Mais Gasolina: 2 anos depois
Já passou algum tempo desde que dei a conhecer ao mundo, de forma pública, o Mais Gasolina. Foi aqui no blog. Na altura nunca imaginei que pudesse existir tanto mediatismo em torno deste site, na realidade apesar de não o ter apresentado ao público já estava contente com o resultado, foi uma experiência enriquecedora como programador e tive a oportunidade de aprender ainda mais, criando problemas e resolvendo-os com recurso à lógica.
(...) a programar cerca de 16 horas por dia (...)
Foi o culminar de cerca de 3 meses e pouco de trabalho árduo, a programar cerca de 16 horas por dia, 7 dias por semana. A namorada, apesar da sua paciência estar a esgotar, sempre me apoiou neste projecto, alguns amigos mais chegados viram o projecto com bons olhos mas pensaram que estava a dar um passo maior que a perna e outros simplesmente acharam uma brilhante ideia e disponibilizaram-se a colaborar actualizando os postos da sua área.
Vi-me obrigado a adoptar novos métodos de trabalho e acabei por fazer do Mais Gasolina parte da minha vida à força. Tanto chateio a namorada quando vamos passear para tirar fotografias aos postos de abastecimento para tirar os preços, como chateio familiares e vizinhos para me fornecerem os talões dos seus abastecimentos para que possa tirar o preço por litro.
(...) "O meu dever cívico foi cumprido" (...)
Gastei muito dinheiro com este projecto, seja no aluguer de um servidor, em campanhas de publicidade para divulgar o site e, até em combustível e portagens para retirar a localização de vários postos e os seus preços. No entanto nunca pedi dinheiro em troca nem nunca foi esse o meu objectivo. Infelizmente já li em alguns blogs "acusações" de que estou a ganhar dinheiro com isto, estou a ser pago pelas três principais petrolíferas nacionais ou que tenho publicidade agressiva no site. Fico triste com estas acusações, e mal sabem eles que o Mais Gasolina poderia dar €1000 líquidos de lucro mensais que não me pagavam o trabalho que tenho e que já tive. É certo que ninguém me apontou uma pistola à cabeça e me obrigou a fazer o site, mas estou a dedicar 100% do meu tempo a este projecto de forma ingrata, o meu objectivo é ajudar os portugueses a baixar as suas despesas com os combustíveis e poder chegar ao fim do dia e dizer "O meu dever cívico foi cumprido" e não o de enriquecer e fugir para os Emirados Árabes.
(...) tenho uma ideia que gostava de apresentar ao Ministério da Economia (...)
Passados dois anos da ideia do Mais Gasolina, são em média 35.000 pessoas que visitam o site diariamente (embora este número continue a aumentar), mais de 900 postos de abastecimento na base de dados, 3500 utilizadores activos e uma média de 120 postos actualizados todos os dias. As ideias continuam a fervilhar na minha cabeça, inclusivé tenho uma ideia que gostava de apresentar ao Ministério da Economia que seria a pedrada final no charco e que iria acelerar o resultado que pretendo ter actualmente com o Mais Gasolina: estimular a concorrência.
Despeço-me assim com este texto longo em forma de desabafo, que pouca gente vai ler, e agradeço a todos os que têm colaborado com o site, quer na actualização quer na sua divulgação. Convido claro está a uma visita ao Mais Gasolina, e porque não um registo e uma participação activa? Afinal de contas, no final do dia podemos sempre ter aquela sensação de "O meu dever cívico foi cumprido". Um abraço a todos e um beijo para aquela pessoa especial. ;)
Adicionar comentário