O novo formato de classificação da F1 falhou

Publicado a por Eduardo

Vettel nas boxesComeçou a temporada de 2016 da F1 e com novas equipas pensei que a classificação na Austrália ia ser interessante. Esqueci-me foi que o novo formato de classificação já tinha sido colocado em funcionamento logo neste grande prémio.

Quem jogou Need for Speed, fosse o Porsche Unleashed ou o Underground, deve conhecer o formato de corrida Lap Knockout em que a última pessoa numa volta é eliminada. Bom, isto seria a ideia mas não é bem isto. Na realidade após alguns minutos os carros com os piores tempos começam a ser eliminados a cada 90 segundos. Claro que com toda a gente a sair no inicio da classificação e a mudar de pneus e a abastecer 90 segundos não chegam para fazer a volta de saída e completar uma volta com tempo competitivo. Nem para o carro que está prestes a ser eliminado nem em certos casos para os dois seguintes.

Conclusão, em vez de termos alguma emoção na Q3 com os carros a acabarem as suas voltas e a melhorarem tempos temos um Vettel fora do carro a mais de 5 minutos do final da Q3 e a pole decidida para o Hamilton.

Os últimos 3 minutos que são os mais "mexidos" serviram para ver apenas os pilotos a serem pesados, os mecânicos a arrumar os carros e pouco mais. Foi um fiasco completo e o sentimento geral é que se deve voltar ao formato antigo já na próxima qualificação.

E o foco é tão grande no tempo que falta para um carro ser desclassificado que não vi na transmissão uma única volta decente, o foco estava apenas no contador de 90 segundos a descer e não no que os pilotos faziam na pista.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Corrida atribulada em Spa
Corrida atribulada em Spa
Um fim-de-semana cheio de emoção em Spa com uma corrida bastante atribulada. Um acidente logo no arranque colocou Grosjean, Hamilton e Alonso fora da corrida.
Uma boa corrida na Malásia
Uma boa corrida na Malásia
Vettel ganha na Malásia, a sua primeira vitória pela Ferrari. Uma corrida bastante animada cheia de ultrapassagens e mudanças de posição mesmo nos primeiros lugares.
A melhor corrida até agora da época de 2015 de F1
A melhor corrida até agora da época de 2015 de F1
A corrida em Silverstone foi bastante animada com disputas nos primeiros 4 lugares, ao contrário do que tem sido normal nas restantes corridas de Formula 1 desta época.

Comentários

Não existem comentários a este artigo.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar