Ecodriving: Velocidade vs Consumo
Continuando com o tema do ecodriving venho agora falar de algo que para a maioria dos automobilistas é inversamente proporcional, falo da velocidade e do consumo de combustível.
O senso comum diz-nos que quanto mais velocidade, mais combustível será necessário para manter o carro em marcha, no entanto esta afirmação não é totalmente correcta. Na realidade é preferível acelerar um pouco ao início para colocar o carro a uma velocidade mais elevada e depois dosear correctamente o acelerador para aproveitar o declive do terreno e ir embalando o carro. Pode custar um pouco olhar para o computador de bordo e ver o consumo instantâneo subir para valores de 20l/100km, mas no final podemos ter um consumo em plano de apenas 5l/100km a 120km/h contra um consumo de 6l/100km a 90km/h.
A razão de uma velocidade superior ser benéfica para os consumos é simples, se numa descida vamos a travar depois o carro não vai ter embalo suficiente para uma subida que se segue por exemplo, o carro acaba por morrer e temos que recorrer à caixa para uma mudança abaixo e isto aumenta o consumo de combustível. Se em vez disso acelerarmos ligeiramente para ganhar algum embalo vamos ter uma margem superior em termos de velocidade para permitir que o carro suba com um consumo mais baixo.
Acima de tudo devemos planear atempadamente o tipo de percurso que se segue à nossa frente, se temos uma subida devemos sempre ganhar velocidade num terreno plano ou com inclinação favorável à direcção da viatura uma vez que o consumo nessa zona é mais baixo, permitindo efectuar a subida calmamente. Em termos de consumo é melhor ir em terreno plano a gastar 8l/100km e a subir 11l/100km do que ir em terreno plano a gastar 4l/100km e depois ser necessário gastar 20l/100km ou mais para fazer uma subida.
Adicionar comentário