Os 5 carros antigos que ainda duram em Portugal
Existem carros antigos que duram e duram nas nossas estradas e acabam por se tornar parte da história automóvel portuguesa. Carros onde andamos quando eramos pequenos, ou nem eramos nascidos e eles já circulavam por aí, outros que foram o primeiro carro de muito boa gente.
Decidi então compilar uma lista dos 5 carros antigos mais marcantes, na minha opinião, que continuam a circular nas nossas estradas com alguma frequência. Alguns destes carros antigos até já antigiram o estado de "culto" à sua volta.
Mini
Conhecido por alguns como Mini Morris, por outros como apenas Mini, este carro desenhado por Alec Issigonis ganhou um estatuto de culto por todo o mundo, e Portugal não foi excepção. Servia para levar toda a familia a passear e apesar dos seus atributos simples era um carro admirado e respeitado por todos. É comum encontrar ainda Mini a circular, grande parte em óptimo estado de conservação. Chegou a ser produzido em Portugal, tendo alguns exemplares sido vendidos novos até 1998.
Volkswagen "Carocha"
De nome original Type 1, foi baptizado em Portugal de Carocha e tem uma grande legião de fãs.
Existem até vários entusiastas que se dedicam a transformar os seus Carocha, alguns com alterações da época, outros em criações bizarras como no carro dos Flinstones. O seu motor arrefecido a ar era robusto e tinha uma fiabilidade superior aos dos seus concorrentes da altura.
Citroën 2CV
O carro do Duarte & C.a. Não tinha apenas 2cv, embora o nome assim leve a pensar, tratava-se do seu escalão fiscal em França. Na realidade o primeiro motor do 2CV tinha 9cv, tendo os motores seguintes uma potência superior, mudando o seu escalão para 3CV, no entanto o seu nome comercial de 2CV manteve-se. Tal como o Mini, o 2CV também foi produzido em Portugal na fábrica da Citroën em Mangualde de onde rolou o último exemplar em 1990.
Renault 4L
Este era considerado por muitos como o jipe dos pobres, e foi um carro marcante em Portugal. Com um espaço interior considerável para o seu tamanho, a 4L foi um dos carros pioneiros no tipo de carroçaria hatchback. Tal como o Mini e o 2CV, a 4L também teve produção em Portugal. Chegou a ser o carro de eleição dos antigos TLP (PT) que agora usam Kangoos, para muitos o verdadeiro sucessor da 4L. Infelizmente já se torna raro ver exemplares destes em bom estado a circular.
Mercedes 190D
Não é um carro muito antigo, isto se tivermos em conta os 4 carros anteriores, mas é um carro mítico em Portugal e o carro de eleição para qualquer taxista por ter uma manutenção simples e continuarem a serem produzidas peças de substituição para este modelo. Ganhou fama de ser um carro para toda a vida, que faz 1 milhão de quilómetros sem problemas (embora exista grande exagero nesta expressão) e graças ao seu baixo valor comercial na Alemanha acabou por ser um dos carros preferidos para ser importado pelos portugueses.
Se souberem de mais carros antigos que continuam a circular em Portugal e que de alguma forma marcaram uma geração, partilhem. Podem também partilhar as vossas histórias e experiências com alguns destes carros antigos.
Adicionar comentário