Ícones do passado reinventados
As modas passam, o estilo permanece. A frase é da estilista francesa Coco Chanel e aplica-se no design automóvel.
Existem carros que não envelhecem bem, caem no esquecimento, e outros que se tornam ícones no mundo automóvel. Carros como o Jaguar E-Type, Lamborghini Miura ou Citroën DS continuam a ser fonte de inspiração. Outros mais acessíveis tornaram-se ícones pelo seu impacto cultura e social, marcando gerações, como o Volkswagen Carocha, o Citroën 2CV ou o Renault 4.
Em 1997 a Volkswagen impulsionou este movimento de design retro, ao qual se seguiu o novo Mini, Chrysler PT Cruiser, entre outros. Estes carros tiveram grande aceitação no mercado e várias marcas reinventaram os seus carros mais icónicos.
Fiat 500
O Fiat 500 é um caso de sucesso. De novos a velhos, do sexo feminino ao masculino, muitos gostam da reinvenção da Fiat deste modelo icónico do pós-guerra italiano.
É já um carro de culto, com empresas dedicadas à manutenção e alteração dos mesmos e as versões Abarth são amplamente usadas em track days e troféus dedicados ao modelo.
Mini
Este será o mais conhecido de todos porque se tornou uma marca independente sobre a alçada da BMW e foi logo desde o arranque um sucesso.
Embora tenha deixado de ser Mini, quer no tamanho com quase mais 60 cm de comprimento, quer no preço, tornou-se quase num símbolo de estatuto. Um citadino do segmento B mais requintado e com charme inglês.
O seu antecessor foi produzido durante 41 anos, inclusive em Portugal, com versões exclusivas para o nosso mercado.
Renault R5
Este será o design mais fiel ao carro que aspira substituir, talvez por ser um carro mais recente, mas este novo R5 é quase uma cópia exacta do antigo Super 5, tanto no interior como no exterior.
Ainda não se encontra à venda, mas já tem várias encomendas e poderá ser um sucesso para a marca.
Volkswagen Beetle
O carro que lançou esta tendência retro nos construtores europeus, foi um sucesso de vendas na sua primeira geração, e embora não sendo totalmente fiel ao design original, ganhou fãs com o seu aspecto invulgar que faz lembrar o Carocha original.
Poderá ser relançando numa versão eléctrica, mas ainda sem confirmação.
Mas não só na Europa se criam carros com design a lembrar outros do passado. Os construtores japoneses também exploram esta faceta do design, embora com menos sucesso que os europeus.
Carros como o Honda e, Daihatsu Copen ou o Nissan Figaro são bons exemplos disso.
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