Koenigsegg CCR
Todos temos o nosso super carro de eleição. Mesmo que, como é o meu caso, o meu carro de sonho é um carro medianamente acessível, o meu carro exótico preferido é o sueco Koenigsegg CCR.
Antes de mais devo frisar que adoro este carro, não por ser o "carro mais rápido do mundo", isso é uma criancice, mas sim pelo seu aspecto, pela qualidade da construção e todos os detalhes inteligentes que este carro tem. Indirectamente sim, estou a afirmar que se o carro não fosse sueco tinha que ser inglês!
O design do Koenigsegg é qualquer coisa de fantástico e o detalhe das portas abrirem de uma forma inteligente, para cima, poupando espaço (ao contrário dessas aberrações lambo style doors que se vêm no tuning) e de uma forma tão subtil que transmitem elegância.
O único defeito que consigo por no interior deste automóvel tem de ser a manete das mudanças. É estupidamente comprido, mas como se diz, com dinheiro tudo é possível. Se comprasse um Koenigsegg CCR ele tinha que vir com um short-shift e com o ferro da manete muito mais curto, estilo Honda S2000. Estranhamente em várias fotografias e modelos testados na televisão a altura do ferro nunca é igual. De resto aquele interior em cores claras e o exterior em laranja, como na foto acima, ficaria a combinação perfeita para uma maquina subtil e com classe, embora neste aspecto continue a achar que a Aston Martin continua num patamar muito superior, quase inalcançável atrevo-me a dizer. A exclusividade e a imagem imperam, e são esses os pontos fortes que me fazem gostar dum automóvel.
A primeira vez que vi esta máquina infernal a andar foi num episódio do Top Gear, o Koenigsegg, daquela vez a versão CC, fazia um barulho único e lembro-me que tentaram comparar o carro ao Zonda no que toca a velocidade máxima. E já que foquei o assunto da velocidade máxima, o Koenigsegg CCR alcançou os 388km/h no circuito de Nardo, na Itália, onde o McLaren F1 apenas deu 372km/h. O dono desta marca sueca, Christian von Koenigsegg, está convencido que o carro em é capaz de passar a marca dos 395km/h, velocidade para a qual foi projectado. Existe no site da Koenigsegg um video sobre o acontecimento.
No entanto velocidade não é tudo e certamente que não seria pela velocidade que o compraria, mas isto ajuda a tornar o Koenigsegg CCR ainda mais exclusivo, podendo vir a ser o primeiro carro produzido em série a passar os 400km/h, se os pneus assim o permitirem.
Adicionar comentário