Lava faróis, o que são e para que servem

Publicado a por Eduardo

Lava faróis num Saab 99Foi em 1971 que a Saab, no modelo 99, introduziu pela primeira vez no mercado lava faróis.

Para resolver o problema da falta de luminosidade quando os faróis ficavam sujos com neve ou lama foi criado um sistema com uma escova semelhante à dos vidros e um jacto de água para manter os faróis limpos.

Nos anos 80 começou a ser comum muitos Saab e Volvo terem este sistema uma vez que passou a ser obrigatório na Suécia, e até outros fabricantes europeus como a Mercedes, BMW e Jaguar começaram a oferecer lava faróis com escova. Era bastante útil especialmente em países com queda de neve, permitindo limpar o farol e manter a estrada iluminada.

Existiam sistemas bastante complexos, outros semelhantes à escova do pára-brisas, e no caso da BMW com faróis separados, duas escovas que funcionavam alternadamente com o mesmo motor.

No fim dos anos 90 começaram a aparecer outros sistemas onde eram usadas bombas com uma pressão superior de água que pode chegar aos 50 bar, permitindo remover detritos do farol sem necessidade de uma escova. Como os faróis passaram a ser em plástico e não em vidro estas pequenas escovas acabavam por riscar os faróis.

Apareceram ainda sistemas onde a água era aquecida tanto para os faróis como para o pára-brisas.

Mais tarde as saídas de água começaram a ficar escondidas atrás de tampas, dentro do pára-choques, por questões estéticas e aerodinâmicas.

Mas se antigamente apenas alguns carros tinham lava faróis, actualmente com as melhorias na iluminação passou a ser obrigatório o uso deste sistema sempre que um farol tem mais de 2000 lúmen, como é o caso do Xénon e alguns faróis LED.

Aqui deixou de ser problemático o farol ficar tapado, porque com a quantidade de luz gerada continua a existir iluminação suficiente. No entanto, a sujidade pode prejudicar as características ópticas do farol e causar um brilho excessivo que acaba por encadear os condutores que venham em sentido contrário.

Acabam assim por ter uma dupla função sempre com a segurança em mente.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Legalizar um kit xénon em Portugal
Legalizar um kit xénon em Portugal
Não é permitido legalizar um kit xénon, apenas num carro que traga este tipo de iluminação de fábrica. Descubra as alternativas para ter mais luz no seu carro.
Xenon OEM vs Xenon Aftermarket
Xenon OEM vs Xenon Aftermarket
As diferenças entre um kit de xénon de origem contra um kit instalado posteriormente.
Tudo o que precisa de saber sobre os kits HID (xénon) aftermarket
Tudo o que precisa de saber sobre os kits HID (xénon) aftermarket
Saiba quais as vantagens e desvantagens dos kits aftermarket HID (xénon) à venda no mercado.

Comentários

Afonso Mendes
Afonso Mendes
10/04/2017 08:04
Que detergente devo usar nos lava faróis para ajudar a limpeza?
Eduardo
17/05/2017 22:44
Afonso eu pessoalmente uso ou só água ou adiciono um pouco de shampoo de lavar o carro se for de viagem para ajudar a remover insectos. Isto mais para os vidros, porque o depósito é o mesmo.

É de evitar detergentes agressivos para proteger a camada de verniz que os faróis actuais trazem e também a restante pintura do carro.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar