Lavagem do carro com produtos de detalhe sem arruinar a carteira
Uma vez numa inspecção automóvel o inspector disse que o meu carro estava como novo e que realmente os produtos de detalhe funcionavam, mas que era pena serem tão caros. Fiquei com isto na cabeça e, tendo em conta que nem uso os produtos mais baratos, não gasto assim tanto dinheiro por ano quanto isso.
Até quando lavava o carro nas lavagens manuais (estilo Elefante Azul) gastava no máximo 2€ quando tinha amigos que diziam que gastavam 5€ ou mais e não conseguiam ficar com o carro com tão bom aspecto.
É certo que o investimento inicial pode não ser para todas as carteiras porque é preciso normalmente comprar baldes, panos, luva e os produtos, mas depois disso o valor reduz drasticamente.
Estes são alguns produtos que já usei, gostei, são simples de aplicar e os preços não são assim tão elevados.
O básico para lavar o carro
A lavagem é o passo mais importante e isto é o necessário:
- Dois baldes
- Luva de microfibras (~ 6€)
- Champô Meguiars Ultimate Wash & Wax (500ml) (13€) ou Sonax (2L) (10€)
- Toalha Waffle Weave da Glart (13€)
Porquê dois baldes? Um com a água e champô, o outro só com água. Mergulhamos a luva na água com champô, lavamos uma secção de um painel, depois limpamos a luva no balde que apenas tem a água. Desta forma removem-se areias e detritos que possam causar danos na pintura.
Se apenas quiserem lavar o carro, sem nenhum dos passos seguintes, recomendo usar o Meguiars Ultimate Wash & Wax por já ter cera, a duração é curta mas durante 4 a 5 dias o carro vai estar brilhante. Se quiserem seguir os passos abaixo podem optar por um com um preço mais baixo como o Sonax.
O champô Meguiars está disponível em embalagens maiores a um preço mais baixo por litro. Na luva podem optar por comprar duas e usar uma exclusivamente para as jantes e pneus.
Por aproximadamente 35€ (já com baldes) ficam com o necessário para lavar bem o carro. Tanto a luva como a toalha têm uma duração longa, a minha primeira toalha waffle weave teve uso durante cerca de 8 anos, antes de ser relegada a secar apenas jantes e pneus. Para o champô, costumo usar o Meguiars em embalagens de 1,5 litros e com lavagens regulares dura mais de 1 ano. São produtos concentrados e uma pequena quantidade é suficiente.
Descontaminar, polir e selar a pintura
Estes são os passos mais importantes para manter a pintura em condições e efectivamente reduzir as vezes que é preciso lavar o carro. Com a pintura com cera ou selante a sujidade sai mais facilmente e mantém a pintura brilhante.
Isto é o que é normalmente necessário:
- Panos microfibra (8€)
- Aplicadores microfibra (7€)
- Claybar (8€, opcional)
- Meguiars Ultimate Polish (13€)
- Selante Poorboys EX (23€) ou Cera Poorboys Nattys (19€)
A claybar serve para remover contaminantes embebidos na pintura e remover marcas de alcatrão. Este artigo sobre descontaminação de pintura explica a aplicação e benefícios. Coloquei este passo como opcional porque não é um processo simples para quem se inicia nestas lides do detalhe.
Depois de lavar o carro basta fazer um polimento simples à mão para remover oxidação e algumas marcas mais leves e por fim aplicar uma cera para proteger e fazer a pintura brilhar, ou um selante que tem uma durabilidade superior mas com menos brilho.
Em carros que apliquei esta cera e que passavam o dia na garagem a durabilidade era de cerca de 1 mês e meio, em carros que ficavam em garagem era superior, quase 3 meses. Com o selante a durabilidade chegava a 4 meses em carros sem garagem e mais de 7 em carros em garagem.
