Os 10 erros mais comuns que levam a um assalto num automóvel
Hoje em dia os roubos de automóveis são cada vez mais complicados devido aos sistemas de segurança dos automóveis em conjunto com alarmes sofisticados, dificultando assim a vida aos amigos do alheio. No entanto um carro dificil de abrir com um bom alarme não é o suficiente para evitar um assalto ao seu automóvel. Ficam aqui alguns dos erros mais comuns que levam a um assalto num automóvel.
1 - Deixar objectos à vista no automóvel
Eu sempre ouvi dizer que a ocasião faz o ladrão. Se alguém deixar um objecto de valor à vista no carro está a pedir um vidro partido e o objecto roubado, isto faz-se em 20 ou 30 segundos e o ladrão desaparece deixando o prejuizo para trás. Objectos que não sejam de valor por vezes são confundidos e muitas vezes são roubados por engano. De noite é comum em alguns locais encontrar os amigos do alheio com lanternas a inspecionar minuciosamente o interior dos automóveis.
2 - Tapar os objectos de valor com um casaco ou uma manta
Este é o disfarce perfeito, já estou a imaginar "Vou tapar este portátil com o meu casaco, eles não vão saber o que é e não roubam". Realmente com sorte não roubam o casaco e levam só o portátil, porque razão iria alguém tapar algo com um casaco ou algo semelhante? Se tem objectos de valor de dimensão considerável coloque-os na bagageira, de preferencia faça isso quando entrar no carro e não depois de estacionar. Nunca se sabe quem nos está a observar.
3 - Deixar o painel do rádio "aftermarket" no rádio ou no porta-luvas
Se tem um rádio aftermarket que dá para qualquer outro carro e deixa o painel destacável no mesmo está a pedir para ser roubado! Deixar o mesmo no porta-luvas não é boa ideia porque se ao partir o vidro e abrir o porta-luvas o painel está ali, com mais 30 segundos de trabalho leva-se o rádio também, e com os actuais rádios aftermarket que mais parecem árvores de Natal qualquer amigo do alheio vai ver o rádio a milhas do carro!
4 - Deixar o alarme tocar desalmadamente
Um alarme por si só não afasta os ladrões, especialmente se deixar o alarme a tocar até a sirene desligar ou se a desligar sem verificar o que se passou e fez disparar o alarme. É por causa de comportamentos como este que as sirenes nos alarmes OEM são quase inaudíveis, para não incomodar ninguém.
5 - Exibir-se na sua rua
O ponto 4 complementa este, se é prática comum ir para casa de vidros abertos e som bem alto para mostrar que gastou €50 numas colunas da Worten então está a pedir que fique sem elas. Nunca sabemos que tipo de vizinhança e é fácil alguém passar de noite, partir o vidro e levar o material porque se calhar até vai pensar "lá disparou o alarme novamente". Normalmente é boa prática baixar o volume ou desligar mesmo o radio antes de chegarmos ao nosso destino.
6 - Deixar documentos e chaves no carro
Vamos facilitar a vida aos ladrões? É deixar os documentos no carro para que os mostrem numa operação stop ou melhor ainda, deixar a segunda chave dentro da viatura. Que venham com a história "se eles quiserem falsificam-nos", então porque é que deixa o carro trancado? Ou melhor, porque é que está a ler este post?
7 - Fios descarnados ou à vista
Isto só pode significar duas coisas, ou tem um alarme mal instalado ou anda em modificações no carro e se calhar até tem o alarme desligado. Procure sempre um bom profissional para tratar da sua viatura e arranje um alarme com provas dadas do que realmente vale. Meta-se num alarme dos chineses e numa instalação no "Manel GT" e depois diga que os alarmes não servem de nada porque lhe levaram o carro na mesma!
8 - Não estacione em qualquer lado
Deixar o carro escondido ou isolado não é boa prática, se ninguém lá passa então ninguém vai denunciar o ladrão. Mesmo em locais com segurança e videovigilância tente sempre estacionar em locais movimentados para evitar chatisses.
9 - Objectos de valor à vista mesmo com pessoas na viatura
Os ladrões não têm vergonha, se for preciso roubar roubam, mesmo consigo lá dentro. Evite andar com objectos de valor à vista caso vá circular por um meio urbano ou em locais mais problemáticos. Basta parar num semáforo para lhe levarem os valores.
10 - Conduzir de portas destrancadas
Com a vaga de carjacking que anda por aí conduzir de portas destrancadas é um erro. Programe o seu carro ou alarme para trancar automaticamente as portas ou então tranque-as você, não custa nada é só pressionar um botão.
Estes foram alguns dos erros mais comuns que me lembrei e vou observando no dia a dia, se souberem de mais alguns partilhem-nos comentando.
Adicionar comentário