Os Ciclistas e o novo Código da Estrada
O novo Código da Estrada veio trazer novos direitos e deveres aos ciclistas, mas parece que pouco mudou nas atitudes de quem usa a bicicleta na cidade.
Além de condutor sou também peão e já tive problemas com senhores (e senhoras) de bicicleta que teimam em circular pelo passeio e pelas passadeiras sem grandes cuidados. Apesar do novo código indicar que é proibida a circulação de bicicleta em passeios e passadeiras continuo a ver este comportamento.
Só hoje vi finalmente um Ciclista fora da bicicleta à espera que o sinal dos peões abrisse e passou com a bicicleta à mão na passadeira.
E falando em sinais, continuo a ver em Lisboa ciclistas a passarem vermelhos e a mudarem de faixa sem sinalizarem, um deles ia tendo um encontro com uma mota mas o motociclista teve bons reflexos.
E aqui levanta-se uma situação. Se eu ou outro condutor passar um vermelho ou tiver um acidente posso facilmente ser identificado pela minha matricula. A mesma coisa com as motos. E no caso de uma bicicleta? Se uma bicicleta me bater e fugir, ou no caso com a mota se o motociclista não tivesse evitado o acidente e o ciclista fugisse, como era identificado?
Tendo em conta que pouco mudou, excepto passarem a andar de bicicleta lado a lado, não seria ideal precaver este tipo de situações e obrigar a ter um seguro de responsabilidade civil e uma chapa identificativa na bicicleta para circular na via pública?
Adicionar comentário