Lavar o carro "à detalhe" é ecológico

Publicado a por Eduardo

Lavagem à detalheJuntar "lavar o carro" e "ecológico" na mesma frase normalmente faz disparar vários alarmes na sede do partido dos Verdes e faz com que na Quercus se espumem da boca.

Mas é verdade, eu consigo lavar o meu carro (que tem 4.61m de comprimento) com cerca de 15 a 20 litros de água, enquanto que numa dessas lavagens automáticas ou manuais (Elefante Azul por ex.) se gasta mais água e os produtos usados são agressivos para o meio ambiente.

Eu posso encher dois baldes de água com cerca de 5 litros cada, um com água limpa, outro com água com shampoo biodegradável, e gasto cerca de 5 a 10 litros a passar o carro por água duas vezes. O resto é feito calmamente, com uma luva ou esponja lava-se o carro "à detalhe", os resultados são superiores a qualquer outro tipo de lavagem e tanto os gastos com água como em dinheiro ficam bem mais baratos.

É também uma actividade que, pelo menos para mim, é relaxante e segundo um dos últimos episódios do Mythbusters um condutor calmo e relaxado pratica uma condução mais eficiente e amiga do ambiente. E como o carro está polido e com as lavagens "à detalhe" evita-se a acumulação de contaminação na pintura gera-se menos atrito e, teoricamente, o consumo deverá baixar.

Só é pena não existirem centros de lavagem manuais que permitam uma lavagem cuidada do nosso automóvel usando um balde e uma esponja ou algo do género.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Lavagem do carro com produtos de detalhe sem arruinar a carteira
Lavagem do carro com produtos de detalhe sem arruinar a carteira
Lavar o carro com produtos de detalhe não é obrigatoriamente caro, o preço destes produtos acaba por compensar a curto prazo, com efeitos a longo prazo mantendo a pintura em condições
Lavar o carro sem água (e sem acesso a uma mangueira)
Lavar o carro sem água (e sem acesso a uma mangueira)
Vários métodos e técnicas para lavar o carro sem usar água potável que também podem ser aplicadas para quem não tem acesso a uma mangueira.
Pré-lavagem de espuma em qualquer lugar
Pré-lavagem de espuma em qualquer lugar
A pré-lavagem de espuma é bastante usada no detalhe para evitar swirls e riscos. Agora com o Mesto Foamer também é possível fazer esta pré-lavagem sem máquina de pressão.

Comentários

José Santana
22/08/2008 11:50
Eduardo, realmente esse tipo de lavagem terá de passar mesmo pela porta de casa!

Eu também gosto de lavar o carro "ao detalhe", de modo, a conseguir chegar a todos os cantos e cantinhos onde se lembra de acumular poeiras e sabe-se lá mais o quê... hehe

Abraço
Jota
Jota
24/08/2008 00:44
Boas noites.
Esse tipo de lavagem para mim tambem é o melhor..., contudo... lavar o carro na via publica pode dar multa e na garagem não dá jeito.
...Por isso, à boa maneira Portuguesa (...vá digam lá!!!), resolvo a situação de outra maneira:
Vou a uma dessas estações tipo "Elefante Azul" numa hora de pouco movimento 8geralmente depois das 23h, passo o carro por água (a propósito, aquela água sobre pessão é mais ar que água - pelo menos onde eu lavo o carro!), depois vou à esponja e balde com água e detergente (que levo de casa), e por fim volto a passar com água.
É certo que levo uns bons 20 min, por isso não vos aconselho lavagens aos fins de semana ou finais de tarde... pode haver quem não ache grande piada!!!
Eduardo
24/08/2008 01:13
Pois, eu faço o mesmo mas demoro menos tempo eheh. Levo o balde de casa já com shampoo e alguma água, passo o carro por água e acabo de o encher por lá.

No entanto é chato se os postos de lavagem ao lado ficarem completos e alguém chegar para lavar o carro, por enquanto tal não me aconteceu.
ReDaLeRt
24/08/2008 22:05
Se querem "ecológico", então procurem por "waterless wash". Isso sim é digno de ecológico; menos água, menos emulsionantes e mais tempo livre.

Claro que nem tudo é perfeito; cuidados reforçados são necessários, pois ao mínimo "deslize" = swirl...

Já há alguns produtos para esta técnica no mercado do "detalhe", a Optimum é um exemplo disso.


Abraços.
Eduardo
25/08/2008 14:40
Waterless nunca é porque temos que lavar os panos com água e o método não me convence porque com o carro sujo os swirls são certos.
ReDaLeRt
25/08/2008 23:06
Se juntarmos aos 15 ou 20 litros de água que se gastam numa tradicional lavagem com duplo balde, a água consumida para lavar a luva, toalha waffle weave e outros tantos acessórios utilizados durante e após a lavagem, também não se consegue assim uma tão boa "ecologia".

É tudo uma questão de perspectiva.

Abraços.

PS: Uma lavagem com Optimum No Rinse e uma luva de pêlo de ovelha consegue um alto nível de segurança. Não tão bom como com a pré-lavagem típica de duplo balde, mas dada a enormíssima vantagem de se poder lavar o carro numa garagem (por exemplo), acho que vale a pena.
Carlos
Carlos
10/09/2008 23:35
ReDaLeRt o Optimum No Rinse como diz o nome não precisa que passe por água no final, não é também aconselhado a usar com muita sujidade, é um QD com mais lubrificação.

Em relação aos waterless wash, então aqueles da FFi com videos hilariantes no Youtube onde até a lata do produto deixam cair no capot do carro durante a demonstração.

Banha da cobra é o que é!
MasterDetail
MasterDetail
07/04/2010 20:33
Também uso o Optimum No Rinse e até lavo o carro assim dentro da garagem, como moro num prédio não tenho outra alternativa. Se tiver muita sujidade ou terra não aconselho, eu assim lavo sempre fora de horas com balde e luva mf no elefante.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar