O aumento do IUC para viaturas anteriores a 2007 e outros aumentos
Em 2024 os custos com os automóveis vão sofrer vários aumentos. O mais falado, a actualização da tabela do IUC das viaturas anteriores a 07/2007, mas também o aumento do IUC nas outras viaturas de acordo com a inflação, o aumento do ISV em 5% e o descongelamento da taxa de carbono nos combustíveis: 6,2 cêntimos na gasolina e 6,8 cêntimos no gasóleo.
O aumento do IUC para viaturas anteriores a 07/2007
Não faltam notícias sensacionalistas a falar de aumentos de 400% no IUC e algum pânico nas redes sociais com pessoas a querer entregar os carros ou cancelar matrículas.
O aumento será considerável, mas aplicado de forma faseada. Em muitos casos a totalidade do IUC nunca chegará a ser paga por serem carros antigos que acabam por sair de circulação.
Um carro que ainda se vê a circular, o Golf IV 1.9 TDI, paga actualmente 45.13€ e irá passar a pagar 218,64€ de acordo com a simulação feita no Simulador IUC 2024, mas como o aumento é limitado a 25€ por ano irá demorar 7 anos até chegar a esse valor.
O aumento real será aproximado a estes valores, um incremento de 25€ anuais.
2024 | 2025 | 2026 | 2027 | 2028 | 2029 | 2030 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
IUC Golf 1.9 TDI | 70,13€ | 95,13€ | 120,13€ | 145,13€ | 170,13€ | 195,13€ | 218,64€ |
Quando chegar a altura de pagar o aumento total anunciado do IUC, se for um Golf de 1998 terá 32 anos, se for um dos últimos de 2006, 24 anos. Tendo em conta que, segundo a ACAP, a idade média de abate de uma viatura são 24 anos, será que vamos ver muitos Golf IV a circular em 2030?
No caso de um utilitário como um Peugeot 206 com o motor 1.1 a gasolina, o valor que paga agora de IUC é de 38.82€ e irá aumentar até 94,19€. Neste caso em 2026 já irá pagar o valor total do aumento, ainda assim abaixo do valor a pagar pelo Golf 1.9 TDI do exemplo acima.
2024 | 2025 | 2026 | |
---|---|---|---|
IUC 206 1.1i | 63,82€ | 88,82€ | 94,19€ |
Em ambos os exemplos o mesmo modelo matriculado após 07/2007 continua a pagar mais de IUC.
Segundo o Ministro das Finanças este aumento do IUC é uma forma de deixar de penalizar quem tem viaturas mais recentes e menos poluidoras, porque pagam menos imposto.
Uma medida mais justa seria abolir qualquer parcela sobre emissões no IUC e aplicar este valor ao combustível. Assim quem gasta mais combustível polui mais e paga mais através do ISP.
O descongelamento da taxa de carbono nos combustíveis
Com o foco total das notícias no aumento do IUC, está a passar despercebido o que aí vem nos combustíveis. De acordo com a notícia publicada no Observador está previsto o descongelamento total da taxa de carbono, que tem vindo a ser aplicado de forma faseada durante este ano.
O aumento previsto para 2024 são de 6,2 cêntimos na gasolina e 6,8 cêntimos no gasóleo.
Apesar disso o executivo admite que se possam manter as medidas de desconto no ISP devido ao preço elevado do petróleo, tal como tem acontecido até agora.
Adicionar comentário