Gasóleo profissional sim, mas com algumas condições
Foi preciso alguém em Espanha abrir os olhos para que em Portugal se começasse a especular sobre o preço do gasóleo em Portugal poder subir para €1,50, parece que os jornalistas de meia tigela só descobriram agora que o gasóleo afinal até é mais caro ao sair da refinaria e o que o torna mais barato é o ISP! Sim, é verdade, o preço base da gasolina é de €0,548 contra €0,629 do gasóleo.
E com isto é anunciado o gasóleo profissional com um valor de isenção sobre o ISP de 8,1 cêntimos por litro com um limite máximo de 30 mil litros/ano por viatura, apenas para transportes rodoviários pesados de passageiros. Concordo com a medida mas sugeria algumas alterações para se acabar com o uso do gasóleo, nomeadamente um período de transição que obrigue as empresas a renovarem as suas frotas para viaturas que usem energias renováveis ou menos poluentes, podendo dar como exemplo a frota da STCP com várias viaturas a Gás Natural. Poderia ser promovido o uso do biogás ou fornecido um apoio do estado para que exista um investimento nas células de combustível e nos postos de abastecimento de hidrogénio, como já existiu através de fundos comunitários e com o apoio da BP e da Mercedes, curiosamente, a serviço da STCP.
Penso que este benefício apenas deveria ser alargado aos transportes pesados de mercadorias, o resto é propício a abusos tendo em conta a quantidade de viaturas comerciais a serem usadas como transporte pessoal. Aliás basta ver o abuso que é com o IVA e o gasóleo, uma vez que um Audi A8 4.2 TDI pode ser considerado um carro de trabalho e já um Toyota Aygo 1.0 é considerado um carro de turismo.
Quem não ficou satisfeito com esta medida foi o presidente da Antral que já ameaçou fazer uma paralização geral. Pois bem, alguém que faça medições de CO2, NOx e partículas suspensas nesse dia e compare com os restantes dias. Os taxistas têm tantos benefícios para renovar as suas frotas, no entanto continuam a bater na mesma tecla. Infelizmente estes não copiam o que se faz em Espanha e não se modernizam.
O governo com esta medida deixa de ter uma dor de cabeça com a questão dos passes-sociais e vai abrir caminho para poder mexer novamente no ISP, acabando com as pressões da UE para acabar com os benefícios fiscais no gasóleo rodoviário.
Adicionar comentário