei de ler um artigo que diz que a Comissão Europeia quer adoptar o sistema Daytime Running Lights (DRL) a todos os países membros. Se...
Um bom exemplo da Rodoviária de Lisboa
Um bom exemplo da Rodoviária de Lisboa
A Rodoviária de Lisboa adoptou as DRL (Daytime Running Lights) para todas as suas viaturas.
Qual é afinal o futuro do gasóleo?
Qual é afinal o futuro do gasóleo?
Afinal qual é o futuro do gasóleo? Ainda vamos ter muitos anos de carros com este combustível ou vai ser delegado apenas a camiões e máquinas agrícolas?

Comentários

Miguel
27/10/2008 10:53
Duvido um bocado da legalidade de obrigar a implantar isso nos carros actuais, aliás, na UE a norma é essas mudanças afectarem os produtos lançados a partir do dia em que entram em vigor (obviamente que isto pode ser uma excepção).
Quanto ao tipo de luzes, vão ser mesmo LED, até porque gastam menos 60% de energia que os médios convencionais (foi um dos argumentos que o senhor da comissão europeia usou quando apresentou a proposta).
Continua com o bom trabalho aqui no site.
Eduardo
27/10/2008 13:08
Em alguns países é obrigatório o uso de luzes diurnas e alguns carros já vêm equipados para tal, principalmente os Volvo, Saab, alguns PSA e Renault.

Não digo que obriguem a alterar o carro mas sim a usar as luzes ligadas para sua sinalização.
Sérgio Torres
Sérgio Torres
27/10/2008 14:01
Tenho uma carrinha V40 com essa função activa, mas é nacional não foi importada. Será que na inspecção vão levantar problemas?
Sabio
Sabio
27/10/2008 22:58
Eu não espero até 2011... uso luzes diurnas há anos!

;)

E já me safaram de inúmeros acidentes!
José Santana
29/10/2008 21:17
Em certas alturas do dia ver um carro de médios ligados encandeia-me, já se for de mínimos penso que resolve o problema, ou nem por isso?

Normalmente a meio da tarde já começo a ligar os mínimos.

Grande abraço
Eduardo
30/10/2008 00:34
Os faróis desregulados são um problema a combater, sem dúvida.

Em relação aos mínimos, só servem para sinalizar a viatura imobilizada, em circulação sempre os médios.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar