É proibido vender carros a gasolina?
Recentemente andei pelo Auto Sapo e Standvirtual à procura de um carro a gasolina recente com estofos em pele, ar condicionado e com alguma potência até aos 20.000 Eur. A impressão com que fiquei é que nos últimos 6 anos apenas se venderam Cooper S e Golf GTI.
No Standvirtual com os mesmos parâmetros de pesquisa tenho 24 resultados para carros a gasolina e 246 resultados para carros a gasóleo. Comprar um carro usado a gasolina com algum equipamento e potência está a tornar-se complicado, e os bons resultados para estes valores que encontrei em 2006 quando comprei o 406 Coupé desapareceram.
O pior mesmo foi quando fiz a mesma pesquisa para carros a gasóleo e encontrei carros mais recentes, com menos quilómetros e mais equipamento ao mesmo preço que outros a gasolina com mais 2 anos em cima. A famosa desvalorização que tanto apregoavam afinal desapareceu, o mercado está inundado de carros a gasóleo.
Mas achei estranho este fenómeno. A partir de 06/2007 até percebo porque o IUC passou a ter um valor obsceno, mas porque raio vinham as versões a gasóleo mais equipadas do que a gasolina? Decidi fazer algumas configurações de carros novos e fiquei espantado.
No configurador da Citroën um C5 apenas tem disponível um motor de 155cv a gasolina na versão Seduction. Se quisermos mais equipamento temos que optar pela motorização a gasóleo. Mas a Citroën também já só vende o C6 a gasóleo e até lançaram um híbrido a gasóleo, será um mau exemplo.
Acedi então ao configurador da Chevrolet e fiz a mesma experiência com o Cruze porque apenas tem dois motores semelhantes. Exactamente a mesma coisa, apenas na versão a gasóleo é possível escolher estofos em pele e ter acesso às jantes em 17".
A mesma história repete-se com outros fabricantes, parece que evitam ao máximo vender carros a gasolina, ou então o carro a gasolina passou a ser um carro de pobre apesar dos consumos e do preço elevado da gasolina As poucas excepções aparecem nos japoneses e alguns alemães, mas mesmo nesses nos usados só se encontram a gasóleo, com a excepção de alguns híbridos ou modelos que apenas permitiam um motor a gasolina.
O mercado dos usados não está famoso para comprar uma máquina recente a gasolina.
Adicionar comentário