Homologar pneumáticos/jantes de maiores dimensões
Partilhei no fórum do Autogás (que por ter lá um banner irritante da Galp com música não merece link) as peripécias de pedir algo tão simples como mudar uma medida de pneumáticos no livrete. Como, ao reler o que escrevi percebi o que realmente sofri decidi partilhar com quem lê este blog (se é que alguém o lê) a dificuldade que é neste país ter um carro legal.
O meu Peugeot 106 XSI vinha com as jantes do Saxo Cup, primeira fase, como podem ver na foto, detalhadas e brilhantes. Estas jantes traziam pneus 185/55 R14 ao contrário dos 175/60 R14 de origem, uma diferença de 1,15%. Estas medidas estão homologadas no modelo 106 R2 que tem o mesmo chassis que o meu. Enviei um email à Peugeot a pedir a homologação da medida, pediram-me mais uns dados e passado um mês recebo em casa uma carta da Peugeot com a homologação assinada pelo director da DSV. Nessa carta dizia que era necessário preencher o impresso nº 1402 com os dados a figurar na actualização do livrete, tal como na folha de legalização, e juntar uma cópia do BI e do registo de propriedade.
Todo contente com os documentos na mão chego bem cedo à DGV, tiro senha e preencho o tal impresso. Após 2 horas de espera sou atendido e a senhora que me atendeu (tipica galinha funcionária pública, desculpem-me o esteriótipo) começa logo a olhar para a carta e o documento da homologação contra a luz e diz-me com um sorriso de quem já estragou o dia a mais um "mas isto não está carimbado" ao que respondi prontamente que não era necessário porque a folha estava assinada pelo director da DSV e que o documento tinha sido enviado pela Peugeot. Ela responde prontamente que qualquer pessoa poderia tirar fotocópia daquele documento, e consultou as suas colegas se aquele documento poderia seguir sem carimbo branco, ao que elas responderam prontamente que não, mesmo sem ver de que se tratava. Eu tentei explicar que o documento da homologação era de conhecimento da DGV e que a marca tinha dado autorização àqueles veículos para poderem usar aquela medida de pneumáticos. A senhora disse que não, que tinha de ir à Peugeot pedir um carimbo branco e que já tinha mandado lá outro senhor fazer o mesmo. Entretanto deu uma vista de olhos pelo impresso e disse que estava tudo bem preenchido.
Depois de uma manhã perdida pus-me a caminho de Alfragide para a Peugeot Portugal onde prontamente me informaram que não era necessário carimbo branco, e que eles não poderiam fazer mais nada, a culpa era da DGV. Claro, não os vou contrariar, até lhes dou toda a razão, mas tão farto com o assunto e depois de ter perdido um dia de trabalho desisti e não voltei à DGV.
Andei durante sensivelmente 6 meses ilegal desde essa peripécia (já andava, mas agora tinha documentos para a legalização comigo) até que à coisa de 2 meses me enchi de coragem e voltei à DGV. Desta vez "apenas" 3 horas de espera.
Sou atendido por uma senhora tipica da função pública e não se põe a olhar para a luz para ver se tinha carimbo, "boa" pensei eu, provavelmente algumas marcas devem ter notificado a DGV da incompetência que aquele serviço é e lá as informaram que aquilo serve. Tudo corria bem, até que ela vê o registo de propriedade que não está em meu nome e me diz que o impresso tem que ser preenchido e assinado em nome do proprietário. Ora, prontamente respondo que no impresso diz "Nome do requerente" e sou eu que estou a requerir a alteração, não o proprietário do veículo. Nem no português eles são correctos!
Volto a casa com um novo impresso para que o proprietário assine e volto para a DGV. Desta vez como já estava perto da sua hora de encerramento (eles fecham cedo) só desesperei durante 1 hora e meia, dando mais que tempo para preencher o impresso e ficar à espera.
Sou atendido novamente e a senhora vê que se encontra tudo correcto, até que me pergunta se pus as medidas dos pneus por ordem de preferência. Ora, claro que não, coloquei como vinha na ficha de homologação, se soubesse que era por ordem de preferência tinha colocado uma sandes de courato e uma cerveja preta, sempre dava para passar o tempo! É com cada um! A senhora explica-me que podem não ter espaço no sitio das anotações e podem cortar a última medida. Ora, no sitio das anotações especiais existe espaço para cerca de 10 linhas de texto, os livretes normalmente só dão uso a duas dessas linhas, porque razão iam cortar uma medida de pneumáticos, logo a última que era a que me interessava. Dei ordem à senhora para avançar com o processo, depois logo se via, se não desse ficava para uma próxima vez.
Paguei os €25 correspondentes à alteração (ou seja, um papel verde, tinta e 75% do ordenado de um funcionário naquele dia).
Passado 15 dias chega-me a casa o livrete com a ultima medida desta forma:
185/55 R1
4
Com tanto espaço no livrete ainda me cortam a medida da jante para duas linhas!
Conclusão, para quem teve paciencia para ler tudo isto, conseguir a homologação da marca conta apenas com 25% do trabalho, o resto é mesmo sorte e conseguir passar por cima da incompetência desta maquina que é o Estado, que faz reembolsos de IRS a pessoas que, segundo eles já estão mortas, mas podem requerir documentos e informações nas finanças!
Realmente se não desse chumbo na inspecção, e nesta recente caça ao tuning a apreensão dos documentos do veículo, para as vezes que me mandam parar, acho que preferia ser multado a ter que passar por aquelas peripécias e dois dias perdidos na minha vida.http://xsi.eduardomaio.net
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