Ecodriving: Desligar o carro quando imobilizado
Após as subidas "violentas" do preço da gasolina durante o verão de 2008 os consumidores começaram à procura dos postos com o combustível mais barato.
Assim, com o mercado dos combustíveis de hipermercado a subir consideravelmente e com os postos que praticam descontos a terem filas para abastecer, apareceu um novo fenómeno, o de esperar com o carro ligado para abastecer.
Como é de conhecimento geral, um carro ao ralenti consome combustível, os motores mais poupados consomem 0.5l/h, outros chegam a consumir 1.5l/h. É fácil assim perceber que os híbridos e os carros equipados com sistema start-stop conseguem reduções consideráveis nos consumos apenas por desligar o motor quando o carro está imobilizado.
Quem não tem este tipo de sistemas no carro pode optar pela "regra dos 30 segundos". Foram feitos vários cálculos e na maioria dos utilitários a partir dos 15 segundos já compensa desligar, pois o consumo de combustível ao voltar a ligar o motor é inferior ao consumo do carro se tiver ao ralenti. 30 segundos dá assim uma boa margem para a maioria das viaturas e situações.
O consumo de energia da bateria é quase desprezável. Uma bateria em condições aguenta entre 8 a 10 tentativas falhadas de ignição (sem reposição de carga), e o seu recarregamento é rápido através do alternador.
Apenas em situações de frio extremo com temperaturas negativas é que é aconselhável manter o carro ao ralenti para evitar o congelamento dos fluídos.
Portanto, vamos a poupar (ainda mais) e começar a desligar o carro quando estamos parados para abastecer ou em situações de imobilização prolongada da viatura.
Adicionar comentário