Fátima e os peregrinos na estrada
Todos os anos por esta altura as estradas, aquelas vias para circularem viaturas, são invadidas por pessoas a pé sem qualquer cuidado com a sua segurança. São peregrinos que vão para Fátima.
Sempre me irritou o comportamento destas pessoas, totalmente alheio às viaturas que ali circulam, pondo-se em risco eles e os restantes utentes daquela via.
Este fim-de-semana ocorreu um atropelamento mortal perto da Sertã na EN238 às 02:40. Achei curioso certos comentários que culpam o automobilista por circular numa via sem iluminação, de madrugada, onde o limite de velocidade é de 90km/h e não existem bermas!
Melhor ainda foi uma reportagem na RTP onde entrevistaram uns peregrinos que decidiram parar numa berma mesmo no final de uma supressão de via, que é um local extremamente perigoso, com carros atravessados para comer!
Quando confrontados com a situação respondem que normalmente param numa estação de serviço mais à frente, mas como tinham sede e uma coisa leva à outra decidiram ali comer! Mas o melhor estava para vir, naquela situação de perigo ainda vieram mandar bitaites para a TV a falar de segurança. Aqueles conselhos fizeram tanto sentido como um piromaníaco a falar de prevenção de incêndios.
Filmaram ainda vários peregrinos a caminhar com 3 e 4 pessoas lado a lado, sem coletes e no meio da faixa de rodagem.
As estradas servem para os carros circularem, para fazerem peregrinações até Fátima a pé existem caminhos devidamente indicados como o Caminho do Tejo ou o Caminho de Santiago, que além de mais seguros são mais saudáveis.
Seria útil as autoridades promoverem estes caminhos e ensinar a certos peregrinos que não são automóveis, é que até em vias com passeios os vejo a circular pela estrada!
Adicionar comentário