Uma embalagem destas de cera ou selante para um carro de segmento C ou D pode chegar a durar dois anos, porque este processo é algo que não é feito regularmente e deve-se aplicar uma camada fina de produto. Ainda assim este é um dos passos mais caros e no total se optarmos pela cera temos um custo inicial de 47€ se optarmos pela cera, 55€ pela cera e claybar ou 51€ com o selante sem claybar. O selante tem um preço mais elevado, mas acaba por ficar mais barato porque se usa menos vezes e dura mais.
Já os panos e aplicadores duram anos e anos.
Limpeza do interior (estofos, tapetes, etc)
O interior do carro é onde passamos mais tempo, no entanto é um dos locais mais simples de manter limpo porque está normalmente protegido dos elementos exteriores, excepto se andarmos de janelas abertas ou num descapotável.
Dependendo do interior (estofos em pele ou tecido) estes são os produtos necessários:
- Panos microfibra (8€, se não tiverem ainda)
- Aplicadores microfibra (7€)
- Nextzett APC (11€)
- Mothers Protectant (13€)
- Mothers All-in-One Leather Care (11€, só para estofos em pele)
Voltei a colocar aqui os panos e aplicadores porque devem ter panos e aplicadores separados para o interior e exterior. Se tiverem panos de sobra da pintura (2 a 3 são suficientes) então não é necessário mais.
Sobre os produtos, o APC (All Purpose Cleaner) serve para limpar tudo. Estofos, plásticos, tapetes, carpete. É sempre aconselhável uma primeira limpeza depois de aspirar bem o carro e tirar o pó com um pano microfibras.
Para proteger e condicionar os plásticos usa-se o Mothers Protectant. Este produto hidrata o plástico e cria uma camada protectora contra raios UV que não atrai o pó e deixa um cheiro agradável a canela.
Se o carro tiver estofos em pele o All-in-One Leather Care limpa e condiciona a pele tornado-a mais suave, deixando uma camada de protecção que repele os óleos e outros contaminantes do dia-a-dia.
Aqui, no "pior caso", em que o carro tem estofos em pele e não têm aplicadores nem toalhas microfibra podem gastar 50€.
O APC vai ser algo que é bastante usado na primeira vez, mas depois com o uso de condicionadores basta limpar o pó e reaplicar porque deixa de existir sujidade entranhada. Uma embalagem de Mothers Protectant pode durar mais de 1 ano, dependendo se o carro fica muito tempo ao sol. O mesmo para os estofos em pele.
Detalhes adicionais (vidros, jantes, pneus)
Não podemos terminar a limpeza do carro sem tratar dos vidros e das jantes. No meu caso para o exterior limito-me a lavar as jantes e os vidros durante a lavagem do carro e é suficiente, mas tenho os vidros e as jantes com selante. Apenas no interior dos vidros uso um limpa-vidros dedicado com regularidade.
Para os vidros existem dois tipos de limpa vidros que podem ser usados, um da Duragloss com acção de repelência de água e outro da Mothers que pode ser usado no interior ou exterior.
- Mothers reVision (10€)
- Duragloss Rain Repel (15€, opcional)
O Duragloss normalmente só o uso no Inverno se o vidro estiver sujo e não for lavar o carro, apenas para ajudar a remover a sujidade e manter a repelência da água.
Para as jantes só usei um limpa-jantes no meu primeiro carro e foi algo que nunca mais usei. Uma boa lavagem é suficiente, a não ser que o carro tenha sujidade acumulada com anos. As marcas de alcatrão saem com a claybar e um selante nas jantes garante que ficam em condições. A única coisa que uso e posso recomendar é um produto para os pneus.
- Aplicador para pneus (5€)
- Auto Finesse Satin Tire (11€)
Com estes produtos o carro mantém-se limpo mais tempo
A limpeza do carro com produtos de qualidade não tem que ter um preço exorbitante, alguns produtos são polivalentes e servem tanto para lavar estofos como plásticos, outros até podem ser usados na lavagem do motor.
Investindo em ceras e selantes é criada uma barreira protectora entre a pintura e a sujidade que ajuda a repelir pó e a soltar lama e poeiras facilmente com uma lavagem simples, permitindo também poupar água e tempo nas lavagens regulares do carro.
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