Mudar jantes ou pneus, como fazer?
Estou farto de ler em fóruns ou de ouvir em "conversas de café" malta que quer mudar de jantes ou pneus e não faz a mínima ideia do que é necessário, limitam-se a querer meter as medidas que o vizinho usa porque é giro, depois vêm chorar que a polícia é má ou que as marcas são inflexíveis nas homologações e ainda dizem à boca cheia que os pneus maiores são mais seguros, quando tal não é verdade.
Na ligação ao solo existem sensores que contam as rotações e dão informações à centralina e a outros sistemas para indicar a nossa velocidade, a quilometragem percorrida e ainda dão informações aos sistemas de segurança como o ABS ou ESP. Esta rotação é "multiplicada" de acordo com o raio do conjunto jante e pneu, se este conjunto não está dentro da tolerância do fabricante podemos ter problemas a nível de segurança, e falo por experiência própria porque fiz o teste no meu carro e o ABS deixou de actuar devidamente.
Primeiro temos que entender como funcionam as medidas dos pneus, uma vez que os valores não são necessariamente fixos. Vamos supor, um pneu 205/50 R15 vai ter de largura 205mm, já de altura (a parede do pneu) vai ter 102.5mm e não 50mm. O valor 50 é uma divisão da primeira medida. R15 indica que o pneu é radial e que o seu diâmetro interno (que fica junto à jante) é de 15 polegadas. O diâmetro deste pneu é de 586mm, o que corresponde a 543 rotações por quilómetro, portanto um carro equipado com esses pneus de origem sabe que, a cada 543 rotações percorreu um quilómetro. Se passarmos para uma medida da moda como os 225/45 R17 passamos a ter um diâmetro de 634.3mm o que corresponde a 502 rotações por quilómetro, dando assim um erro de 8.2%!
É aqui que muita gente depois diz que os carros ficam a andar menos ou a consumir mais, os quilómetros deixam de ser contabilizados correctamente, e em caso de emergência é muito provável que os sistemas de segurança deixem de funcionar, e um fabricante de automóveis nunca vai autorizar uma modificação deste género.
Maior não é sinónimo de melhor, basta ver quem mete grandes discos à frente e depois numa travagem de emergência tem a traseira a ganhar vida e o carro a virar-se ao contrário, existe uma descompensação em relação aos valores para que este foi projectado.
Então como fazer perguntam vocês... Bom, usem um simulador online onde possam colocar a medida original e a medida que desejam para ver se o diâmetro fica dentro dos parâmetros permitidos pelo fabricante, podem também consultar directamente o fabricante para saber quais as medidas permitidas para o chassis do carro e se são necessárias modificações extra para a alteração dos pneumáticos. Não esperem é milagres com medidas exageradas mesmo que estas estejam dentro das tolerâncias da marca.
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