O mercado a funcionar: Galp com descontos aos fins de semana
A Galp anunciou que alguns dos seus postos vão oferecer um desconto de 6 cêntimos por litro aos fins de semana e que esta campanha é acumulável com as promoções Vice-Versa e cartão Fast, portanto até 16 cêntimos de desconto por litro!
Curioso ver que estes descontos aparecem simplesmente porque a concorrência é forte. Na minha área de residência existem vários postos da Galp, todos de revendedores. Os preços praticados eram sempre superiores em 1 cênt/litro em relação aos valores praticados pelos postos da Galpgeste.
Mais tarde passaram a praticar os mesmos valores que a Galpgeste, mas sem aceitar os talões de desconto da promoção Vice-Versa. Uma bomba na área, que já tinha os preços mais baixos que a Galp, começou a fazer um desconto de 6 cêntimos por litro em todos os combustíveis, todos os dias. Os postos da Galp da zona começaram a aceitar os talões do Continente/Modelo com publicidade a tal facto.
De momento estas mesmas bombas aceitam os talões da campanha Vice-Versa, os pontos do cartão Fast e ainda aderiram à campanha de desconto de 6 cent/litro aos fins de semana, mas mesmo assim o movimento continua bastante inferior ao posto mais barato da zona, que mesmo com estes descontos continua a praticar um preço inferior à Galp.
Tal como se verifica em Aveiro, o mercado com concorrência funciona, não é necessária uma regulação dos preços mas sim uma redução na burocracia e uma agilização dos processos para permitir a abertura de novos postos.
E acima de tudo, o preço dos combustíveis está tão acima do seu valor real que o podem vender com 16 cêntimos de desconto sem ter prejuízo. Curioso é que, mesmo com a descida de preço e todas estas promoções, o consumo de combustível continua a descer. Deixou de ser moda dizer que se faz Lisboa > Porto sempre a 200km/h e passou a ser cool dizer que se gastou apenas 6l/100km nesse percurso.
Adicionar comentário