Lavar o carro sem água (e sem acesso a uma mangueira)

Publicado a por Eduardo

Durante o último ano tenho lavado o meu carro sem usar água potável e sem usar uma mangueira. Além dos benefícios ambientais, no meu caso, também existem benefícios monetários a longo prazo.

A ideia é simples, aproveitar a água proveniente de um desumidificador e com um aspersor fazer a lavagem normal do carro. Estas técnicas também são úteis para quem não tem acesso a uma mangueira para a lavagem do carro.

Nissan GTR com lavagem de espuma

Existem várias formas de aproveitar a água de um desumidificador ou de um reservatório da água do ar condicionado. Desde lavagem de chão e pátios, usar para descargas, no depósito do pára-brisas e até no ferro de engomar.

No meu caso comecei a armazenar essa água em garrafões e usava para encher os baldes de lavagem do carro ou borrifadores de produtos usando apenas água da rede para a mangueira. Depois comecei a armazenar toda a água que o desumidificador tirava e rapidamente percebi que podia ter ali muita água e comecei a procurar formas de usar essa água para fazer a lavagem total do carro.

Não tive nenhuma ideia genial, já várias pessoas se lembraram do mesmo e algumas lojas de detalhe até vendem produtos que permitem este tipo de lavagens. De aspersores a foamers até máquinas de lavar à pressão com depósito.

Tudo depende do método de lavagem que pretendem usar e do valor a despender.

Existem três métodos possíveis: lavagem normal, lavagem sem enxaguar e lavagem de espuma.

Lavagem normal

Este é o método que uso normalmente, é uma lavagem tradicional, porém em vez de usar a mangueira uso um aspersor. Comprei um Marolex Hobby 5L que é, a meu ver, o tamanho ideal e faço a lavagem que já fazia. É de bombeamento manual e faz até 4 bar de pressão, suficiente para arrancar insectos que ficam colados ao pára-choques.

Com o aspersor passo o carro todo por água, com a água de um balde faço a lavagem das jantes e cavas de roda e com outro lavo o resto do carro. Depois nova passagem de água com o aspersor para remover o champô e finalmente a técnica do fio de água para remover a água e auxiliar na secagem do carro.

Em vez de gastar perto de 150 litros de água potável, passei a usar apenas 30 litros de água recuperada de um desumidificador. São 15 litros no aspersor (tem que ser cheio 3 vezes) e outros 15 litros entre os baldes e alguma água para a limpeza do chão após terminar a lavagem.

Lavagem sem enxaguar

Este método é muito usado por quem não tem onde lavar o seu carro. Existem vários produtos, o mais conhecido é o Optimum No Rinse, que permitem fazer uma lavagem sem necessidade de enxaguar, e com isso usar menos água.

O procedimento é semelhante a uma lavagem normal, mas usa-se sempre champô em todos os passos.

Primeiro passamos o carro por água com um aspersor onde usamos água misturada já com o champô. A ideia de usar logo champô misturado é ajudar a remover sujidade e contaminantes na primeira passagem de água.

Depois é feita uma lavagem normal com esponja e balde. No fim basta secar, não é necessário passar por água.

Com este método gasta-se apenas 13 litros de água

Lavagem de espuma

Normalmente a espuma é usada para pré-lavagem, algo que continuo a fazer mesmo com estes métodos quando o carro está mais sujo. Mas se o carro estiver relativamente limpo, para uma lavagem de manutenção é algo fácil e rápido de usar.

Uso um Mesto Foamer 1,5L com um champô de espuma (Labocosmetica Nève) para cobrir o carro inteiro.

Deixo actuar uns minutos e depois, tal como numa lavagem normal, encho o balde com champô e com a luva bem molhada passo directamente no carro ainda com espuma em cima.

No final é só passar por água e depois secar.

Com este método gasta-se perto de 20 litros de água, mas só deve ser usado se o carro tiver apenas pó e pouca sujidade, mais comum nos meses de verão.

Alguns pontos a ter em conta antes de usar um destes métodos

Estes métodos de lavagem são indicados para quem já tem alguma experiência a lavar o seu carro com produtos de detalhe, idealmente para carros bem tratados. Os valores de uso de água que apresento em cima baseia-se num carro de dimensão média (segmento C - D) com a pintura selada (cera, selante ou cerâmica) usando um aspersor manual. Com uma máquina de lavar à pressão os valores podem ser diferentes, dependendo do caudal da máquina.

No meu caso não existe nenhuma diferença para a lavagem normal que já fazia, tirando o facto de agora usar água do desumidificador que, por não ter minerais, acaba por secar mais facilmente sem deixar marcas.

Estes métodos de lavagem também podem ser usados por quem não tem acesso a uma mangueira, mesmo com água da torneira.

Relativamente a uma lavagem normal com mangueira ou máquina de pressão, esta envolve mais trabalho físico por ser necessário bombear o aspersor algumas vezes para ter pressão. Em relação a tempo, a meu ver, parece-se ser mais rápido porque ao usar menos água acaba-se também por se sujar menos a área envolvente e torna a sua limpeza no final mais rápida. Em termos de lavagem é ela por ela.

E se optarem por este tipo de lavagem, fica a dica, caso o carro esteja muito sujo (se forem fazer todo-o-terreno ou algo do género) nada como passar numa lavagem automóvel e passar o carro por água primeiro para tirar a sujidade e depois prosseguir então com a lavagem.

Por fim, como ler e ver são coisas totalmente diferentes, deixo aqui um óptimo vídeo do canal Pan The Organizer, o qual recomendo, onde mostra não só o uso de alguns destes aspersores (em formato portátil) e a técnica de lavagem sem enxaguamento.

Se usarem um destes métodos e quiserem partilhar a vossa experiência, ou em caso de dúvidas, deixem um comentário abaixo.

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