Ícones do passado reinventados

Publicado a por Eduardo

As modas passam, o estilo permanece. A frase é da estilista francesa Coco Chanel e aplica-se no design automóvel.

Existem carros que não envelhecem bem, caem no esquecimento, e outros que se tornam ícones no mundo automóvel. Carros como o Jaguar E-Type, Lamborghini Miura ou Citroën DS continuam a ser fonte de inspiração. Outros mais acessíveis tornaram-se ícones pelo seu impacto cultura e social, marcando gerações, como o Volkswagen Carocha, o Citroën 2CV ou o Renault 4.

Em 1997 a Volkswagen impulsionou este movimento de design retro, ao qual se seguiu o novo Mini, Chrysler PT Cruiser, entre outros. Estes carros tiveram grande aceitação no mercado e várias marcas reinventaram os seus carros mais icónicos.

Fiat 500

Fiat 500

O Fiat 500 é um caso de sucesso. De novos a velhos, do sexo feminino ao masculino, muitos gostam da reinvenção da Fiat deste modelo icónico do pós-guerra italiano.

É já um carro de culto, com empresas dedicadas à manutenção e alteração dos mesmos e as versões Abarth são amplamente usadas em track days e troféus dedicados ao modelo.

Mini

Mini

Este será o mais conhecido de todos porque se tornou uma marca independente sobre a alçada da BMW e foi logo desde o arranque um sucesso.

Embora tenha deixado de ser Mini, quer no tamanho com quase mais 60 cm de comprimento, quer no preço, tornou-se quase num símbolo de estatuto. Um citadino do segmento B mais requintado e com charme inglês.

O seu antecessor foi produzido durante 41 anos, inclusive em Portugal, com versões exclusivas para o nosso mercado.

Renault R5

Renault R5

Este será o design mais fiel ao carro que aspira substituir, talvez por ser um carro mais recente, mas este novo R5 é quase uma cópia exacta do antigo Super 5, tanto no interior como no exterior.

Ainda não se encontra à venda, mas já tem várias encomendas e poderá ser um sucesso para a marca.

Volkswagen Beetle

Volkswagen Beetle

O carro que lançou esta tendência retro nos construtores europeus, foi um sucesso de vendas na sua primeira geração, e embora não sendo totalmente fiel ao design original, ganhou fãs com o seu aspecto invulgar que faz lembrar o Carocha original.

Poderá ser relançando numa versão eléctrica, mas ainda sem confirmação.

Mas não só na Europa se criam carros com design a lembrar outros do passado. Os construtores japoneses também exploram esta faceta do design, embora com menos sucesso que os europeus.

Carros como o Honda e, Daihatsu Copen ou o Nissan Figaro são bons exemplos disso.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Um carro antigo não compensa arranjar?
Um carro antigo não compensa arranjar?
É comum ouvir-se a conversa do "não compensa arranjar" quando um carro chega a um período de manutenção mais dispendioso. Ou porque o...
Cinco programas de televisão alternativos ao Top Gear
Cinco programas de televisão alternativos ao Top Gear
O Top Gear como o conhecemos acabou. Aqui ficam 5 alternativas de programas de carros para preencher esse vazio com conteúdo para todos os gostos.
As 5 operações de manutenção mais esquecidas num automóvel
As 5 operações de manutenção mais esquecidas num automóvel
A manutenção de um automóvel é muito mais do que mudar o óleo do motor e meter combustível. Conheça algumas das operações criticas da manutenção do seu automóvel.

Comentários

Não existem comentários a este artigo.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar