O novo formato de classificação da F1 falhou
Começou a temporada de 2016 da F1 e com novas equipas pensei que a classificação na Austrália ia ser interessante. Esqueci-me foi que o novo formato de classificação já tinha sido colocado em funcionamento logo neste grande prémio.
Quem jogou Need for Speed, fosse o Porsche Unleashed ou o Underground, deve conhecer o formato de corrida Lap Knockout em que a última pessoa numa volta é eliminada. Bom, isto seria a ideia mas não é bem isto. Na realidade após alguns minutos os carros com os piores tempos começam a ser eliminados a cada 90 segundos. Claro que com toda a gente a sair no inicio da classificação e a mudar de pneus e a abastecer 90 segundos não chegam para fazer a volta de saída e completar uma volta com tempo competitivo. Nem para o carro que está prestes a ser eliminado nem em certos casos para os dois seguintes.
Conclusão, em vez de termos alguma emoção na Q3 com os carros a acabarem as suas voltas e a melhorarem tempos temos um Vettel fora do carro a mais de 5 minutos do final da Q3 e a pole decidida para o Hamilton.
Os últimos 3 minutos que são os mais "mexidos" serviram para ver apenas os pilotos a serem pesados, os mecânicos a arrumar os carros e pouco mais. Foi um fiasco completo e o sentimento geral é que se deve voltar ao formato antigo já na próxima qualificação.
E o foco é tão grande no tempo que falta para um carro ser desclassificado que não vi na transmissão uma única volta decente, o foco estava apenas no contador de 90 segundos a descer e não no que os pilotos faziam na pista.
Adicionar comentário