IUC a levar ao abate em massa
Basta olhar para os dados estatísticos da Valorcar para perceber que a alteração do IMV para o IUC foi uma óptima medida do nosso governo, o valor de VFV's (veículos em fim de vida) entregues na Valorcar quase que duplicou desde o final do ano. Existem também vários processos na ANSR para apreensão de viaturas que foram vendidas e a alteração de proprietário não foi efectuada.
O que é que isto tem de positivo? Mais lugares de estacionamento, menos carros abandonados, uma redução drástica nas viaturas a circular sem selo em dia e o fim dos carros com um registo mas que já mudaram de mãos mais de 5 vezes sem os seus proprietários registarem sequer a viatura.
Por outro lado acaba-se com o selo do carro, e embora eu até seja a favor desta medida pois assim ninguém tem que saber quanto pago ou deixo de pagar e fico com mais espaço livre no vidro, por outro lado torna-se obrigatório um sistema que verifique automaticamente pela matrícula das viaturas se o IUC, seguro e inspecção se encontram em dia e devidamente liquidados, assim como terminais nas viaturas das brigadas de trânsito da GNR e PSP que permita um rápido acesso a esta informação.
O próximo passo deveria ser acabar com a data nas matrículas que não tem qualquer funcionalidade a não ser dificultar a vida a quem se desloque para o estrangeiro com uma matrícula "expirada", é que lá fora as datas nas matrículas equivalem a uma validade, não à data de registo.
Adicionar comentário