Equipamento automóvel inovador, mas desconhecido
Os automóveis sempre foram montras tecnológicas, mas quantas vezes não vimos um equipamento ou funcionalidade que nem sabíamos que existia? Algumas inovações fazem parte de vários automóveis mas nunca tiveram grande atenção por parte de jornalistas, outras inovações acabaram por não singrar ou continuam apenas a ser usadas em carros de luxo.
Ficam aqui alguns equipamentos interessantes que podem ser desconhecidos.
Ar condicionado indirecto
O Volkswagen Phaeton é já por si um carro desconhecido por muitos, um carro de luxo da Volkswagen feito para competir com Classe S, Série 7 e A8, usando a plataforma que serviu de base ao Bentley Continental GT.
Uma das inovações presentes neste carro é o ar condicionado indirecto. Em vez de um fluxo de ar constante apontado aos passageiros, é feita a difusão do ar pela cabine, sem criar correntes de ar. Torna-se mais confortável e reduz o ruído a bordo porque o ar não precisa de tanta velocidade para sair das condutas do ar condicionado.
Outro carro que tem este sistema é o Citroën C6.
Sensores de qualidade de ar interior
Embora seja mais comum actualmente, o sistema IAQS foi uma novidade que apareceu no Volvo S80 e lhe garantiu uma recomendação pela Astma och Allergi Förbundet (Associação de Asma e Alergias Sueca).
Este sistema monitoriza os poluentes na entrada de ar do exterior que a fecha automaticamente, colocando o ar em recirculação, evitando a entrada de poluentes. O ar em recirculação passa pelo filtro de habitáculo de carvão activado que além de filtrar partículas e pólen, também remove odores, garantindo um ar mais limpo no interior.
Útil ao entrar em túneis ou em locais congestionados.
Alguns fabricantes já apresentam no ecrã das viaturas os valores medidos de partículas e poluentes no interior e exterior.
Suspensão que prevê buracos e irregularidades na estrada
Muitas das suspensões activas reagem aos buracos e imperfeições da estrada, mas nalguns carros existem sistemas que antecipam e permitem um conforto superior.
A Nissan teve um sistema que usava vários sensores nos anos 80 através de sonar. Já a Mercedes usa câmaras na frente do veículo. A Citroën usa um sistema semelhante mas apenas para o eixo traseiro, através de informações de comportamento da suspensão do eixo dianteiro.
Com esta informação é possível prever as irregularidades da estrada e adaptar a suspensão de acordo, tornando praticamente imperceptível qualquer buraco.
Painéis solares para refrigerar o habitáculo
Disponível no Audi A8 e no Toyota Prius, estes painéis solares fornecem energia ao ventilador do ar condicionado. É aberta a entrada de ar do exterior e o ventilador faz o ar circular, reduzindo a temperatura em dias de calor com o carro estacionado ao sol sem gastar energia da bateria.
Este sistema no entanto não tem potência suficiente para fazer funcionar o ar condicionado e apenas consegue arrefecer o ar para valores próximos da temperatura ambiente exterior.
Configurações da viatura dependendo da chave usada
Com a computorização dos automóveis e o armazenamento de dados uma nova funcionalidade que apareceu é a personalização das configurações da viatura conforme a chave utilizada.
Algumas marcas já incluem esta funcionalidade que permite coisas simples como mudar a posição do banco do condutor e espelhos, ou noutros casos até definições de estações favoritas de rádio.
Nos carros com acesso à Internet é até possível descarregar o perfil de condutor através da viatura e aplicar a mesma configuração entre múltiplos carros, caso da BMW, útil quando nos é atribuído um carro de substituição.
Adicionar comentário